Como o Sebrae atua no
segmento de Veículos

O setor automotivo tem enorme relevância na economia mundial, movimentando cerca de US$ 2,5 trilhões por ano.

No segmento de reposição automotiva, representado pelas lojas de autopeças e oficinas mecânicas, o número de pequenos negócios é expressivo. Somam-se a este número as lojas de bicicletas e acessórios, motopeças, peças náuticas e demais segmentos relacionados a veículos, que também possuem grande densidade de pequenas empresas.

O Sebrae atua no sentido de fortalecê-las e torná-las competitivas por meio da capacitação gerencial e fomento ao associativismo de todo setor.

Para um empreendedor que pretende abrir um negócio em um destes segmentos, as Ideias de Negócio pode contribuir no momento de planejamento, com informações úteis como a estrutura necessária, exigências legais e estimativa de investimento inicial.  

Para um empresário que já atua no setor, o Sebrae disponibiliza em seu Portal diversos cursos que podem ser acessados gratuitamente via EAD (Ensino a Distância) e oferece capacitações presenciais em várias áreas.

Deste modo, o empresário pode aperfeiçoar suas competências em diversos temas de gestão, em módulos didáticos e com exemplos práticos que podem alavancar seu negócio.  São disponibilizados também aos empresários ferramentas e publicações que os auxiliam na hora da tomada de decisão, como Os Dez Fatores Chave de Sucesso para AutopeçasSua empresa mais competitiva e sustentável para Oficinas Mecânicas.

Se o empresário tem planos de inovar em seu empreendimento, seja no design de sua loja ou oficina, na otimização de seus processos, ou qualquer outro processo inovativo, o Sebrae pode auxiliá-lo com o SebraeTec. Trata-se de um programa que aproxima os dois atores essenciais para a implementação da inovação: os pequenos negócios e os prestadores de serviços tecnológicos. Para ter acesso, é preciso que o empresário procure o ponto de atendimento Sebrae de sua região e indique em que ponto há a necessidade de inovar.
No caso de um grupo de empresários que pretenda fortalecer-se em conjunto, o Sebrae atua com projetos setoriais coletivos. Para participar, os interessados podem procurar uma unidade de atendimento para saber se já existe algum projeto coletivo que possa atender às suas demandas. Estes projetos podem atender, coletivamente, às necessidades mais evidentes em um grupo, com palestras, missões empresariais, consultorias e soluções para temas específicos.

O Sebrae também atua no sentido de favorecer o ambiente de pequenos negócios para os segmentos de varejo de peças veiculares e bicicletas e para oficinas mecânicas. Neste contexto, por exemplo, são disponibilizadas normas ABNT para serviços automotivos e autopeças gratuitamente (e algumas a preços acessíveis) para micro e pequenas empresas.

Ainda para garantir o melhor desempenho dos pequenos negócios, o Sebrae está constantemente atento ao cenário do segmento automotivo e às necessidades dos micro e pequenos empresários, de forma a atuar em sua defesa e promover o seu crescimento.

Fonte: Sebrae Nacional