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Mon Oct 14 16:00:12 BRT 2019
Mercado e Vendas | ESTUDO DE MERCADO
Intercâmbio comercial entre Amapá e Guiana Francesa.

A escassez de informações é uma das maiores dificuldades enfrentadas para o desenvolvimento das relações comerciais entre o Amapá e a Guiana Francesa.

· 01/09/2017 · Atualizado em 14/10/2019
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Comércio exterior

Panorama do comércio exterior do Amapá

Em 2016, as exportações amapaenses cresceram 5,6% em relação ao ano anterior, passando de US$ 250 milhões para US$ 264 milhões. O Amapá foi o 21º estado exportador brasileiro e, na região Norte, o 5º maior exportador.

A pauta de exportações do Amapá foi composta por 4,3% de produtos básicos, 89,7% de semimanufaturados e 6% de produtos manufaturados. No rol de produtos exportados estão ouro em formas semimanufaturadas (67,9%); madeira em estilhas (19%); soja em grãos (4%); sucos de frutas (0,6%); e armações e cabos de ferramentas de madeira (0,1%).

Os principais destinos da exportação do Estado são Reino Unido (US$ 85 milhões); Estados Unidos (US$ 51 milhões); Japão (US$ 27 mi); Canadá (US$ 26 mi); Emirados Árabes Unidos (US$ 21 mi); Suíça (US$ 17 mi); Portugal (US$ 16 mi); Hong Kong (US$ 11 mi); França (US$ 5 mi); e China (US$ 3 mi).

Nesse mesmo período, as importações do estado somaram US$ 24 milhões, situando o Estado como 25º importador brasileiro.

Relação comercial

Relação comercial - Brasil-Guiana Francesa

Não há registros oficiais sobre intercambio comercial entre o Amapá e a Guiana Francesa, devido à ausência desses dados, fizemos um levantamento geral sobre os principais produtos importados e exportados do Brasil para a Guiana Francesa no período de janeiro a dezembro de 2016:

Exportação Brasileiras para Guiana Francesa 

Principais Produtos - 2016

Ordem

Produtos

1

 Móveis de madeira p/quartos de dormir

2

 Outros calçados cobrindo o tornozelo, parte superior de borracha, plástico

3

 Partes de máquinas e aparelhos para selecionar, peneirar, separar, lavar, esmagar, moer, misturar ou amassar terras, pedras, minérios ou outras substâncias minerais sólidas

4

 Outros calçados de matéria têxtil, sola de borracha/plástico

5

 Outros ladrilhos, etc, de cerâmica, vidrados, esmaltados

6

 Calçados de borracha ou plásticos, com parte superior em tiras ou correias, fixados à sola por pregos, tachas, pinos e semelhantes

7

 Outras preparações para elaboração de bebidas

8

 Outros calçados sola exterior borracha/plástico, de couro/natural

9

 Outras frutas não cozidas ou cozidas em água ou vapor, congeladas, mesmo adicionadas de açúcar ou de outros edulcorantes

10

 Outras madeiras compensadas, constituídas exclusivamente por folhas de madeira (exceto de bambu) cada uma das quais de espessura não superior a 6 mm, com pelo menos uma face de madeira não conífera

 

 Fonte: Balança Comercial Brasileira/MDIC  

Importação Brasileira da Guiana Francesa

Principais Produtos - 2016

Ordem

Produtos

1

 Outras mós de diamante natural ou sintético, aglomerado

2

 Outros aparelhos para interrupção, etc, para circuitos elétricos, para uma tensão não superior a 1.000 V

3

 Outros óleos de petróleo ou de minerais betuminosos

4

 Aparelhos para filtrar óleos minerais nos motores de ignição por centelha ou por compressãoFonte: Balança Comercial Brasileira/MDIC

 

Fonte: Balança Comercial Brasileira/MDIC  

Recomendações

Antes das empresas amapaenses decidirem pela exportação ao mercado da Guiana Francesa é importante que se proceda inicialmente à realização de um planejamento de mercado, de forma a definir os seguintes tópicos: 

  • Aplicação do Autodiagnostico na empresa (ferramenta do Sebrae); 

  • Identificação da concorrência; 

  • Avaliação da competitividade do produto;

  •  Verificação do canal de distribuição mais apropriado para o produto; 

  • Identificação dos possíveis parceiros comerciais; 

  • As adaptações que o exportador brasileiro deverá fazer no seu produto.

O custo estimado de um estudo dessa natureza varia de acordo com a extensão e detalhamento do escopo, podendo o preço final atingir alguns milhares de dólares.

Todavia, há outras opções de estudos disponíveis no mercado a preços relativamente baixos, no entanto, de conteúdo genérico. Importante destacar que a definição da melhor estratégia está vinculada a um bom estudo prévio do mercado onde se pretende operar.

Para os primeiros contatos com os possíveis parceiros comerciais não há a necessidade de visitas “in loco”, podendo ser realizados por meio de correspondência, e-mail ou por telefone. Os catálogos e documentos encaminhados devem ter seus conteúdos elaborados preferencialmente em francês.

Além disso, devem contemplar informações claras e precisas das mercadorias, de forma que o potencial comprador saiba tudo sobre o objeto de negociação.

Conforme o desenvolvimento das negociações, uma visita pessoal aos importadores interessados é de fundamental importância.

A escolha do representante comercial facilitará a colocação dos produtos no mercado. Deve-se levar em consideração, o bom conhecimento de mercado para a definição desse profissional, pois, a adequada identificação do canal mais apropriado para a negociação do produto é fundamental para o sucesso da empreitada.

Os exportadores podem acessar a informações financeiras das empresas, bem como contratar seguro de crédito junto à COFACE, empresa fundada pelo governo francês e especialista em seguros de crédito para transações comerciais ( http://www.coface.com/ daquela companhia.).

O exportador amapaense deve levar em consideração ainda que o desenvolvimento dos negócios com empresários franceses é gradual e o começo é sempre modesto.

A velocidade da evolução está vinculada ao desenrolar do processo de compra e logística, bem como da aceitação do produto no mercado. Importantíssimo levar em consideração que o não cumprimento de qualquer cláusula do acordo firmado (prazos, preços, qualidade, etc.) comprometerá a continuidade da parceria comercial. Em relação ao tratamento o cumprimento informal deve ser evitado.

Sempre tratar os empresários franceses pelo sobrenome e com formalidade, principalmente por se tratar de uma cultura do local, tal procedimento facilita nas negociações.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.


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