ABERTURA DE EMPRESA

Como montar uma empresa de assessoria doméstica e pessoal

Saiba como fazer uma pesquisa de mercado, identificar fornecedores, ponto comercial, escolher a equipe e divulgar a empresa de assessoria doméstica e pessoal.

Mercado
  • Pesquisa

Hoje em dia é muito comum que mulheres e homens passem mais tempo fora de casa, devido à rotina de trabalho. Por isso, o serviço doméstico e reparos, manutenções acabam ficando para o fim de semana ou sendo terceirizado.

O serviço doméstico e pessoal é algo que sempre terá demanda e se houver oportunidade de criar um negócio especializado, com um serviço diferenciado, a possibilidade de atrair uma boa clientela é garantida.

Antes de tudo é primordial saber quais riscos você pode correr, para isso basta montar um plano de negócio, acesse Aprenda a montar um plano de negócio no site do Sebrae e veja como fazer.

Pesquisa
  • Mercado
  • Abertura da empresa

Faça uma pesquisa para saber quantas empresas de assessoria doméstica e pessoal existem na sua cidade e quais serviços são oferecidos. Assim você saberá de que maneira se destacar no mercado.

Veja “Como fazer uma pesquisa de mercado” no Portal do Sebrae.

Identificando fornecedores

Pesquise quais melhores fornecedores para a sua empresa, ainda que não seja necessário um estoque elevado, é sempre bom dispor de materiais de limpeza, produtos elétricos, hidráulicos. Opte por fornecedores com o melhor custo-benefício e faça pesquisas em sua cidade e na internet para saber se é mais vantajoso ter um fornecedor de fora ou local.

Infraestrutura e ponto comercial

A infraestrutura de uma empresa deste porte deve ter uma área total de 50m² e deve conter:

  • Recepção;

  • Vestiários feminino e masculino;

  • Banheiros;

  • Escritório;

  • Recepção.

Quanto ao ponto onde a empresa vai ficar é preciso estudar a região onde você pretende instalar. Veja em qual parte da cidade há maior demanda, onde não existe a concorrência de outras empresas, principalmente. Opte por um local em que a empresa possa ser vista.

É importante também pesquisar imóveis que tenham espaço amplo e possam ser adequados conforme as necessidades da empresa.

Geralmente negócios deste tipo têm mais chances de prosperar em áreas comerciais, próximo a prédios empresariais.

Abertura da empresa
  • Pesquisa
  • Equipe

Para abrir a empresa de assessoria doméstica e pessoal, você deverá seguir algumas normas gerais, que são exigidas, que são:

  • Consulta e viabilidade do nome da empresa;

  • Registro legal na Junta Comercial do Amapá (JUCAP);

  • Registro da inscrição estadual;

  • Registro municipal;

  • Alvará do Corpo de Bombeiros;

  • Alvará de funcionamento;

Cadastro na Previdência Social;Você pode acompanhar o processo de cada trâmite no Passo a passo para o registro da sua empresa.

Equipe
  • Abertura da empresa

Na hora de contratar a sua equipe leve em consideração a experiência dos profissionais. Eles devem possuir algumas características primordiais para este tipo de trabalho que são:

  • Saber ouvir;

  • Boa vontade;

  • Persistência;

  • Paciência;

  • Poder de negociação;

  • Equilíbrio emocional;

  • Saber identificar as necessidades do cliente;

  • Agilidade.

Também é importante realizar um treinamento após estabelecer a equipe para que o serviço fornecido pela empresa seja feito de maneira uniforme. Para uma empresa pequena, sugere-se o seguinte número de colaboradores:

  • 1 gerente comercial;

  • 8 faxineiras;

  • 2 serviços gerais (ficarão responsáveis por fazer os serviços de reparo e conservação, que compreende hidráulica, construção civil, trocar lâmpadas, instalar chuveiros, colocar pisos, etc.)

Divulgação

Agora que você já passou pelos processos de abertura da empresa, aluguel de um local e escolha da equipe está na hora de pensar na divulgação do novo negócio.

Vale identificar qual a maneira mais eficiente de divulgar em sua região e pedir o auxílio de um profissional da área.

Além disso, existem os meios de comunicação, onde você poderá veicular comerciais e propagandas, de acordo com cada meio. São eles:

  • TV;

  • Rádio;

  • Jornal impresso;

  • Internet.

E aí, gostou das dicas? Para saber mais acesse em  Dicas práticas para divulgar o seu negócio com mais eficiência no Portal do Sebrae.

Por Maikon Richardson

Especialista em Gestão de Pequenos Negócios

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