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Saiba como alimentar a reputação da sua empresa nas redes sociais

Descubra como as mídias sociais podem ajudar sua estratégia de marketing digital a conquistar e fidelizar mais clientes.

Uma boa presença nas redes sociais é fundamental para estar próximo dos seus consumidores nos dias de hoje. Pessoas de todas as faixas etárias estão na internet e procuram por produtos e serviços online constantemente.

Além disso, investir nas redes sociais da sua empresa é uma ação relativamente barata, que tem um ótimo custo-benefício. Entretanto, tanta eficiência e facilidade cobram o seu preço: as mídias sociais pedem cuidados e atenção constantes. Elas funcionam ao contrário de mídias de marketing tradicionais, como anúncios em revistas, panfletos e outdoors - que são estáticos e não se alteram depois de serem publicados e entregues.

No Facebook, 51% dos entrevistados buscam respostas no mesmo dia paras as dúvidas ou queixas publicadas na plataforma. 

Uma pesquisa da Oracle, empresa de ferramentas para gestão de mídias sociais, demonstra claramente essa demanda constante do meio digital. De acordo com o estudo, a maioria dos usuários do Twitter espera que reclamações ou comentários sejam respondidos em até duas horas (e de maneira pessoal, nada de bots). Já no Facebook, 51% dos entrevistados buscam respostas no mesmo dia paras as dúvidas ou queixas publicadas na plataforma.

Por isso, fique atento às especificidades de cada rede social para atender bem seus consumidores e manter sua marca com uma reputação positiva. Neste conteúdo, apresentaremos melhor algumas das redes mais acessadas pelos brasileiros. Confira!

As redes mais populares

Facebook
De acordo com a pesquisa Social Media Trends de 2017, o Facebook é a rede social mais utilizada pelas empresas brasileiras. Isso se deve, principalmente, ao fato da plataforma reunir pessoas de diferentes faixas etárias, regiões e classes sociais. Ou seja, o seu público é bastante diversificado.

Portanto, os primeiros passos para investir no marketing digital dessa ferramenta são: criar a sua fanpage e definir os grupos que você pretende alcançar. A partir disso, você pode começar a investir no relacionamento com seus possíveis clientes, além de criar anúncios pagos.

Instagram
O Instagram começou apenas como um aplicativo de edição e publicação de fotos, mas logo alcançou o status de rede social. Muitas empresas utilizam essa plataforma para relacionamento com os clientes, anúncios pagos e também investem em parcerias com influenciadores - que publicam fotos usando os produtos da marca e/ou serviço.

Além disso, os stories e o IGTV permitem a publicação de vídeos curtos, como tutoriais, resenhas e outros conteúdos inovadores.

Pinterest
O Pinterest é uma rede social para publicação de fotos, uma espécie de “quadro de cortiça” online, na qual os usuários salvam referências, ideias e até produtos que desejam comprar.

O micro e o pequeno empreendedor podem criar painéis (que funcionam como pastas) com as imagens dos produtos. Além disso, também podem criar ações em datas comemorativas, com painéis temáticos. No dia dos namorados, por exemplo, pode-se criar um painel para divulgar produtos específicos para a data e divulgá-lo em outras redes sociais ou enviá-lo por e-mail.

Twitter
O Twitter é um microblog que permite a publicação de fotos, vídeos e textos (de no máximo 280 caracteres). Para micro e pequenas empresas, essa ferramenta pode ser utilizada para divulgar notícias institucionais, informações sobre seus produtos, promoções e manter uma relação próxima com clientes. Saiba mais sobre a melhor linguagem para essa plataforma aqui.

Saiba mais

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