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Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
A importância da assessoria de imprensa para micro e pequenas empresas

A assessoria de imprensa exerce grande importância sobre as MPEs por demonstrar a necessidade de investimentos em comunicação para o sucesso de um negócio.

· 17/11/2017 · Atualizado em 03/12/2019
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Assessoria de Imprensa

Devemos entender a necessidade de assessoria de imprensa para o desenvolvimento de um negócio. É comum vermos notícias veiculadas na mídia em que uma empresa precisa responder a alguma acusação ou esclarecer um caso que envolva o seu nome, marca, produtos, serviço ou dos funcionários.

Mas o trabalho do cargo intitulado assessor de imprensa não se resume a gerenciar crises e ajudar o cliente/assessorado a manter a confiança diante da imprensa e da opinião pública. Entre as estratégias da assessoria de imprensa está a responsabilidade de criar um vínculo com os jornalistas e apresentar o cliente como uma ótima fonte para as matérias que escrevem para televisões, rádios, jornais impressos e na web. A assessoria de imprensa é vantajosa.

É raro ser divulgado na mídia um tumulto, alvoroço ou escândalo envolvendo uma micro e pequena empresa, mas ter o nome do seu produto, serviço ou instituição numa matéria jornalística possui grande valor e atribui visibilidade positiva à marca.

É possível, conseguir efeitos maiores do que um anúncio publicitário poderia proporcionar. A matéria jornalística e/ou release escritos por um profissional jornalista transmite mais credibilidade para o leitor do que um anúncio, já que, na propaganda, trata-se da empresa falando de si mesma.

 A assessoria de imprensa é mais viável, em termos de recursos financeiros, que a publicidade. O que permite ótimos resultados no desenvolvimento de um negócio e visualização da marca nos jornais impressos, revistas, sites e portais.

Mídia espontânea

O jornalista, por meio da assessoria de imprensa, consegue emplacar matérias utilizando a mídia espontânea, que reverte à empresa repercussão sem ônus, ganhando mais destaque do que a propaganda em si, obtendo visibilidade mais pela curiosidade das pessoas em relação à ação do que pelo interesse que o produto desperta, recebendo assim, visibilidade pública, por meio das televisões, jornais impressos, rádios, revistas e nas redes sociais.

As Micro e Pequenas Empresas somam uma significativa parcela na economia e enfrentam a concorrência e a competitividade; porém a comunicação é estratégica para apresentar, assessorar, desenvolver, concretizar e ampliar uma marca que precisa e divulgação.

Para um empresário de micro e pequenos negócios procurar uma assessoria de imprensa, necessita determinação para se apresentar ao mercado, ser ousado em tornar a sua marca conhecida e estar pronto para conquistar novos clientes, enxergar o mercado competitivo que enfrenta e ter um bom produto e/ou um excelente serviço para oferecer.

Como fazer

A agilidade é sempre um fator determinante na atividade jornalística, portanto é fundamental atender à imprensa com prioridade. Para isso, o profissional deve ter uma boa relação com os colegas de imprensa, conhecer o perfil de cada um as redações jornalísticas, ter os contatos pessoais e profissionais. Nesse contato com a imprensa exige transparência e cumprimento de compromissos assumidos com os jornalistas para gerar agendas de entrevistas nas televisões, rádios e jornais.

Como contratar

A empresa deve saber exatamente que tipo de informações precisam para contratar e o que é relevante para se avaliar bem uma agência e/ou um profissional. Se deve fazer uma lista com as necessidades e o que se espera de uma assessoria de imprensa, quais são os objetivos com esse trabalho, que tipos de veículos de comunicação pretende tingir, qual o público-alvo e por quanto tempo será o contrato.

Se deve saber se o contrato será por horas e por tipo de profissional ou por volume de releases ou por volume de ações. Confira a formação do jornalista, se tem experiência em assessoria de imprensa e analise currículo. Quando se contrata um profissional sério, a empresa, com certeza terá muitas publicações, mas não existe garantia de quantas matérias ganharão visibilidade, nem em quais veículos, nem tamanho ou mesmo o que será publicado.

Mesmo não sendo um trabalho específico do assessor de imprensa, hoje o mercado oferece profissionais jornalistas, qualificados na produção de mini vídeos que pode ser a necessidade de uma empresa que deseja um produto institucional para as redes sociais e/ou design de material online.

O preço para a contratação de um jornalista para a assessoria de imprensa deve ser pesado de acordo com o profissionalismo de quem está sendo contratado.

 

Por Denyse Quintas - Analista do Sebrae no Amapá


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