Como o Sebrae atua no
segmento de Alimentos e Bebidas

Como pensamos

Alimentos são bens de consumo de primeira necessidade, representando um espaço interessante para empreender. Cada vez mais, as tendências de mercado se refletem em oportunidades e desafios específicos para a cadeia de alimentos e bebidas, que tem o desafio de proporcionar produtos saudáveis, nutritivos, seguros, acessíveis e práticos para os brasileiros.

O objetivo da atuação do Sebrae é garantir a competitividade dos pequenos negócios da cadeia de valor de alimentos e bebidas, por meio da geração de inteligência e atuação sistêmica em alinhamento com o Sistema Sebrae e parceiros estratégicos. Além disso, o Sebrae trabalha tanto com o mercado consolidado como com o diferenciado. Ou seja, aborda desde Cadeias Produtivas Tradicionais à Cadeias Produtivas Gourmet e até Ecogastronomia.

Para os pequenos negócios, é interessante um foco maior em alimentos e bebidas diferenciados, destinados a mercados de nichos, nos quais a concorrência é menos agressiva frente as grandes empresas. Na cadeia de alimentos diferenciados, alguns pequenos negócios em alta são aqueles que atuam (seja na produção, beneficiamento ou comercialização) com produtos considerados premium, tais como os orgânicos, artesanais, de indicação geográfica e gourmets. Cada vez mais, esses produtos são valorizados por consumidores conscientes, preocupados com a saúde, com a sustentabilidade. Além disso, ganham destaque dentre consumidores que valorizam o caráter artesanal e original dos alimentos, sem abrir mão do sabor.

Já os pequenos negócios que atuam em cadeias convencionais, devem voltar ainda mais suas estratégias ao ganho de competitividade. Com um produto menos diferenciado, os cuidados com produtividade, precificação e atendimento, por exemplo, ficam ainda mais urgentes. É recomendável que os pequenos negócios que atuam na lógica do mercado vigente apresentem pelo menos alguma diferenciação de produto ou serviço. Outros, ainda, atuam na cadeia de valor de grandes corporações, e nesse caso é importante buscar melhoria contínua para destacar-se entre os fornecedores ou distribuidores da empresa âncora.

O que fazemos?

A cadeia de Alimentos e Bebidas é relevante e numerosa. São quase sete milhões de pequenos produtores, pequenos negócios e grandes empresas que se conectam e se configuram conforme as necessidades específicas de mercados e territórios. Dados da Receita Federal (2014) e do IBGE (2017) indicam que há de cinco milhões de empresas e propriedades rurais, mais de 830 mil empresas de comércio, mais de 660 mil de serviços e mais de 250 mil de indústria.

Para contribuir com essa cadeia, o Sebrae, por meio de suas iniciativas em termos de articulação, atendimentos e projetos, busca contribuir para o aumento da competitividade empresarial, estrutural e sistêmica dos empreendimentos. Para se atingir tal objetivo, são definidas estratégias que se desdobram em focos prioritários, sendo:

Para a dimensão empresarial

- Entrega de soluções para empreendedores desenvolvidas pelo Sebrae e por parceiros

- Delineamento de modelos de negócios alinhados às novas tendências de mercado

- Disponibilização de produtos e serviços de inteligência competitiva para auxiliar a tomada de decisão dos pequenos negócios de Alimentos e Bebidas

- Integração de Startups com soluções inovadoras na cadeia

Para a dimensão estrutural

- Integração com parceiros internos e externos para atuação na cadeia de valor de Alimentos e Bebidas, inclusive em eventos estratégicos

- Fortalecimento da rede de especialistas e parceiros do Sebrae para potencializar a cadeia

- Promoção de negócios com consumidor final, com outras empresas da cadeia, em compras governamentais e no mercado internacional

- Conexão de pequenos negócios com soluções tecnológicas

Para a dimensão sistêmica

- Atuação junto às leis e regulamentações que impactam os pequenos negócios de Alimentos e Bebidas

- Mapeamento de parceiros estratégicos e fortalecimento do ecossistema

Tais focos, dentre outros, são trabalhados nacionalmente e por projetos estaduais e territoriais realizados pelo Sebrae em todo o Brasil, com apoio de parceiros locais e com a adesão de empresários dos mais diversos segmentos.

Cabe destacar que o objeto de atuação do Sebrae na cadeia de Alimentos e Bebidas pode variar pelo território brasileiro, tendo em vista a priorização feita pelo Sebrae de acordo com cada realidade local. Para mais informações recomenda-se entrar em contato diretamente com o Sebrae mais próximo de você ou pelos canais institucionais.

Material de apoio

Panificação e Confeitaria

Conteúdo do Sebrae sobre Panificação e Confeitaria

Sorveteria

Conteúdo do Sebrae sobre Sorveterias

Cervejaria

Conteúdo do Sebrae sobre Microcervejarias

Bares e restaurantes

Conteúdo do Sebrae sobre Bares e Restaurantes

Vinho

Conteúdo do Sebrae sobre Vinho

Queijo

Conteúdo do Sebrae sobre Queijo

Mel

Conteúdo do Sebrae sobre Mel

Para outros segmentos, acesse:

Página Principal das Ideias de Negócio

Conheça também pesquisas do Sebrae:

Data Sebrae – Alimentação

Fonte: Sebrae Nacional