ESTRATÉGIA DE MERCADO

Acesso a mercados

Conheça as soluções de acesso a mercados feitas para o seu negócio.

O Sebrae/BA atua também com estratégias de acesso a Mercados para as Micro e Pequenas Empresas do estado, com o objetivo de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, tanto no âmbito nacional quanto internacional. Para isso, atuamos nas seguintes esferas:

 

  • Inteligência de Mercados
  • Disseminação de conhecimento
  • Promoção de Negócios
  • Gestão de Portfólio de soluções para Micro e Pequenas Empresas

Conteúdos empresariais

O Sebrae/BA tem por iniciativa a construção de estudos e análises de mercado a fim de contribuir com a fundamentação para as decisões estratégicas do seu negócio.

O arquivos estão disponíveis para downloads gratuitamente nos menus ao lado. 

  •     2BIC – O Boletim Baiano de Inteligência Competitiva

 O Boletim Baiano de Inteligência Competitiva é uma publicação criada pela Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae/BA que coleta e analisa informações sobre atividades concorrenciais e tendências de negócios, visando apoiar a tomada de decisões estratégicas para aproveitamento das oportunidades de mercado.

  •    Inteligência de mercado

 Inteligência de mercado é um eixo de atuação que tem como objetivo identificar cenários e tendências; oportunidades de negócio em in­vestimentos; monitorar informações de mercado relevantes; mapear requisitos e elaborar análises para orientação de atuação dos pequenos negócios.

  •   Estudo sobre o ecossistema de startups

 O estudo "Ecossistema Baiano de Startups” apresenta o estágio atual do Ecossistema baiano, com a opinião dos atores [empreendedores e outros players] que vivenciam o ambiente, bem como as oportunidades existentes para a inovação no estado. 

  • Simulador Financeiro para Pequenos Negócios

O Simulador Financeiro para Pequenos Negócios é uma ferramenta essencial na elaboração de um Plano de Negócios que visa  automatizar e simplificar a realização de cálculos financeiros, gerando projeções de resultados e indicadores de viabilidade fundamentais para a tomada de decisão do empreendedor.  Assim, as questões relacionadas a faturamento, custos, despesas, lucro, tempo de retorno de capital, capacidade de honrar compromissos bancários e se o negócio é economicamente viável ou não, são facilmente respondidas com o uso desta ferramenta.

  • Inteligência em Feiras

Inteligência em Feiras é uma metodologia desenvolvida pelo SEBRAE Nacional que visa etnografar feiras, ou seja, observar detalhadamente e relatar por escrito a ambiência, o público, as promoções, os destaques, as novas tecnologias, as inovações, as oportunidades, os preços e as tendências, entre outros aspectos de uma feira, seja ela local, regional, nacional ou internacional.

Seguindo esta estrutura, o Sebrae Bahia escolheu as Feiras realizadas no Brasil mais expressivas para seus segmentos prioritários e aplicou este método, para trazer para nossos empresários informações relevantes e diferenciadas, que servirão de insumos para a geração de novos negócios.

  • XIX Einne

O Encontro Internacional de Negócios do Nordeste - EINNE é o maior evento de aproximação comercial internacional do Nordeste.  

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: