MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL

Conteúdos Digitais para o MEI

Tenha acesso a todos os conteúdos disponibilizados pelo Sebrae/BA especialmente confeccionados para você, Microempreendedor Individual!

Conteúdo Específico

Os materiais presentes nesta página foram desenvolvidos por especialistas, e são voltados especialmente para os Microempreendedores Individuais já formalizados e para os potenciais empreendedores que tenham um negócio informal e desejem alavancar a sua empresa.

Logo, estes conteúdos são informativos e têm como objetivo instruir acerca dos benefícios, direitos e obrigações para você enquanto empreendedor optante pelo MEI e para os clientes, que possuem a garantia de um serviço de uma empresa formalizada e regularizada.

Cartilhas

A cartilha do MEI foi desenvolvida para você que é Microempreendedor Individual. Não basta estar formalizado para ter sucesso no mercado. É preciso buscar capacitação e conhecimento para poder crescer e se tornar competitivo!

Clique abaixo para baixar a cartilha!

 

Vídeos

Não deixe de pagar as parcelas mensais obrigatórias dos impostos para não perder os benefícios que o Microempreendedor Individual - MEI tem direito. Uma vez que os débitos ficam pendentes, além de continuarem em aberto até o pagamento, ocasionam no risco cancelamento automático do MEI, fique atento!

Clique abaixo para baixar o vídeo com o passo a passo da Impressão do DAS-MEI:

O Microempreendedor Individual pode optar por pagar os seus tributos mensalmente de forma automática, através do débito automático em conta. Assim, os valores são debitados na sua respectiva conta-corrente, seja ela de Pessoa Física ou Jurídica.

Clique abaixo para ter acesso ao vídeo!

E-book

O Sebrae preparou esse e-book chamado "Guia Completo do Microempreendedor Individual - com Alterações da Lei Geral" para esclarecer dúvidas e orientá-lo sobre as suas obrigações e direitos enquanto MEI.

Para que o empreendedor tenha sucesso é necessário adquirir conhecimento e informações sobre todos os aspectos que envolvam a sua atividade empreendedora. Este e-book, além de esclarecer, tirar dúvidas e dar dicas importantes, tem um capítulo exclusivo que trata acerca das alterações que ocorreram em decorrência da Lei Complementar n.º 147/2014 no regime legal de um MEI.

Portanto, se você já está regularizado como MEI, também poderá saber quais foram essas alterações e o que a nova legislação altera no dia a dia do seu negócio. Acesse abaixo!

Infográficos

O MEI formalizado tem direito a várias garantias. Uma vez que o negócio esteja devidamente regularizado, com o alvará de funcionamento emitido pela prefeitura, o microempreendedor pode ficar tranquilo no que diz respeito à fiscalização.

No entanto, para poder usufuir destes benefícios, o pagamento da contribuição mensal tem que estar em dia e o microempreendedor deve fazer a Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN - SIMEI), também conhecida como Declaração Anual Simplificada - DASN, um documento que conterá informações relacionadas ao pagamento dos tributos.

Dentre outras vantagens, o MEI pode emitir nota fiscal de venda e prestação de serviço para outras empresas e para órgãos públicos, além de contar com cobertura da Previdência Social para o microempreendedor e a sua família!

Para mais informações sobre como cumprir as obrigações, clique na imagem abaixo e acesse o formulário para fazer o download do material exclusivo:

Enquanto Microempreendedor Individual, o empresário tem direito a admitir um empregado via CLT. Este infográfico possui informações acerca dos custos de contratação, assim como os documentos necessários e o passo a passo de como realizar o processo de contratação. Além disso, esclarece os direitos trabalhistas deste funcionário e como funciona o processo de afastamento, caso necessário acioná-lo.

Baixe o infográfico e tire suas principais dúvidas acerca da contratação de empregados:

Não deixe de pagar as parcelas mensais obrigatórias dos impostos para não perder os benefícios que o Microempreendedor Individual - MEI tem direito. Uma vez que os débitos ficam pendentes, além de continuarem em aberto até o pagamento, ocasionam no risco cancelamento automático do MEI, fique atento!

Clique na imagem abaixo para baixar o infográfico com o passo a passo da impressão do DAS-MEI!

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: