GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS

Passo a passo de como implantar a solução de gestão de qualidade

Aprenda soluções para alinhar sua gestão, mantendo a qualidade dos produtos e serviços.

Planejamento

Permanecer no mercado com sucesso é uma missão difícil para qualquer empresa, e requer alguns cuidados, o mais importante deles é cuidar da gestão de sua empresa.

Nesse ponto manter o foco na qualidade do gerenciamento e controle de uma empresa é a chave do sucesso.

Portanto, saiba como envolver seus colaboradores, definir produtos e processos, definir quais indicadores apontarão para o controle de qualidade de seus serviços e produtos e assim implementar soluções na gestão de qualidade.

Para isso montamos um passo a passo de como implantar a solução de gestão de qualidade

Envolva todas as pessoas da sua empresa no processo

A chave do sucesso para toda gestão de qualidade é que todos os colaboradores de sua empresa, devem ter um elo direto ou indireto com a qualidade, seja impactando na qualidade dos produtos ou dos processos de apoio para a produção/distribuição.

Portanto, ao iniciar a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade, comunicação clara e treinamento constante são essenciais.

É importante para o sucesso do projeto evidenciar a participação de todos e instigar a colaboração de seus funcionários para alcançar a melhoria contínua e a qualidade total na sua empresa.

Para isso, uma etapa de sensibilização ao início da implantação costuma ser eficiente, além disso, algumas empresas costumam beneficiar funcionários que trazem novas ideias e melhorias aos processos que são incorporadas e contribuem para o sucesso da empresa.

Defina os produtos e processos que têm mais impacto no seu negócio

Para empresas que possuem um mix de produtos muito extenso, implantar um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) em todos simultaneamente é uma tarefa extremamente complexa, portanto, na maioria dos casos, é necessário selecionar os produtos ou família de produtos que vão ter maior impacto no sucesso da empresa, normalmente são os que representam o maior volume comercializado ou aqueles que geram mais faturamento para sua empresa, uma ferramenta muito utilizada para esse fim é a Curva ABC.

*Curva ABC - A curva ABC é um método de classificação de informações, para que separem os itens de maior importância ou impacto. Para administração é utilizado na gestão de estoques e resultados que poderão ser definidos pela análise e aplicação correta dos dados fornecidos com a curva ABC.

Indicadores, a tradução da qualidade dos seus produtos e processos

Agora, chegou o momento de definir quais os indicadores mais importantes a ser medidos nos seus produtos e processos, por exemplo:

Produtos: Grau brix, defeitos, calibre, maturação, podridão, etc.

Processos: Temperatura da câmera fria, peso médio das caixas, preços de compra e venda, entre outros.

Uma das prioridades aqui é não pecar pelo exagero, não adianta ter indicadores demais e não conseguir controlá-los posteriormente, portanto, tenha cuidado para não exagerar no número de indicadores e em sua complexidade e, principalmente, os indicadores devem atender às exigências do seu cliente!

Defina o método de coleta da informação

  • De quanto em quanto tempo serão coletados os indicadores?

  • Coletas mais frequentes, traduzem resultados mais confiáveis, porém, consequentemente, custam mais caro.

  • A coleta será feita de forma manual ou automatizada?

  • Para a coleta manual, serão necessários mais funcionários, mais horas de trabalho e as informações estarão armazenadas de maneira menos segura.

  • Já a coleta automatizada facilita o fluxo de informação, dando maior agilidade ao processo e garante maior segurança para as informações de sua empresa.

E para essa decisão os principais argumentos estão no seu próprio negócio:

  • Qual o tamanho da sua produção?

  • Qual o nível de detalhe da informação desejado?

  • Quantos funcionários estão treinados para realizar o controle de qualidade?

  • Essa análise possibilitará tomar a decisão mais adequada a realidade de sua empresa.

Controle o desempenho dos seus indicadores

Agora que temos a informação disponível, é necessário definir:

  • Quem será o responsável pelo acompanhamento dos indicadores?

  • Qual periodicidade devem ser acompanhados?

  • Quais ações são tomadas quando os indicadores estiverem fora do controle?

Para um acompanhamento mais eficiente, um sistema que atualize e notifique as ocorrências, facilita a dinâmica de acompanhamento e permite ao gestor da qualidade acompanhar apenas os casos que necessitem de sua atenção.

Mais informações sobre soluções para gestão de sua empresa, podem ser obtidas no Sebrae no Amapá. 

Por Maikon Richardson

Especialista em Gestão de Pequenos Negócios

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