FEIRAS

A beleza de Aracati no 2º Festival de Gastronomia e Cultura

Conheça as Oficinas a Preços Reduzidos do Sebrae no Ceará no mês de novembro durante a Semana Global do Empreendedorismo 2018!

  • Atendimento

A Rua de Grande virou casa do Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati. Em sua segunda edição, o evento une artistas, artesãos, gastrônomos, agricultores, guias turísticos e tantas outras atividades reais no Litoral Leste do Ceará, que a maioria das pessoas talvez nem imagine.

Sua realização ficou a cargo do Sebrae no Ceará junto à Prefeitura Municipal de Aracati. As senhoras que colocam suas cadeiras na calçada coberta pela sombra dos prédios que desde o ano 2000 são considerados patrimônios históricos, são as mesmas que abrem suas casas para contar as histórias do litoral leste no Festival. Isto faz parte do Projeto “Minha Casa de Portas Abertas” que acontece à primeira vez pela ocasião.

Se não bastasse a receptividade dos moradores da Rua Grande, os bonecos gigantes do artista plástico Hélio Santos passeavam em cortejo na noite atraindo famílias e amigos que desfrutavam da companhia de pessoas queridas. Sorrisos fáceis surgiram no público ao ver a beleza e alegria do Coral da Terceira Idade apaixonado pelo Aracati e transbordantes no jeito leve de cantar. Também na cerimônia de abertura, o Diretor Técnico do Sebrae no Ceará, Alci Porto, destacou o potencial dos pequenos para o litoral e a força que seus representantes possuíam e precisavam exercer para apoiá-los.

 

O Teatro Francisca Clotilde foi dedicado, nos três dias do Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati, à programação para as crianças com contação de história, sarau e brincadeiras. Bisavós, avós, mães, pais, filhos e filhas se divertiam com os artistas e tinham o brilho de alegria nos olhos evidentes nas fotografias que eternizavam cada momento.

 

Não somente, lazer, cultura e conhecimento, o festival também proporcionou às famílias do litoral leste do ceará oportunidades de negócio, especialmente na agricultura familiar. Em um ambiente dedicado, famílias (de diferentes conjunturas) apresentaram seus produtos e projetos. Dentre eles, estava a Semente Integrativa que já caminha há 2 anos com foco na sustentabilidade e desenvolvimento social da vida de Majorlândia. Atualmente, se localiza no sítio Flor da Maringá, onde acontecem oficinas gastronômicas, de artesanato e construção social para várias famílias da região. Morena, Aline e Sâmia são mulheres de conhecimentos diferentes, respectivamente, uma é professora de Yoga, outra culinarista natural e anfitriã da Estação Permacultural Flor de Moringá. Juntas são capazes de impactar positivamente diversos segmentos da economia local através da agricultura familiar.

Para o segundo dia do Festival de Gastronomia e Cultura de Aracati, prevê-se uma programação técnica recheada de conhecimentos para a alavancagem de negócios e atividades culturais para promoção e incentivo do litoral leste cearense.

 

Atendimento

Para maiores informações ou realizar sua reserva entre em contato conosco gratuitamente através do nosso 0800 570 0800 ou procure o Sebrae mais próximo de você.

Considerações gerais

As reserva serão válidas até uma semana antes do início do curso. A partir deste período, a reserva perde a validade e a vaga será preenchida, sem aviso prévio, por parte do Sebrae/CE. Todos os cursos têm número de vagas limitado. O pagamento presencial das inscrições deverão ser efetuadas, havendo disponibilidade de vaga, no máximo, até o último dia útil que antecede o curso.

Intenção

Ficou interessado em alguma solução do Sebrae Ceará e não encontrou agenda disponível? Registre sua intenção de capacitação e você será contatado quando houver uma nova turma.

 

 

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: