COMUNICAÇÃO INTERNA

Aumente o desempenho da sua empresa: motivando por meio da comunicação

Saiba como a comunicação tem grande importância em sua liderança e como ela ajuda no relacionamento com seus colaboradores em sua empresa.

Pessoas
  • Técnicas de melhorias

Estar apto para comunicar a situação sob uma perspectiva é a maior ferramenta de motivação. Mas muitas empresas não percebem que a forma de se comunicar é muito importante para o desenvolvimento da empresa. A comunicação requer habilidades de ouvir bem, no caso escute, essa é a melhor forma de se aprender.

Conheças alguns aspectos motivadores para uma boa comunicação entres seus colaboradores.

Carisma é a melhor e imensurável substância que faz que as pessoas reconheçam e sigam seus líderes. Mas um líder carismático demais pode perder sua moral tão facilmente quanto a adquiriu. Seja um líder de credibilidade, isso diferencia um líder de um animador, acima de tudo mostre uma boa qualidade no seu serviço.

Crie sustentabilidade na forma de comunicar-se baseando-se em:

  • Registro de sua trajetória: Esse registro soma todo seu desempenho passado no trabalho;

  • Entusiasmo. O entusiasmo do seu projeto demonstra a seus funcionários seu nível de comprometimento, um entusiasmo autêntico também atua como um poderoso motivador para organizar a sua equipe de trabalho ao redor dos desafios;

  • Ser bem informado: Saiba sobre o que você está falando. Certifique-se que você fala em especial para um grupo de pessoas;

  • Ser relevante: Levante questões que relacionem seu público alvo;

  • Sugestões não verbais:  Suas palavras podem estar se referindo a uma questão da sua equipe, porém sua linguagem verbal está falando de outra questão. Mantenha uma boa postura e organização, preste bem atenção nos gestos das suas mãos e outros movimentos corporais, pois eles podem dizer tudo ao contrário do que você acabou de falar.

Se sua comunicação é positiva e otimista, sua aparência, seus modos, aquilo que você fala e seu ambiente devem enviar a mesma mensagem, lembre-se disso sempre!

Técnicas de melhorias
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  • Dicas para não errar

Técnicas que vão melhorar sua habilidade em comunicação:

Use metáforas e analogias para atingir seu ponto: Seja criativo, mostre a sua equipe uma imagem com a qual eles possam ter um bom relacionamento com você.

Use auxílio visual para demonstrar as direções: Quanto mais específico você for será melhor. Se sua meta é melhorar algo na sua empresa em determinado tempo específico, transforme conceitos abstratos em fatos e figuras facilmente compreensíveis.

Estabeleça um ambiente liberal: Manter as portas do escritório abertas e permitir que os colaboradores decorem a sala do jeito que eles gostam, desde de que seja apropriado para o local de trabalho. Evite mostrar favoritismo por um colaborador em específico.

Estabeleça um centro de comunicação: Neste estabelecimento as informações de interesse comum tem que ficar abertas para todos, seus colaboradores, irão entender que a responsabilidade deles é manter bem localizado o centro de informação da empresa.

Agende reuniões com frequências: Suas reuniões com sua equipe não precisam ser longas. 15 minutos é o suficiente para alinhar as coisas dentro da sua empresa, mas as reuniões tem que ser extremamente motivadoras.

Seja um construtor de confiança: Não focalize  no que há de errado em seus colaboradores, e sim dê diretrizes se eles precisam ser corrigidos. Observe como você utiliza a linguagem para comunicar-se.

Dicas para não errar
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  • Saiba mais

Dicas para não fazer errado na hora de comunicar-se    

1. Mantenha sua linguagem amigável;

2. Elogie seus colaboradores;

3. Seja positivo e solidário;

4. Varie seu estilo de comunicação para enquadrar-se ao estilo dos seus colaboradores.

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