Como o Sebrae atua no
segmento de Artesanato

O mercado

A produção artesanal está presente em todo o território nacional e é reconhecida como uma expressão importante da identidade local e da diversidade cultural brasileira, enriquecendo o patrimônio simbólico e artístico nacional.

Além disso, representa também uma atividade econômica relevante, que gera inúmeras ocupações, seja na produção, seja na comercialização de produtos.

Entretanto, mesmo sendo objeto de diversas políticas públicas de apoio e promoção, o artesanato brasileiro carece de números precisos que consigam dimensionar sua efetiva participação no mercado de bens de consumo.

O Sebrae, desde 2010, definiu uma estratégia de atuação focada no reposicionamento mercadológico do artesanato brasileiro, aproveitando a visibilidade decorrente da realização de grandes eventos internacionais no país.

A cadeia produtiva do artesanato está fortemente articulada com o turismo e integra diversos negócios relacionados com a economia da cultura, do entretenimento e do lazer.

Projetos nacionais

O Sebrae fortalece a promoção comercial do artesanato brasileiro e agrega novos mercados através de alguns projetos:

  • CRAB – Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, como espaço privilegiado de exposição, comercialização e conhecimento.
  • Projeto Brasil Original, com a montagem de lojas conceituais temporárias para conquista de novos mercados.
  • Desenvolvimento da comercialização do artesanat, com foco em gestão e desenvolvimento de negócios.

Saiba mais sobre os projetos:

CRAB

A criação do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) é uma iniciativa de grande relevância. Trata-se de um espaço para exposições, conhecimento e comercialização do artesanato brasileiro que o Sebrae instalou na cidade do Rio de Janeiro, principal porta de entrada do turismo internacional.

Localizado na Praça Tiradentes, no centro histórico da cidade, o CRAB é um importante ponto de visitação e de negócios, facilitando a comercialização de produtos de todo o país.

Como “centro de referência”, o CRAB é um polo de visibilidade, de conhecimento e de comercialização do artesanato brasileiro, como expressão da nossa arte e cultura e também como um negócio que sustenta milhares de pequenos empreendimentos.

Além da instalação física, o CRAB amplia sua área de atuação através do CRAB Web, que possibilita o acesso às atividades e conteúdos, e o CRAB Expande, canal de conexão e interação com organizações e iniciativas similares brasileiras e internacionais.

O CRAB é um equipamento do Sebrae Nacional, gerenciado em parceria com o Sebrae no Rio de Janeiro e aberto a todo o Sistema Sebrae. Sua programação resulta de iniciativas de todas as unidades do Sebrae e também de outros parceiros atuantes com o artesanato.

A estratégia de atuação do CRAB (2016) 

O primeiro ano do CRAB  (2017)

Projeto Brasil Original

O Projeto Brasil Original apoia a instalação de lojas-conceito de artesanato, em caráter temporário, com o objetivo de promover a aproximação entre o público consumidor de maior renda e os produtos artesanais de maior qualidade e de maior valor agregado.

O projeto possui todo um trabalho preparatório de curadoria de produtos, estudos de iconografia, melhorias de design e criação de novas coleções, também apoiados pelo Sebrae, de modo que a instalação das lojas e a comercialização dos produtos sejam a etapa final de um processo integrado de desenvolvimento da produção artesanal.

A experiência das lojas temporárias já realizadas demonstrou que a exposição adequada dos produtos, em lojas de design arrojado e com gestão profissional, localizadas em espaços comerciais de grande fluxo de pessoas, contribuíram efetivamente para aumentar a visibilidade e o desejo de consumo dos produtos artesanais, como também para conquistar novos consumidores e abrir novos mercados.

A continuidade do Projeto Brasil Original possibilitará a expansão das experiências, aproveitando os mercados dos grandes centros urbanos e das cidades de porte médio. O país possui, no momento, 547 shopping centers em operação (fonte: Abrasce – Associação Brasileira de Shopping Centers, em junho de 2016).

Essa é uma das oportunidades que o Sebrae nas unidades federativa já explora para melhorar a promoção comercial do artesanato brasileiro.

Atualmente o Projeto Brasil Original está com atividades em Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Santa Catarina. Tocantins e Ceará.

Desenvolvimento da comercialização do artesanato

Trata-se de uma estratégia nacional de fortalecimento do comércio varejista especializado em artesanato.

Por intermédio deste projeto, o Sebrae apoia iniciativas que busquem a melhoria de gestão e o desenvolvimento de negócios focados na comercialização de artesanato em diversos formatos, como no e-commerce, nas lojas especializadas, nas lojas dentro de lojas (store in store), nas lojas de comércio justo e nas lojas compartilhadas, entre outras.

A intenção é fortalecer este elo da cadeia de valor do segmento, compreendendo que os empresários lojistas podem cumprir um papel estratégico na profissionalização e organização das relações entre as unidades produtivas e o consumidor final, como também ampliar o acesso a mercados, inclusive com a internacionalização de negócios.

O público-alvo deste projeto são os pequenos negócios do segmento de artesanato (potencias empreendedores, MEI, microempresas e empresas de pequeno porte) e artesãos que possuem carteira nacional do artesão emitida pela Coordenação Estadual de Artesanato (governo local).


Para participar dos projetos, o artesão deve procurar o Sebrae do estado.

Parcerias e documentos

  • Artesol - artesanato solidário, trabalho de resgate do artesanato tradicional.
  • Coletivo de Fato – grupo que atua com o objetivo comum de promover e potencializar a comercialização de artesanato no Brasil.
  • A Casa – tem o objetivo de contribuir para o reconhecimento, valorização e desenvolvimento do artesanato e do design, incrementando a percepção consciente a respeito do produto brasileiro. Desde 1997 o museu se dedica a apresentar o Brasil de várias formas, como um local de expressão cultural.
  • Cnarts - Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil, entidade representativa dos artesãos.
  • Abexa - Associação Brasileira de Exportação de Artesanato, ajuda o artesão a exportar.

Documentos

Nossas soluções

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Fonte: Sebrae Nacional