fatese, psee, Gastronomia,

O Amazonas está na fase nacional de premiação à Educação Empreendedora

Após passarem por etapas estaduais e regionais, duas instituições de ensino do Amazonas, sendo uma delas atuante no município de Eirunepé.

Premiação à educação

Amazonas tem dois representantes na fase nacional de premiação à educação empreendedora em estabelecimentos de ensino  

Após passarem por etapas estaduais e regionais, duas instituições de ensino do Amazonas, sendo uma delas atuante no município de Eirunepé e a outra no município de Manaus, passam a representar, pela Região Norte, iniciativas nacionais de empreendedorismo. 

A Faculdade de Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/AM (FATESE), sede em Manaus , e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) campus Eirunepé estão entre os representantes, pela Região Norte, na fase nacional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora (PSEE), uma iniciativa da Instituição que tem por objetivo reconhecer e homenagear professores, secretários municipais e estaduais de educação, reitores, diretores, coordenadores e demais profissionais do ensino formal que implementem, em suas respectivas unidades de ensino, projetos de incentivo ao empreendedorismo.

Os dois representantes já passaram por duas fases da Premiação. Na primeira, de nível estadual, concorreram com outras 14 instituições estaduais inscritas e ficaram entre as seis melhores do Amazonas. Em seguida, disputaram na etapa regional, durante a qual todos os vencedores estaduais da Região Norte foram avaliados por uma banca examinadora que, por sua vez, escolheu as melhores iniciativas de empreendedorismo na educação para concorrer na fase final, isto é, dessa vez concorrendo com projetos criados pelas outras regiões do Brasil.

“Temos uma excelente expectativa quanto aos nossos representantes, pois na medida em que eles se destaquem em nível nacional, demonstra a força do empreendedorismo amazonense e confirma que o Sebrae tem sido o maior entusiasta e fomentador dessas iniciativas”, destaca a diretora-superintendente do Sebrae no Amazonas, Lamisse Cavalcanti.

Os vencedores nacionais do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora (PSEE) serão anunciados dia oito de outubro de 2019, durante cerimônia de premiação, em Florianópolis (SC). O Ifam, campus Eirunepé está concorrendo por meio do projeto Feira do Empreendedor na Escola: Ensino e Negócios. Já a FATESE concorre por meio do projeto Integrador do CST em Gastronomia.

Sobre os projetos

O projeto Feira do Empreendedor na Escola: Ensino e Negócios, de iniciativa do Ifam Eirunepé, segundo seus idealizadores, tem por objetivo incentivar a comunidades local a disseminar a cultura do empreendedorismo, pouco conhecida na cidade. É proposta do projeto fazer o aluno refletir sobre sua vida produtiva, identificando e buscando alternativas que assegure sua vida profissional e supere a baixa oferta da empregas na cidade de Eirunepé (cerca de 1.159 quilômetros de Manaus).

O projeto Integrador do CST em Gastronomia, de iniciativa da FATESE, tem por objetivo demonstrar aos alunos do curso técnico de gastronomia que o empreendedorismo pode ser mais uma opção para esses alunos após concluírem o curso, que podem abrir novos negócios nesse ramo, como alternativa à ideia de serem funcionários de restaurante. 

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: