this is an h1

this is an h2

Tue Dec 10 11:46:19 BRT 2019
Cooperação | COOPERATIVA
Dicas para aplicar o marketing na sua cooperativa

Saiba como introduzir e aplicar o marketing na cooperativa com algumas dicas que selecionamos.

· 15/12/2017 · Atualizado em 10/12/2019
Imagem de destaque do artigo
Marketing em cooperativas

De acordo com o livro “Marketing aplicado às cooperativas”, de uma maneira geral, o conceito de marketing significa o elo entre empresa e cliente e a forma  como a empresa vê o mundo externo.

Aplicar marketing nas cooperativas necessita que o cliente seja colocado em primeiro lugar, além disso, todos devem se envolver nesse objetivo. Isso inclui se preocupar menos com a produção e valorizar a clientela.

Investir em treinamentos, capacitações, criar estratégias para fidelizar clientes são algumas estratégias que podem ajudar a cooperativa a introduzir o marketing na organização.

Desta forma, o marketing aplicado às cooperativas pode ser definido como:

  • O canal entre cooperativas, cooperados e demais clientes;

  • Os esforços empregados para satisfazer clientes e cooperados;

  • Um processo social e gerencial da análise dos comportamentos do cooperado e do consumidor, em busca da satisfação, dos desejos e das necessidades deles através da criação, da oferta e da troca de produtos de valor para atingir metas organizacionais.

A política de marketing da cooperativa deve entre outras ações:

  • Premiar aqueles que tragam informações dos clientes;

  • Através de pesquisar procurar saber o que o cliente deseja;

  • Aumentar a eficiência das vendas e diminuir custos.

Plano de marketing

Para utilizar estratégias de marketing dentro de uma cooperativa é primordial criar um plano de marketing. Assim ficará mais fácil estabelecer a estratégia pretendida dentro da cooperativa. Por isso, este plano deve conter:

  • Objetivos pretendidos;

  • Identificação dos meios necessários para introduzir o produto (ou serviço) no mercado.

Para começar, deve-se analisar o produto/serviço e assim, ter uma visão clara do mercado e posteriormente estabelecendo os objetivos e selecionando as estratégias que serão utilizadas.

Administração do marketing

A administração do marketing em uma cooperativa sempre será feita de forma contínua, que pode ser dividida em quatro fases:

  • Análise: fase em que a cooperativa precisa estudar as tendências de consumo, custos. Esta fase deve ser aplicada permanentemente.

  • Adaptação: nesta fase os cooperados devem observar acordos de produção, tecnologia utilizada, além de sistemas de comercialização para planejar atividades de criação, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços que satisfaçam às metas da organização.

  • Ativação: diz respeito ao cotidiano da cooperativa, bem como do valor agregado, das marcas, da comunicação, dos serviços aos clientes e às vendas.

  • Avaliação: verifica-se o controle financeiro, competitividade de custos e a qualidade final. Também é necessário ouvir a opinião de clientes e associados sobre bens e os serviços.

Durante esse processo deve-se verificar questões como o valor do orçamento destinado ao marketing e ações relacionadas e como será dividido o orçamento entre o marketing, os cooperados e os clientes externos.

Saiba mais

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?