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Wed Apr 12 18:49:44 BRT 2023
Empreendedorismo | ABERTURA DE EMPRESA
Dicas para montar um curso técnico profissionalizante

Veja dicas sobre como montar um negócio na área de educação e treinamento profissionalizante, aproveitando a alta procura no mercado.

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Maikon Richardson

· 17/10/2017 · Atualizado em 12/04/2023
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Entendendo o cenário

Em meio a uma recessão econômica, onde os reflexos da pandemia e, atualmente, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia tem exigido muito dos empreendedores, a busca por uma oportunidade de trabalho se torna ainda mais difícil devido à concorrência.

O mercado de trabalho exige alternativas e a tendência é que a procura por cursos profissionalizantes aumente.

O conhecimento em áreas específicas pode ser a saída para montar o seu próprio negócio e um curso profissionalizante é uma delas.

Conforme o MEC, em matéria publicada pelo portal G1, não existe regra para a abertura de um curso profissionalizante e a informação é do próprio Ministério da Educação.

É uma oportunidade para os empreendedores que desejam investir nesse mercado. 

Se você faz parte desse grupo de pessoas com este perfil, fique atento às dicas neste artigo, pois iniciar um curso desse tipo pode ser mais simples do que você imagina.

Vamos orientar como agir para estruturar seu curso profissionalizante.  

Como se estrutura um curso profissionalizante?

É importante começar pelo entendimento do que seja um curso profissionalizante e qual a diferença para outras modalidades de cursos existentes.

Os cursos profissionalizantes, ao contrário dos demais, são destinados ao aperfeiçoamento profissional e voltados para um determinado conhecimento específico dirigido ao mercado de trabalho. 

A capacitação desse tipo de especialidade visa um setor ou atividade necessitada pelo mercado.

Também deve-se considerar a observação de que pode se constituir em um diferencial diante da concorrência.

Os cursos profissionalizantes podem ser flexíveis, tanto atendendo aos profissionais que já estejam trabalhando em alguma área e que desejam se especializar, como também os que ainda não possuem formação adequada para determinadas atividades. 

Conforme a legislação vigente, não há uma carga horária definida para este tipo de curso, podendo ter uma grade menor ou maior, a depender da estrutura do curso.

Além disso, a área de atuação pode envolver setores bem mais amplos que ofereçam oportunidade de crescimento.

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Curso profissionalizante X técnico

A maioria das pessoas não consegue distinguir os dois, apesar de realmente haver semelhanças.

O conteúdo, a amplitude dos conhecimentos aplicados e a regulação por parte das autoridades educacionais são diferenças que veremos a seguir.

O curso técnico dura mais tempo e oferece conteúdos especializados e aprofundados.

o curso profissionalizante, possui ementas básicas e uma carga horária menor, assim sendo, o ensino visa sobretudo alcançar as pessoas que necessitam de um ofício para iniciar sua vida produtiva.

O curso técnico exige, ainda, que o formando saia com escolaridade ao nível de Ensino Médio, como exige o MEC e os organismos educacionais, o que não acontece no profissionalizante.

A regulamentação do curso profissionalizante e o MEC

Os cursos profissionalizantes são desvinculados do MEC, mas precisam ser aprovados pelo Ministério para poderem funcionar.

Conforme o que dispõe as normas, esses cursos não têm uma carga horária definida, não exigem escolaridade para matrícula e emitem diplomas apenas de participação.

Portanto, essa modalidade não é reconhecida com o mesmo peso de um curso técnico ou de uma graduação superior.

Porém, é importante destacar que, embora os cursos profissionalizantes não sejam reconhecidos pelo MEC, o modelo de ensino é 100% legalizado e válido em todo território nacional.

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Orientações para montar sua escola

Mesmo que o MEC não exija regulamentação para a abertura de um curso profissionalizante, é importante não ser desleixado com o processo, pois o trabalho exige dedicação. 

Veja as principais orientações para montar o seu curso profissionalizante:

Escolha um assunto que você tenha domínio

Este é um passo muito importante, pois o restante da iniciativa vai ser crucial para tudo dar certo.

Será necessário escolher a abordagem que deseja empreender, com um tema do seu completo domínio, de forma que sua gestão seja o de um conhecedor do assunto, um verdadeiro especialista.

Entre os muitos temas existentes, temos, por exemplo, os cursos de culinária, ensino de línguas, informática, artes, entre outros. 

Cursos temporários com essas especialidades podem ser o início de um bom negócio. 

Cursos profissionalizantes na área de estética, cabeleireiro, venda de produtos de beleza e manicure possuem um público sempre ativo, que deseja ampliar seus conhecimentos. 

As opções estão à disposição para quem deseja empreender. Por isso, pense sempre de forma objetiva no negócio que seja do seu domínio e controle.

Evite fazer experiências em assuntos que não tenha conhecimento adequado.

Defina o seu público-alvo

Após escolher o tema do seu empreendimento, torna-se necessário definir quem serão os seus alunos.

Para quem você vai vender o curso profissionalizante. Enfim, quem será seu público-alvo? 

Escolhido o curso a ser apresentado aos seus potenciais interessados, falta a definição deste público.

Se aprofunde em estudar as características dos que se interessariam por seu produto.

Descubra seus interesses e obtenha informações realistas sobre eles.

O seu público-alvo vai ser identificado a partir da sua avaliação sobre estes e não se permita dar passos atrás que comprometam seus objetivos.

Planeje um conteúdo de qualidade

Definido o público do seu curso profissionalizante, agora busque produzir um conteúdo de qualidade, que atenda às expectativas dos seus alunos.

Prepare e produza o material a ser distribuído com eles, como textos e vídeos, de maneira que os alunos acompanhem o desenvolvimento das atividades.

Invista em marketing digital

A divulgação do curso profissionalizante não pode ser desprezada.

Para tanto, investir em plataformas digitais representa atualmente o principal elo entre você e seu público-alvo. 

As redes sociais – Instagram, Facebook, TikTok, Twitter e LinkedIn – são indispensáveis para o seu sucesso.

Além disso, faça anúncios, mantenha uma rede de contatos e use estratégias de otimização para mecanismos de busca no Google (SEO).

Emita certificados de conclusão de curso

Após o curso ter sido preparado, um pouco antes você deve pensar na produção de um certificado de conclusão do curso.

O documento é um desejo de todos que participam do curso e representa muito para quem o realiza.

A emissão do certificado será um diferencial, observando que nem todos os organizadores de cursos o fazem, pois dará um caráter mais profissional ao treinamento.

Prepare um certificado identificado com a sua marca, bem-feito e com bom gosto.

Assine e entregue aos alunos aprovados ao final do curso.

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Resumo para começar o negócio

Veja um resumo dos principais tópicos que você deve se atentar para abrir seu negócio na área de cursos profissionalizantes. 

Mercado

Devido à grande procura por cursos profissionalizantes, o mercado está sempre aquecido, isto porque as vagas de trabalho que mais surgem são de cargos técnicos.

O interesse por parte dos estudantes também é constante, devido ao tempo de curso, que é menor, diminuindo o tempo de espera para ingressar no mercado de trabalho.

Antes de iniciar este projeto, é muito importante montar um plano de negócio, que servirá para lhe deixar a par de todos os passos para abertura da empresa, sem correr riscos financeiros.

Saiba como fazer o seu com o texto “Como elaborar um plano de negócio” no Portal Sebrae.

Público-alvo

O público-alvo deste tipo de negócio são jovens e adultos, que buscam qualificação, visando uma oportunidade no mercado de trabalho.

Localização

O ideal é que a escola esteja localizada em uma região movimentada, de preferência no centro da cidade, o que dá mais visibilidade ao negócio.

É importante que o local tenha fácil acesso e ofereça segurança.

Estrutura

Considere o tamanho do local, para adaptar e transformar em salas de aula.

A estrutura de um curso técnico também deverá contar com:

  • Recepção;
  • Salas;
  • Secretaria;
  • Almoxarifado;
  • Assistência Social;
  • Refeitório;
  • Cozinha;
  • Dispensa;
  • Sanitário Feminino e
  • Sanitário Masculino.

Registro

Por se tratar de uma instituição de ensino, parte do registro do curso profissionalizante deve passar pelo Ministério da Educação.

O órgão deve analisar a proposta da sua empresa. Para acompanhar este processo, é fundamental que você contrate um contador profissional e um especialista em assuntos educacionais.

O contador também ficará responsável pelo trâmite junto aos demais órgãos competentes, os quais são:

  • Junta Comercial do Amapá - JUCAP;
  • Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
  • Secretaria Estadual de Fazenda;
  • Prefeitura do Município para obter o Alvará de Funcionamento;
  • Enquadramento na Entidade Sindical Patronal;
  • Cadastramento na Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social ICP – INSS/FGTS”;          
  • Corpo de Bombeiros Militar.

Equipamentos

Para iniciar sua estrutura, você vai precisar de:

  • Móveis e materiais de escritório;
  • Telefone;
  • Mesas de computador;
  • Cadeiras;
  • Microcomputadores;
  • Impressora;
  • Data show;
  • Softwares de treinamento.

Equipe

A equipe do curso profissionalizante é a base para o sucesso do seu negócio.

Por isso, é muito importante que ao fazer a seleção de professores você considere a experiência e a especialidade dos profissionais.

Faça uma entrevista com os candidatos, assim você poderá conhecê-los melhor.

Os salários devem estar de acordo com o mercado.

Além do corpo docente, a instituição também vai precisar de:

  • 01 Secretária;
  • 02 Serviços Gerais;
  • 02 Inspetores;
  • 01 Técnico-administrativo;
  • 02 Cozinheiras (se houver refeições);
  • 01 Assistente social.

Divulgação

Finalizado todo o processo de abertura do curso técnico profissionalizante, é hora de criar estratégias para divulgar a instituição.

Invista em publicidade, assim, um grande número de pessoas será impactado, com sua mensagem chegando ao público desejado.

O mais indicado é divulgar a escola em veículos como:

  • TV;
  • Rádio;
  • Internet (como falamos acima)
  • Carro-som (nos locais de concentração do seu público-alvo);
  • Ônibus coletivos (internamente, visando os passageiros)

Além disso, procure um profissional especializado em mídias sociais.

Ele poderá criar as redes sociais da escola e alimentá-las.

A internet é uma excelente aliada para gerar bons resultados na divulgação.

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