COMPETITIVIDADE

Alavanque as vendas da sua empresa no Dia das Crianças!

Aproveite essa data comemorativa tão especial para vender mais!

Oportunidade à vista!

Você sabia que o Dia das Crianças é a terceira melhor data para os lojistas, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães? Pois então, esse é o momento de investir na sua empresa para essa data comemorativa!

Toda data comemorativa traz uma grande oportunidade para você, empreendedor, porque ela tem um apelo emocional muito grande. É preciso, contudo, tomar alguns cuidados para que você não tenha fracasso nas vendas.

Aqui nesse artigo você terá dicas valiosas para fazer o melhor proveito das vendas no dia das crianças.

Se liga!

Não são apenas os pais que compram presente para comemorar o dia das crianças. Veja só quem são os 3 maiores presenteados:

  • 53% - Filhos
  • 47% - Sobrinhos
  • 27% - Outras crianças.

Esse é um período em que muitas pessoas aproveitam para serem solidárias e presentearem crianças carentes. Isso faz girar a economia e você pode e deve tirar proveito disso.

O que influencia o cliente na escolha do presente para a criançada?

  • 27% - Pedido da Criança
  • 16% - Bom atendimento da loja
  • 4% - Ineditismo do produto no mercado
  • 4% - Propaganda.

E você, está preparado para “bombar” nas vendas?

Para vender bastante nesse período do dia das crianças, vamos dar a você 9 dicas de OURO. Vem conosco!

Nossas dicas de ouro

1. Vitrines atraentes

Apresentação é a alma do negócio. Por isso, invista em vitrines bem coloridas, com o cuidado de evidenciar os lançamentos dos produtos que deverão ser mais vendidos, como brinquedos, roupas e acessórios infantis. Aposte em cores fortes nas vitrines. Balões, animais de pelúcia, adesivos e cartazes são super bem-vindos. 

Que atrair a criançada? Invista em degustação de pipoca, balas ou algodão doce. A depender do negócio, vale a pena colocar serviços como pintura de rosto, música animada e presença de personagens infantis que os pequenos amam. 

2. Bom atendimento

Uma questão importante é preparar corretamente a equipe de atendimento, pois, se a equipe não estiver preparada para atender todos, provavelmente muitos desistirão da compra.  Qualificar os profissionais ou contratar temporários é essencial para o consumidor ter uma experiência de compra positiva.

3. Atualização de mercado

Um erro comum entre os empresários é achar que o produto mais vendido do ano anterior será o mais procurado neste. É preciso atualizar os produtos e, principalmente, pesquisar quais são os mais desejados pelo público infantil. Acredite, os gostos e vontades das crianças mudam muito rapidamente!

4. Estratégia

Além do bom atendimento e de vitrines chamativas, algumas estratégias podem ajudar ainda mais a lucrar às vésperas do Dia das Crianças. A loja deve estar organizada, com produtos divididos por idade, sexo e tipos de produtos. Também, ter alguma atração dentro ou na porta do empreendimento pode chamar mais a atenção dos clientes e instigará a curiosidade das crianças.

Se puder invista em um marketing local, como distribuição de panfletos com promoções e propagandas em jornais de bairro.

5. Aumentar o estoque

Não adianta ter pessoal treinado, propagandas com descontos, oferecer maiores lançamentos e não conseguir suprir a demanda dos últimos dias que antecedem a data. Uma alternativa para esse problema é propor um trato com seus fornecedores para trocar mercadoria que sobrou por outros produtos após o Dia das Crianças.

6. Facilite o pagamento

Em datas comemorativas, geralmente as pessoas costumam gastar com mais de um presente e, às vezes, fazer investimentos um pouco maiores. Por isso, tudo o que aliviar o peso no bolso do consumidor será um ponto positivo. Parcelamento, boleto bancário, pagamento para 30 ou 60 dias… Veja até onde a sua empresa lhe permite ir, pois quanto mais ajuda oferecer, mais o cliente vai querer comprar com você.

7. Preço também é marketing!

Pode até não parecer, mas o preço do seu produto ou serviço também é uma estratégia de marketing. Você deve dar uma atenção especial a isso e precificar os produtos ou serviços oferecidos adequadamente. Isso é importante porque o preço pode ser o fator que levará sua empresa ao sucesso ou ao fracasso.

Dentre os elementos do mix de marketing — Produto, Preço, Praça e Promoção — o preço é o mais flexível, o único que gera receitas e um dos principais fatores que afetam a escolha do consumidor.

Por sua flexibilidade e complexidade, é comum que empresas não deem a devida atenção à etapa de precificação ou optem por reduzir o preço de seus produtos para fechar uma venda em vez de convencer seu público de que o produto oferecido vale quanto custa.

Empresas inteligentes não fogem dessa tarefa! Compreendem a sua importância e se dedicam a estipular o preço certo para o mercado consumidor. Afinal, o preço está diretamente relacionado aos resultados financeiros da empresa e deve ser visto como uma ferramenta estratégica para aumentar a lucratividade.

8. Presença virtual

Sua empresa já está na internet ou você atua no e-commerce? Em 2014 apenas 39% das pessoas compraram presentes em sites. Já em 2015 95% delas optaram por comprar pela internet. E porque as pessoas têm comprado, cada vez mais, pela internet? Porque elas veem vantagens nos preços com relação às lojas físicas, é uma comodidade poder fazer as compras no conforto da própria casa, a pessoa tem acesso a mais alternativas de presentes em um curto espaço de tempo, além de economizar tempo. Afinal de contas, tempo é dinheiro, não é mesmo?

Para vender mais e melhor pela internet, você deve investir em uma página especial (não exclusiva!) com a temática infantil para cativar o visitante, oferte brindes a partir de um determinado valor, promoções para envolver o cliente virtual e faça um bom controle de estoque. Você não vai querer ter de falar aquela velha frase para seu cliente: “tem, mas acabou”, correto?

9. Divulgue-se!

Não adianta fazer todas as ações listadas anteriormente e deixá-las escondidas. Você, seu comércio, suas promoções precisam aparecer para as pessoas. E como a mídia tradicional é cara e, na maioria das vezes, inviável para os novos empreendedores, a Internet é sua maior aliada! Já fez a sua fanpage no Facebook e/ou um perfil no Instagram? Além disso, o E-mail Marketing pode ser uma boa alternativa para engajar seus clientes atuais e atrair novos.

Por fim...

Importante lembrar que muitos segmentos do comércio e empresas de serviços podem se beneficiar dessa data comemorativa, uma vez que não somente as lojas de brinquedos são procuradas. As crianças de hoje em dia estão cada vez mais conectadas e ligados na moda. É comum elas solicitarem presentes como aparelhos eletrônicos, relógios, artigos esportivos, roupas, sapatos, livros e até viagem.

Então...

Boas vendas!

Quer saber mais?

Quer saber o que o Sebrae tem para ajudar você nessa e nas outras datas comemorativas?

  • Na Medida – Gestão Estratégica de Vendas: vai ajudar você a determinar parâmetros e metas para ter sucesso nas vendas;

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