ESTRATÉGIA DE MERCADO

Como escolher o melhor negócio pra você

A escolha do melhor negócio, deve ser cercada de cuidados, um dos mais importantes é o reconhecimento das necessidades do público consumidor.

Mercado

Em dúvida na hora de abrir seu negócio? Há muitas coisas importantes que você deve considerar antes de comprometer seu tempo e dinheiro para começar um negócio.

Muitas pessoas pensam em abrir seu próprio negócio, mas o principal fator que impede a ideia de sair do papel é a escolha de qual melhor negócio investir.

Outro aspecto não menos importante que o empresário tem em reduzir riscos é estudar o mercado.

Quando alguém decide abrir uma empresa, a primeira escolha que precisa tomar é: qual será o seu ramo de atividade.

Na maioria dos casos, essa definição ocorre antes mesmo da idéia de empreender.

Você gosta de uma atividade, tem algum conhecimento técnico sobre ela e, a partir disso, enxerga um bom potencial de mercado, motivando a abertura do negócio.

Mas, não é só isso! Todo cuidado é pouco e o momento de pesquisa e planejamento é muito importante, preste atenção a este momento.

Veja as dicas que separamos para você descobrir qual o melhor negócio:

1. Liste seus interesses.

Isso o ajudará a focar em negócios que terão mais probabilidade de sucesso e eliminar a chance de possíveis fracassos.

2. Planeje-se.

Para ter um capital suficiente para se manter até que comece a lucrar! “O lucro pode trazer esperança, fé e caridade para você e seus funcionários.”

3. Identifique seus pontos fortes.

Ninguém pode ser tudo. Se um aspecto do negócio não estiver dentro de suas habilidades, você precisa conseguir ajuda para essas áreas.

4. Avalie sua personalidade.

  • Você gosta de pessoas ou prefere trabalhar sozinho?

  • Você gosta de servir ou prefere evitar as pessoas?

  • Você prefere servir qual faixa etária?

  • Um ingrediente que sempre leva ao fracasso é uma pessoa isolada ou rude

  • Pense sobre as pessoas que já conheceu em alguns negócios.

  • Quais foram as que você teve vontade de fazer negócios novamente?

5. Determine o nível de riscos que você pode tolerar.

Abrir um negócio pode ser assustador, principalmente nos primeiros anos. Alguns negócios são mais assustadores que outros.

Se você não quer ficar noites acordado pensando em como pagará seu empréstimos, ou se será processado, talvez seja melhor um negócio para o qual não seja necessário um capital tão grande no início.

6. Defina claramente objetivos, metas e planos.

Estabeleça em quanto tempo seu negócio demandará e pergunte a você mesmo se está disposto a comprometer esse tempo. Muitos negócios demandam um investimento de tempo muito grande.

Você e sua família podem tolerar um expediente de doze a catorze horas?

7. Estude:

Muitas organizações oferecem cursos para pessoas que querem começar um pequeno negócio, como o Sebrae. Depois de fazerem um curso, algumas pessoas confirmam que devem abrir um negócio, enquanto outras percebem que é melhor não seguirem em frente com a ideia.

8. Faça um plano.

Saiba exatamente onde você quer chegar, esse passo é essencial para você saber como você está evoluindo. Afinal, se você focar no nada, será isso o que conseguirá.

9. Abra seu negócio legalmente.

Contrate um advogado especializado nessa área. Ele o ajudará com a documentação e você poderá ficar mais tranquilo de que tudo está caminhando corretamente.

Um bom advogado não cuidará apenas da documentação, mas também dará conselhos sobre erros comuns para evitar que você tenha problemas.

Agora que você já conhece como escolher o negócio ideal. Faça os cursos online gratuitos que Sebrae disponibiliza, ampliando seu conhecimento para o sucesso.  

Por Maikon Richardson

Especialista em Gestão de Pequenos Negócios

Clique aqui e Fale com um Especialista

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: