CAPACITAÇÃO PARA INOVAÇÃO

Agente Local de Inovação - ALI

Venha conhecer o Projeto ALI e como participar.

Metodologia ALI
  • Gestor do Projeto

   A Metodologia ALI de Gestão de Inovação foi estruturada para que qualquer empresa, independente de seu porte e estrutura, possa gerar inovações bem sucedidas, de maneira sistemática. 
   Dessa forma, o foco não é na inovação em si, mas a inovação como meio para geração de resultados concretos para as empresas participantes, seja na forma de aumento de receita, redução de custos e/ou produtividade.

Gestor do Projeto
  • Metodologia ALI
  • Como funciona?

Marcus Antonio de Souza Lima

Como funciona?
  • Gestor do Projeto
  • Benefícios para Empresa

A metodologia proposta está estruturada em 04 fases que coincidem com os passos que uma empresa precisa executar para conceber, gerar e implementar uma inovação. Mas, para participar, um requisito é que a empresa esteja motivada para inovar, ou seja, o Sebrae irá atrair para o Projeto ALI aquelas empresas que estão interessadas em inovar. Após prospecção e sensibilização, por parte do Sebrae, as empresas iniciam a aplicação da metodologia, avançando de fase à medida que vão alcançando os resultados esperados.

 

 As fases, são compostas ao todo por 10 encontros, realizados pelo ALI e integrantes da sua empresa, visando responder a quatro perguntas.

O primeiro encontro é coletivo e tem a participação de várias empresas, a partir do segundo encontro o acompanhamento por parte dos agentes é individualizado e realizado na própria empresa com o empresário e sua equipe. Todo esse acompanhamento (encontros/ visitas) dos ALI não tem custo para a empresa.

 Fase 1 (Estou preparado para inovar?):

O objetivo dessa fase é fazer com que a equipe da empresa reflita sobre suas práticas de inovação e os resultados alcançados até o momento. Além disso, a empresa reflete sobre problemas de seus clientes ou potenciais clientes que podem ser oportunidades para inovar. Ao final dessa fase, a empresa saberá seu grau de maturidade para inovar, como a empresa está em comparação com outras empresas da região que participaram do encontro (benchmarking) e que potencial problema poderá trabalhar nas próximas fases.

Fase 2 (Em que inovar?):

Durante essa fase, a empresa avalia e valida qual é a oportunidade de inovação que pode trazer maiores resultados.  Ao final dessa fase, a empresa terá validado com os clientes o problema que vale a pena ser resolvido.

Fase 3 (Qual é a solução?):

Uma vez identificado o foco da inovação, o próximo passo é estruturar uma solução inovadora que atenda ao que o cliente está tentando fazer e não consegue, cuja oportunidade foi identificada na fase anterior.

Fase 4 (Qual é o modelo de negócios?):

O objetivo dessa fase é desenvolver um modelo de negócios que seja replicável e sustentável para a solução inovadora que foi desenvolvida na fase anterior.

Benefícios para Empresa
  • Como funciona?

Esta metodologia pode ser aplicada pela empresa em dois momentos:

- Para o desenvolvimento de novas soluções para o mercado (empresa identifica a necessidade em desenvolver novos produtos e serviços para atender necessidade dos clientes);

- Empresa Identifica a necessidade de reestruturação do seu modelo de negócio atual (empresa não está satisfeita com os seus resultados e precisa repensar seu modelo de negócio)

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