Você já deve ter ouvido por aí que a internet é o principal meio de divulgação de pequenas e médias empresas. Alguns motivos contribuem para isso:

No entanto, apesar de todas essas vantagens, muitas marcas ainda não sabem o que fazer para divulgar seus produtos e serviços online. Quais são as barreiras que existem para usar e abusar das ferramentas de marketing digital?

Essa é a pergunta que queremos responder neste conteúdo. Por isso, separamos quatro dificuldades enfrentadas pelo MEI na hora de falar de seus produtos e serviços no meio digital, para que você possa entender como melhorar e gerar bons negócios.

1. Não levar a internet a sério

Muita gente simplesmente não acredita no potencial de geração de resultados de vendas e de visibilidade de marca que a internet oferece. Não acreditar em um canal de comunicação conhecido por gerar bons negócios para diversas empresas é como fechar os olhos para uma oportunidade de ouro passando na sua frente.

E sobre os muitos casos de empreitadas que fracassaram no mundo digital, não há nada a dizer além de que isso é parte do jogo. Como toda ferramenta de alta complexidade, há uma grande chance de você perder dinheiro se não souber o que está fazendo. O que nos leva ao segundo ponto.

2. Falta de conhecimento

Muita gente tenta usar o marketing digital sem saber o que está fazendo. Se você não conhece o caminho das pedras, com certeza, investir em compra de mídias digitais, por exemplo, pode virar um grande ralo de dinheiro, em vez de uma mina de ouro. Preocupe-se em entender o que está criando nesse meio.

Os processos de compra de mídia são simples, qualquer um pode fazer. Os estudos de mercado, as segmentações de clientes, as medições de resultado e o acompanhamento de performance, não. Essas atividades exigem conhecimento, que você pode ter ao estudar, mas também dá para contar com alguém especialista no assunto para ajudar.

3. Não atualizar os canais digitais

Diferentemente de outros canais, como a televisão, o rádio e os impressos, a comunicação digital exige produção contínua de conteúdo. Aqui, o mantra “quem não é visto não é lembrado” é uma verdade absoluta.

Por isso, no meio digital, se fala tanto em gestão de conteúdo. Esse é um trabalho-chave para tornar sua marca relevante para os seus consumidores, e há vários motivos para querer fazer isso.

Você sabia que redes sociais como Facebook e Instagram consideram a quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos dos seus conteúdos para definir quantas pessoas serão alcançadas com as suas publicações? Por isso, é importante postar coisas que vão criar interesse nas pessoas em se comunicar com você. Isso também interfere no custo médio que você paga nos anúncios que faz nessas plataformas.

Além disso, quando as pessoas forem procurar sua empresa na internet, é bom que o seu site apareça logo no começo dos resultados da busca no Google. Para isso, você precisa pensar bem no que vai escrever, usando as palavras que seus possíveis clientes vão digitar para te encontrar, aumentando assim a sua chance de ser visto.

4. Postar conteúdo sem qualidade

Não adianta criar um conteúdo que não seja interessante para os seus consumidores e potenciais clientes. A internet é um lugar que tem muita informação. Toda hora uma marca tenta chamar a atenção de seus clientes. O que faz uma pessoa querer ver um conteúdo e não outro é a qualidade do que é postado.

Esse desafio envolve conhecimento de mercado. Conteúdo bom não é, necessariamente, aquele de que você gosta. Conteúdo bom é aquele com o qual o seu público interage e que gera resultados. Seus gostos e crenças precisam ser colocados em segundo plano nesse cenário.

Isso não quer dizer que você precise de um designer profissional ou de um redator experiente para conseguir criar suas postagens nas redes sociais. Você precisa mesmo é entender o que o seu público quer ver.

E na sua empresa, você consegue enxergar alguns desses problemas? Se entender esses quatro obstáculos e superá-los, certamente os resultados do seu negócio serão completamente diferentes. O mais legal disso tudo é que é fácil metrificar e compreender o impacto das ações praticadas por você.

São vários os casos de empreendedores que, por conta própria, entenderam, testaram e aprenderam a melhor forma de usar os meios digitais para gerar mais resultados para suas empresas.

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Fonte: Sebrae

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