ATIVIDADE FINANCEIRA

Como pedir CRÉDITO FINANCEIRO para sua empresa

5 DICAS DE OURO do SEBRAE

Para expandir os negócios, micro e pequenas empresas podem acessar linhas de CRÉDITO específicas para o segmento ou para a finalidade que se quer alcançar com o recurso. No entanto, antes de ir à instituição financeira e pedir recursos, é preciso tomar alguns cuidados. 


Baseado nisso logo abaixo deixamos cinco dicas para os empresários que desejam acessar CRÉDITO.

1ª: Identificar a necessidade de CRÉDITO: é importante ter claro o valor do financiamento e a finalidade do recurso pretendido (compra de máquinas, de equipamentos, de matéria-prima, de aumento da estrutura física). Essa análise permitirá que você tenha maior percepção acerca da sua real necessidade e para onde o CRÉDITO será destinado exatamente.

2ª: Buscar informações e escolher a instituição financeira: Busque informações sobre as linhas de financiamento que melhor se enquadram nas necessidades de CRÉDITO identificadas na primeira dica e quais instituições financeiras operam com tais linhas. Não se esqueça: as condições de CRÉDITO (custos, prazos, limites) podem variar bastante de banco para banco. Por isso é fundamental entender as condições de CRÉDITO da instituição e quais se adequam melhor ao seu planejamento.

3ª: Analisar os fatores de restrição do CRÉDITO: É fundamental estar com todos os fatores de restrição (situação legal, garantias, capital próprio) adequados às exigências das instituições financeiras. Por isso, regularizar a situação antes de buscar o crédito é uma boa alternativa!

4ª: Elaborar o plano de negócios: Você terá que mostrar ao banco que seu projeto é financeiramente viável. A melhor ferramenta para fazer isso é o plano de negócios. Não esqueça: algumas instituições financeiras solicitam que o estudo da viabilidade do projeto seja realizado com uma ferramenta da própria instituição. Então, esteja preparado e com o seu plano de negócios bem elaborado.

5ª: Efetuar o pedido de financiamento: Você deverá ir até a instituição financeira e apresentar ao gerente de pessoa jurídica (ou ao seu equivalente) a documentação necessária, as garantias solicitadas e o plano de negócios, mostrando a viabilidade do projeto. Após esses procedimentos, a instituição financeira analisará o projeto e retornará informando a liberação ou restrição ao CRÉDITO.

 

Agora assista o vídeo abaixo que contém as cinco dicas completas. Ao final do vídeo, trazemos dicas bônus sobre financiamento: passos importantes e indispensáveis para uma escolha consciente e bem direcionada

Resumindo, podemos trazer como principais requisitos para facilitar o acesso ao CRÉDITO:

- Plano de Negócios;
- Condições cadastrais;
- Disponibilidade de garantias reais;
- Contrapartida de recursos próprios;
- Faturamento comprovado;
- Situação de regularidade dos impostos;
- Saúde financeira da empresa;
- Competitividade do negócio;
- Experiência e competência empresarial dos administradores;
- Tempo de atividade da empresa;
- Como Elaborar Plano de Acesso ao Crédito.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: