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Visual merchandising

Uma ferramenta estratégica para trabalhar o ambiente do ponto de venda e atrair mais clientes.

O que é
  • Entenda o Marketing

 

O que é Visual Merchandising

O Visual merchandising é uma estratégia de varejo que trabalha o ambiente do ponto de venda, e cria uma identidade da loja ou da marca a ser trabalhada, também personaliza o ambiente através do design, do layout e da disposição dos produtos, impulsionando e influenciando nas decisões de compra dos clientes.

Qual a função do Visual Merchandising nas lojas

A principal função do Visual Merchandising é ser uma ferramenta criativa e movimentadora para as vendas, ela também orienta os seus colaboradores para pensarem constantemente de forma cada vez mais comercial, fazendo com que eles estejam sempre pensando no impacto que podem causar no seu público alvo.

Entenda o Marketing
  • O que é
  • Qual a importância

Market = mercado

Marketing = mercadologia

Mercadologia = estudo do mercado. 

 Marketing é o conjunto de ações que buscam satisfazer as necessidades do cliente, de forma mais eficaz que a concorrência, com maior participação de mercado e foco nos resultados.

 São ações do Marketing: 

  •  Propaganda - TV 

  •  Publicidade – Folders, outdoor

  •  Promoção de vendas 

  •  Vendas pessoais

  •  Relações publicas 

  •  Design  Visual Merchandising

Merchandising: é uma ação dentro do Marketing que visa o planejamento e a operacionalização de atividades que se realizam dentro da loja, tendo como objetivo a exposição e apresentação dos produtos de maneira adequada a criar impulsos de compra na mente dos consumidores, tornando mais rentáveis todas as operações nos canais de Marketing.

Qual a importância
  • Entenda o Marketing
  • Como funciona

Qual a importância e o que é o visual merchandising?

É importante você entender como funciona a comunicação de um negócio. Tudo é construído pensando em três elementos muito importantes: seu negócio propriamente dito (você), que é chamado de emissor, somado ao cliente (que seria o receptor), somado ao recurso que você vai usar para falar com seu cliente (chamado de meio).

Como funciona
  • Qual a importância

Como o visual merchandising funciona?

Precisamos ter em mente qual o conceito da sua loja ou marca, qual o valor que você defende e quer transmitir? Algumas perguntas podem te ajudar a entender melhor e a definir isso, qual a imagem que você quer passar? De um negócio mais moderno, descolado, tradicional, clássico ou alinhado às causas sociais? Qual seu público-alvo e como é o comportamento de compra dele?

Além disso, a localização é importante, lojas de bairro, isoladas, no meio de centros comerciais ou até mesmo serviços delivery trazem significados diferentes para o consumidor e devem ser levados em consideração.  A partir daí, começa o trabalho de disposição da vitrine, dos produtos dentro da loja, da decoração e de tudo mais que influenciar nas sensações visuais do cliente.

O objetivo é sempre o mesmo, criar o ambiente com a melhor experiência possível, para estimular a compra e a vontade de voltar. Um exemplo bastante simples é a disposição das peças de roupa em uma loja de roupa intima, se tudo estiver sinalizado, etiquetado e precificado, as clientes não se irritam e tendem a ficar mais tempo por ali procurando peças.

O contrário também é verdade, se você tem dificuldades em encontrar o que procura e, quando acha, não sabe o preço e fica insatisfeita, as chances de compra e de retorno são mínimas.

Por isso, todo o visual do seu negócio deve ser pensado com bastante cuidado, do nome e logotipo às cores e decoração interna, o visual merchandising deve ser encarado como um aliado, ele existe para te ajudar a adequar seus produtos, deixando tudo mais harmonioso e prático para o cliente.

Aqui vai uma dica 

Para que um negócio do varejo seja bem-sucedido, é imprescindível que se compreenda a importância das ações do Visual Merchanding no processo de compra, pode-se dizer que o Visual Merchandising é um fator decisivo no sucesso ou fracasso de uma empresa - fica apenas em segundo plano se o compararmos com o relacionamento para com o cliente, que quando mal executado pode levar a empresa ao fracasso independente de qualquer ação de Marketing ou Merchandising.

É comum empresas cortarem seu quadro de funcionários visando reduzir custos, nestes casos, é ainda mais importante que as ações de Visual Merchandising sejam estudadas e desenvolvidas de modo ainda mais eficiente fazendo com que o produto se venda por si só, ou seja, que o produto fique melhor apresentado ao cliente e que seja facilmente encontrado. 

Quando feito com o cuidado, estudo, planejamento e ousadia que requer um projeto de Visual Merchandising, é impressionante o impacto que causa nas vendas e na imagem da loja como um todo. 

Aqui vai algumas dicas para melhorar o seu ambiente do ponto de venda.

Decoração

A arquitetura de uma loja de roupas deve ser compatível com o produto que você oferece, tanto a fachada quanto a vitrine devem seguir a mesma linha das suas roupas, por exemplo, se você vende produtos de jeans, é interessante buscar uma linguagem de quem consome esse tipo de produto, construir uma atmosfera descolada e jovial.

Acessibilidade

O visual merchandising serve para facilitar a vida do seu cliente, a acessibilidade é uma das questões mais importantes para o negócio ser bem-sucedido, por isso, oriento que o lojista pense em tudo, desde como o cliente vai chegar, até se há estacionamento e se a sua entrada é de fácil acesso.

Layout da loja

É importante que o cliente consiga notar se a sua loja está bem organizada, com o espaço bem distribuído, por isso, em uma loja de vestuário feminino, por exemplo, é muito importante saber dividir os subdepartamentos, roupas de festa, de verão, do dia a dia, etc. 

Equipamentos

É preciso buscar móveis e equipamentos que também estejam se comunicando com os produtos que o estabelecimento oferta, isso faz parte da organização da loja, por isso, cuidado com o que você adiciona ao seu espaço, porque pode afetar toda a exposição do seu produto.

Iluminação e climatização

Tome cuidado com a iluminação e a climatização da sua loja isso pode interferir diretamente nas suas vendas e afetar a decisão de compra, a música ambiente e a iluminação do provador são fatores que podem potencializar e a dúvida do cliente pode acabar no sim eu quero e preciso desse produto.

Espero ter contribuído com você empresário do varejo da moda, para que seu negócio seja um sucesso, afinal nós do Sebrae somos especialistas em pequenos negócios, e estamos sempre aqui para recebe-los. Procure um Sebrae mais perto de você.

 

Por André Luiz Aires Gomes - Analista do Sebrae no Amapá

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