Como o Sebrae atua no
segmento de Moda

Como pensamos

A cadeia produtiva da moda, contemplando os segmentos de têxtil e confecção, couro e calçados e gemas e joias, tem sido reconhecida por seu elevado potencial de geração de renda e de postos de trabalhos em todo o Brasil.

São 2,4 milhões de empregos no país, posicionando a moda como uma cadeia produtiva expressiva e promissora para alavancar o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do Brasil.

Os segmentos da moda são os que mais crescem no país, mas ainda sofrem com adversidades como concorrência estrangeira, baixa produtividade, maquinário defasado e evasão de mão de obra.

Composta por uma complexa rede de indústrias, serviços e comércios, essa cadeia compreende desde a extração mineral de gemas e metais preciosos e o beneficiamento das fibras têxteis e de couros, passando pela indústria de confecção, calçados e acessórios, até a venda direta ao consumidor final.

A atuação do Sebrae no segmento tem como objetivo desempenhar melhorias nos pequenos negócios na cadeia da moda, destacando o aprimoramento da gestão, a otimização do processo produtivo, a inovação de produtos e design, a gestão da marca, visando à melhoria da competitividade e à ampliação do acesso a mercados.

Os principais desafios da instituição são: preparar os pequenos negócios com enfoque no aquecimento da economia interna, acelerar os pequenos negócios mais preparados para o alcance do protagonismo global, reposicionar os pequenos negócios com agregadores de valor e ampliar a visão empresarial para a cadeia produtiva e valor compartilhado.

Tais propostas são implementadas por meio de um diagnóstico inicial, planejamento estratégico, capacitação de lideranças, melhoria de processos, gestão financeira, consultorias tecnológicas, fomento ao associativismo e ferramentas de marketing e acesso a mercado, bem como com pela ampliação de parcerias estratégicas com instituições que possuam competências complementares às do Sebrae, auxiliando o desenvolvimento dos pequenos negócios da cadeia da moda.

Ideias de Negócio

Para o empreendedor que pretende abrir um negócio na área, as Ideias de Negócio podem contribuir no momento de planejamento, com informações úteis, como a estrutura necessária, exigências legais e estimativa de investimento inicial. Confira algumas possibilidades:

Joias e bijuteria

Couro e calçados

Têxtil e confecções

O que fazemos

No segmento de moda, o Sebrae trabalha com projetos que fortaleçam as cadeias de valor nas quais os pequenos negócios estão inseridos. Um trabalho de dois anos com a governança do segmento apontou a necessidade de se desenvolver seis dimensões nos negócios: mercado, tecnologia, talentos, infraestrutura física, infraestrutura político-institucional e investimentos.

Com este estudo, a ação do Sebrae no segmento da moda segue determinados focos, divididos em três dimensões.

Para a dimensão empresarial

  • Mercado: desenvolver uma cadeia de agregação de valor intensiva em tecnologia, ágil, versátil e sustentável.
  • Tecnologia: desenvolver a moda como cadeia de valor integrada a partir do consumidor final.
  • Talentos: desenvolver (inclusive empresários e sucessores), atrair e reter talentos em áreas intensivas em conhecimentos estratégicos para a moda.

Para a dimensão sistêmica

  • Infraestrutura político-institucional: elevar a moda ao nível de co-autor, juntamente com governo, geradoras de emprego, arcabouço legal e regulatório inovador compatível com a atuação nos mercados nacional e internacional.
  • Investimentos: criar ambiente que atraia e disponibilize capital para o fortalecimento da cadeia de valor da moda.

Para a dimensão estrutural

  • Infraestrutura física: estabelecer rotas informacionais e físicas estratégicas para a integração nacional e internacional das cadeias de valor.

O trabalho resultando gerou a publicação A quarta revolução industrial do setor têxtil e de confecção: a visão de futuro para 2030.

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Material de apoio

Além das ideias de negócio e dos projetos do Sebrae, os empresários do segmento de moda também contam com as publicações da Biblioteca Interativa do Sebrae em uma série de temas diferentes, como criatividade, inovação e tendências de inverno e verão.

Clique aqui para ver as publicações de moda

Fonte: Sebrae Nacional