ATIVIDADE FINANCEIRA

Como CALCULAR o PREÇO DE VENDA do produto e serviço?

Rápido e Fácil, aprenda com o Sebrae!

 

Quais são os seus gastos?
Como formar o seu preço de venda?
Você sabe se está tendo lucro ou prejuízo ao formar o preço do seu produto ou serviço?

Nesse atrigo trazemos um vídeo sobre a formação do preço de venda, que será trabalhado em quatro partes, sendo elas: 

1 – Conhecer os gastos fixos e variáveis do seu negócio;
2 – Entender o que é margem de contribuição; 
3 – Calcular o preço de venda;
4 – Encontrar o ponto de equilíbrio operacional.

Então fiquei ligado em tudo que você irá aprender sobre COMO FORMAR O PREÇO DO PRODUTO E SERVIÇO.

Na primeira parte são abordados conceitos sobre gastos fixos e variáveis do negócio, além de identificar o erro comum do empresário: colocar como prioridade a qualidade do produto ou serviço, sem analisar que o sucesso não depende apenas desse único fator.  
Como primeira dica, trazemos a organização das contas e a importância de separar o que é dinheiro da empresa e o que é particular. 

Continuando a explicação acerca dos conceitos de gastos fixos e variáveis do negócio, trazemos: os gastos podem ser separados entre custos e despesas, onde considera-se como custos quando os recursos são utilizados para a produção de um bem ou um serviço; e como despesas quando os recursos são utilizados para a gestão do empreendimento. 

Já os gastos são os recursos consumidos no empreendimento para comprar algum produto ou serviço para a produção e a gestão do negócio. Como definição de gastos fixos, apresenta-se: são os gastos que existem mesmo que nenhum produto ou serviço seja comercializado em um determinado período, enquanto os gastos variáveis: são gastos que só existirão caso ocorra produção e/ou comercialização de algum produto ou serviço. 

Durante a explicação são apresentadas tabelas que auxiliarão o empresário a realizar as contas do seu próprio negócio.


Já na segunda parte do vídeo apresentam-se conceitos sobre margem de contribuição. O recurso para cobrir os custos fixos e variáveis da empresa é o resultado de como o empresário administra o seu negócio, de modo que a cada mês você tenha uma margem de contribuição, que é obtida com a venda do seu produto ou serviço. 

O termo margem de contribuição tem um significado igual ao termo ganho bruto sobre as vendas. Isso indica o quanto sobra das vendas para que a empresa possa pagar suas despesas fixas e gerar lucro. Para encontrar a margem de contribuição, o empresário deverá fazer a seguinte conta: 
Margem de contribuição = valor das vendas – (custos variáveis + despesas variáveis).

Na terceira etapa do vídeo traz conteúdo relacionado ao cálculo do preço de venda, onde exemplifica com o negócio do José, que comercializa doces. A partir do exemplo, calcula-se o preço de venda. A seguir, apresenta-se ferramenta para calcular o preço de venda de produtos que têm seus preços iguais: o markup. Trata-se de um método de precificação com base no custo. Desta forma, o empresário pode trabalhar com mais de um markup por produto, dependendo do lucro a ser estimado. Aprende-se no vídeo a fazer análises do markup, entender o resultado obtido e explicações caso o preço de venda esteja muito diferente do preço dos concorrentes.

Na quarta e última etapa, orienta o empresário a encontrar o ponto de equilíbrio. Após calcular o preço de venda do produto, conhecer a margem média praticada e saber os gastos fixos, será possível estimar quanto deve vender para não ficar no prejuízo. Calcular o ponto de equilíbrio operacional é muito importante e vai ajudar o empresário a ser vigilante sobre qual margem praticar e, também, no momento de rever os seus gastos fixos. 

E para finalizar apresenta-se como calcular o lucro através da fórmula: vendas totais menos gastos variáveis totais é igual à margem (sobra) total menos gastos fixos, que é igual ao lucro. Ao conhecer os gastos fixos e variáveis e estipulando a margem que se deseja alcançar, será possível formar o preço de venda.

Veja a explicação completa no vídeo abaixo. E se ficar com dúvidas é só mandar lá nos comentários que responderemos todas elas!

Lembre-se: Conhecimento Nunca é Demais!

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: