RESPONSABILIDADE SOCIAL

Confira dicas de acessibilidade e atenda todos os tipos de clientes

Conheça princípios básicos de um bom atendimento às pessoas com algum tipo de deficiência e conheça as deficiências mais comuns.

O que é acessibilidade
  • Dicas de segurança

Acessibilidade é a garantia e a melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiências, em qualquer ambiente. Contribuindo para o desenvolvimento inclusivo e gerando resultados sociais, sua prática é fundamental para pessoas com limitações. A acessibilidade é um princípio a ser seguido em seu estabelecimento comercial para que você alcance todos os tipos de clientes. Os exemplos de deficiência mais comuns são:

  • Deficiência auditiva
  • Deficiência visual
  • Deficiência física

Veja neste artigo uma lista de deficiências e conheça melhor sobre cada uma delas.

Dicas para o bom atendimento a pessoas com deficiência

As pessoas com deficiência, devem ser consultadas sobre a melhor maneira de serem atendidas, assim você evita, possíveis constrangimentos com seus clientes. Mantenha a pessoa sempre confortável e em segurança, fique sempre por perto e nunca a deixe sozinha. Conheça mais algumas dicas para atender bem pessoas com deficiências.

  • Deixe a pessoa surdocega apoiar-se em seu antebraço ao andar.
  • Alerte sempre que houver portas, escadas ou veículos.
  • Tente ser bem claro na sua forma de se comunicar, combine com ela um sinal para ser identificada.

  • Faça com que ela perceba a sua presença e identifique-se.
  • Objetividade ao explicar direções.
  • Ao acompanhar dê-lhe o braço ou ombro e sempre caminhe na frente da pessoa.
  • Avise-a dos possíveis obstáculos.
  • Em casos de restaurantes, coloque o copo de um lado e a garrafa de outro. As refeições devem ser colocadas no prato em forma de relógio.
  • Não deixe ele falando sozinho comunique-se com o tom de voz normal.
  • Os cão-guias têm a responsabilidade de guiar seu dono, então, nunca os distraia.
  • Fiquem atentos, os cão-guia são autorizados a entrar em qualquer lugar, com exceção de UTIs e centro de queimados.

  • Ao desejar comunicar-se com uma pessoa surda, chame a atenção dela, por meio de sinalização com as mãos ou tocando no braço dela.

  • Respeite sempre seu ritmo. Essas normalmente são vagarosas no que faz, no andar, no falar e em outras situações.
  • Você precisará de paciência, ao não entender sua fala, ouvi-la e, se não entender sua fala, peça que repita para você pausadamente.
  • Não a trate como criança ou incapaz.

  • Procure acompanhar o passo da pessoa.
  • Se você achar que ela está com dificuldades, ofereça ajuda e pergunte como deve prosseguir.
  • Mantenha as muletas ou bengalas sempre próximas à pessoa.
  • Sempre que for falar com uma pessoa cadeirante, procure ficar de frente e no mesmo nível do seu olhar.
  • Lembre-se, quando estiver empurrando alguém sentado em uma cadeira de rodas e parar para conversar com outra pessoa vire a cadeira de frente da conversa para que o cadeirante também possa participar da conversa também.
  • Peça permissão para movimentar a cadeira de rodas.

Dicas de segurança
  • O que é acessibilidade

Em casos de emergência, pessoas com deficiência requerem os devidos cuidados. Consequentemente, funcionários de estabelecimentos comerciais, devem agir de forma correta nessas ocasiões e estarem preparados.

  • Pessoas com deficiência devem ser informadas ao soar o alarme de emergência, principalmente os deficientes auditivos, nesse caso devem ser de forma sonoro e luminoso.
  • Os funcionários precisam ser capacitados para em casos de emergência auxiliarem as pessoas com qualquer tipo de deficiência.
  • Edificações devem estar dentro das recomendações da NBR 9050.

Por Maikon Richardson
Especialista em Gestão de Pequenos Negócios

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