ABERTURA DE EMPRESA

Como montar um curso técnico profissionalizante

Saiba como é o processo para abrir um curso técnico, abra a sua empresa e invista na profissionalização do mercado.

Escolas de ensino profissionalizantes sempre têm grande demanda, devido a necessidade de técnicos no mercado de trabalho.

Veja o que é preciso fazer para abrir este tipo de empreendimento.

Mercado

Devido a grande procura por cursos profissionalizantes o mercado está sempre aquecido, isto porque as vagas de trabalho que mais abrem são de cargos técnicos.

O interesse por parte dos estudantes também é constante, devido ao tempo de curso, que é menor, diminuindo o tempo de espera para ingressar no mercado de trabalho.

Antes de iniciar este projeto é muito importante montar um plano de negócio, que servirá para lhe deixar a par de todos os passos a dar para abertura da empresa, sem correr riscos financeiros.

Saiba como fazer o seu com o texto “Como elaborar um plano de negócio” no Portal Sebrae.

 

Público-alvo

O público-alvo deste tipo de negócio são jovens e adultos, que buscam qualificação, visando uma oportunidade no mercado de trabalho.

 

Localização

O ideal é que a escola esteja localizada em uma região movimentada, de preferência no centro da cidade, o que dá mais visibilidade ao negócio.

É importante que o local tenha fácil acesso e ofereça segurança.

 

Estrutura

Leve em consideração o tamanho do local, para adaptar e transformar em salas de aula.

A estrutura de um curso técnico também deverá contar com:

  • Recepção;

  • Salas;

  • Secretaria;

  • Almoxarifado;

  • Assistência Social;

  • Refeitório;

  • Cozinha;

  • Dispensa;

  • Sanitários Feminino e

  • Sanitários Masculino.

 

Registro

Por se tratar de uma instituição de ensino, parte do registro do curso técnico profissionalizante, deve passar pelo Ministério da Educação.

O órgão deve analisar a  proposta da sua empresa.

Para acompanhar este processo, é fundamental que você contrate um contador profissional, ele também ficará responsável pelo trâmite junto aos demais órgãos competentes, que são:

  • Junta Comercial do Amapá - JUCAP;

  • Secretaria da Receita Federal (CNPJ);

  • Secretaria Estadual de Fazenda;

  • Prefeitura do Município para obter o Alvará de Funcionamento;

  • Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (a empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano a Contribuição Sindical Patronal);

  • Cadastramento na Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social ICP – INSS/FGTS”;          

  • Corpo de Bombeiros Militar.

Veja mais detalhes no texto “Documentos e custos para registro de empresa no Amapá”.

 

Equipamentos

Para iniciar, você vai precisar de:

  • Móveis e materiais de escritório;

  • Telefone;

  • Mesas de computador;

  • Cadeiras;

  • Microcomputadores;

  • Impressora;

  • Data show;

  • Softwares de treinamento.

 

Equipe

A equipe do curso técnico profissionalizante é a base para o sucesso do seu negócio.

Por isso, é muito importante que ao fazer a seleção de professores você considere a experiência e a especialidade dos profissionais.

Faça uma entrevista com os candidatos, assim você poderá conhecê-los melhor.

Os salários devem estar de acordo com o mercado.

Além do corpo docente, a instituição também vai precisar de:

  • 01 Secretária;

  • 02 Serviços Gerais;

  • 02 inspetores;

  • 01 técnico administrativo;

  • 02 cozinheiras (se houver refeições);

  • 01 assistente social.

 

Divulgação

Finalizado todo o processo de abertura do curso técnico profissionalizante, é hora de criar estratégias para divulgar a instituição.

Invista em publicidade, assim um grande número de pessoas será atingido, chegando ao público desejado.

O mais indicado é divulgar a escola em veículos como:

  • TV;

  • Rádio;

  • Jornais impressos

  • Carro-som.

Também vale investir nas redes sociais.

Procure um profissional especializado em mídias sociais. Ele poderá criar as redes sociais da escola e alimentá-las. A internet é uma excelente aliada para gerar bons resultados na divulgação.

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Por Maikon Richardson

Especialista em Gestão de Pequenos Negócios

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