Como o Sebrae atua no
segmento de Construção e Reforma


A cadeia da construção contribui significativamente para a dinâmica econômica do país. Segundo dados do estudo Perfil da Cadeia Produtiva da Construção e da Indústria de Materiais e Equipamentos (em PDF), realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), publicado em 2015, o valor adicionado por esta cadeia somou R$ 370,3 bilhões, que representou 8,5% do PIB brasileiro, sendo responsável pela geração de quase 12,3 milhões de ocupações.

A expansão do consumo familiar na última década (em razão da elevação da renda e da facilitação do crédito habitacional) deu lugar a um cenário bastante competitivo e desafiador, exigindo mais gestão empresarial.

Deste modo, a atuação do Sebrae no setor está orientada para a melhoria do desempenho dos pequenos negócios da cadeia da construção, focando nos aspectos de gestão, produtividade, adequação às exigências legais e ambientais; fatores determinantes para ampliação e manutenção da competitividade. Tal proposta é implementada, especialmente, por meio de atendimento especializado, utilizando-se de soluções de diagnósticos empresariais, planejamento estratégico, capacitação de lideranças, melhoria de processos, gestão financeira, consultorias tecnológicas, fomento ao associativismo e ferramentas de marketing e acesso a mercado, bem como com pela ampliação de parcerias estratégicas com instituições que possuam competências complementares às do Sebrae, contribuindo para o desenvolvimento dos pequenos negócios da cadeia da construção.

Veja como o Sebrae atua nos ramos deste setor:

Fonte: Sebrae Nacional