STARTUP

Maratona Universitário Empreendedor – Sebrae Experience

De uma forma divertida, mas bastante intensa, as características do comportamento empreendedor são trabalhadas ao longo da modelagem de negócios

O que é a Maratona?

A Maratona Universitário Empreendedor é um evento intensivo que busca despertar a criatividade, inovação e o espírito empreendedor que existe nos estudantes universitários através de uma competição de ideias de negócios, propiciando a criação de negócios inovadores e competitivos. Serve como porta de entrada para o Programa Desenvolvimento de Negócios Inovadores do Sebrae/CE.

Atividades

A Maratona Universitário Empreendedor será realizada em um dia e meio, com carga horária de 12h onde serão trabalhados os seguintes assuntos: oportunidades de mercado; o quadro (modelo Canvas); segmento de clientes; proposta de valor; fontes de receita; canais; relacionamento com cliente; parcerias principais; recursos principais; atividades principais e estrutura de custos.

No início das atividades, os universitários deverão trazer ideias individuais e inovadoras de negócio relacionadas às áreas da: saúde, educação, segurança, desigualdade social, geração de trabalho, empreendedorismo, sustentabilidade e convivência com o semiárido.

Poderá ainda ser identificado um problema de mercado (empresas locais) para que as iniciativas sejam voltadas para a solução desse problema.

Num segundo momento, os participantes apresentarão as suas ideias e votarão para seleção das melhores. Em seguida serão montados os times (equipes) para dar continuidade ao processo de desenvolvimento das ideias selecionadas.

Ao final haverá uma apresentação, para uma banca previamente selecionada, em formato de Pitch Training sendo 5 minutos para apresentação + 20 minutos de feedback para cada equipe.

Em cada evento serão selecionados entre 3 (três) e 5 (cinco) projetos para participarem da etapa final. Para cada time (projeto) selecionado serão disponibilizadas 10h de mentoria como forma de orientar os universitários no aperfeiçoamento de suas ideias.

Nesta etapa final serão escolhidos os projetos que seguirão seu desenvolvimento dentro do SebraeLab. O evento final será realizado em data posteriormente agendada.

Critérios de avaliação e seleção

As bancas de avaliação serão compostas por membros indicados pelo Sebrae/CE.

Serão considerados pela banca os seguintes critérios: criatividade e grau de inovação da ideia do projeto (5 pontos); viabilidade de criação do negócio (5 pontos); atratividade mercadológica do negócio (5 pontos); nível de modelagem do projeto (5 pontos); apresentação oral (5 pontos).

SebraeLab e o Programa de Desenvolvimento de Negócios Inovadores

Dividido em 4 Fases o Programa faz parte da estratégia de atendimento do SebraeLab, ambiente de inovação proposto pelo Sebrae/CE, visa estimular empreendedores que tenham ideias inovadoras a gerar soluções para demandas de mercado ou desenvolver modelos de negócios que sejam competitivos. As 4 fases estão assim divididas: Fase I – Propulsão da Inovação; Fase II – Prototipação do Negócio; Fase III – Pré Aceleração; Fase IV – Aceleração. Em linhas gerais serão oferecidos:

  • Eventos de capacitação para desenvolvimento da ideia e modelagem do negócio com foco em soluções de mercado;
  • Prototipação (MVP) e validação do modelo de negócio;
  • Mentoria realizada pelo Sebrae, FIEC e profissionais de mercado visando orientar os empreendedores no desenvolvimento de suas ideias;
  • Posições de trabalho junto à área de coworking dentro do SebraeLab, na fase de Pré Aceleração;
  • Articulação de aporte financeiro para as startups identificadas com alto potencial de crescimento a ser negociado pelo CEI (FIEC) e parceiros na fase da Aceleração.

Este conjunto de benefícios, desenvolvimento da ideia, capacitação, mentoria, cessão de espaço de trabalho (pré-aceleração) e investimento financeiro (aceleração), tem por objetivo fomentar o desenvolvimento tecnológico de produtos, serviços e negócios, e auxiliar os empreendedores selecionados a alavancar o desenvolvimento de seus projetos a partir de uma metodologia voltada à validação do modelo de negócios, à consolidação no mercado da solução desenvolvida e ao crescimento da empresa no seu segmento.

O ciclo (jornada), a partir da entrada dos projetos selecionados na fase final da Maratona Universitário Empreendedor até a fase de pré-aceleração, terá duração de 7 (sete) meses, e será desenvolvida pelo Sebrae/CE. A Fase IV – Aceleração terá duração de 6 (seis) a 8 (oito) meses e será desenvolvida em parceria com a FIEC – Federação das Indústrias do Estado do Ceará e parceiros.

Ao final de cada fase, a startup participante deverá apresentar seu projeto em formato de pitch para uma banca avaliadora que fará a aprovação (seleção) para as fases seguintes até a aceleração.

Inscrições

As inscrições para a Maratona Universitário Empreendedor estarão abertas no período de 01 a 20 de agosto de 2018 (ver Aviso 01 logo abaixo) e serão ofertadas 60 (sessenta) vagas por evento.

Cada Instituição de Ensino Superior parceira da RedeLab poderá indicar através de ofício endereçado ao Sebrae/CE até 5 (cinco) alunos (ver Aviso 01 logo abaixo) obedecendo o critério de ordem de inscrição e disponibilidade das vagas. No ofício deverá constar, para cada universitário, o evento que deseja participar.

Condições de Participação

Poderão participar os universitários de qualquer curso de graduação indicados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas parceiras da RedeLab. Para melhor aproveitamento deverão ser indicados alunos que já tenham participado de algum processo de desenvolvimento empreendedor, disciplina de empreendedorismo, ou que tenham iniciado o desenvolvimento de produto inovador.

Os participantes deverão estar presentes nos dias e horários estipulados neste regulamento. O não comparecimento acarretará em sua eliminação.

Envio do ofício

A IES parceira da RedeLab deverá enviar o ofício (envelope lacrado) para os endereços e pessoas relacionadas abaixo de acordo com o local do evento.

Escritório Regional de Fortaleza – Marilia Mendonça Diniz

Rua General Bezerril, s/n - Palácio do Comércio - Centro - Fortaleza
CEP: 60030-220 - Telefone: (85) 3255-6715

Escritório Regional do Cariri – Elizangêla Melo de Freitas Andrade

Rua São Pedro, s/n - Praça da Matriz - Juazeiro do Norte
CEP: 63050-270 - Telefone: (88) 3512-3322

Escritório Regional do Sertão Central (Agência de Quixadá) – Gabriela Ribeiro de Aquino

Rua Jose Juca, 547 - Centro - Quixadá
CEP: 63900-000 - Telefone: (88) 3412-0991

O critério para preenchimento das vagas na Maratona será a ordem de inscrição. O não comparecimento do participante nos dias e nos horários estipulados no regulamento implicará na sua eliminação, podendo a vaga ser direcionada para outro estudante, desde que devidamente inscrito.

Confira o Regulamento completo e baixe o modelo de ofício no botão abaixo:

O SebraeLab informa a prorrogação dos prazos das inscrições e aumento do número de vagas. Acesse o Aviso 01 e se informe sobre as alterações no regulamento.

Mais informações e Atendimento

Central de Atendimento Sebrae

Nossos consultores estão à disposição para lhe orientar no Ponto de Atendimento do Sebrae mais próximo ou por meio do telefone 0800 570 0800, ligue gratuitamente até de celular.

Atendimento Online

O portal Sebrae disponibiliza um time de especialistas em pequenos negócios prontos para conversar com você em tempo real. Para isso, basta se cadastrar, clicar em “Fale com um especialista” e escolher um assunto que mais se enquadre à sua necessidade. Você ainda pode escolher como quer ser atendido, sendo possível:
1 - Atendimento online em tempo real (via Chat) no horário de 08:30h às 12:00h e 14:00h às 18:00h.
2 - Via preenchimento de formulário (você faz a pergunta e a resposta vai para o seu E-mail).

Cronograma

Eventos

Data

Local

1

31/08 a 01/09/2018

Juazeiro do Norte

2

13 e 14/09/2018

Quixadá

3*

21 e 22/09/2018

Fortaleza

4*

21 e 22/09/2018

Fortaleza

(*) Os dois eventos em Fortaleza ocorrerão simultaneamente.

Serão realizados 4 eventos nos locais e datas acima estipulados.



Condições Gerais

Nos eventos de Juazeiro do Norte e Quixadá, para os estudantes que residem fora desses municípios, as despesas de hospedagem e alimentação (café da manhã, almoço e jantar) serão custeadas pelo Sebrae/CE. Ficando o deslocamento por conta do estudante. Nos eventos de Fortaleza, estão incluídos nessa regra os alunos fora dos municípios de Fortaleza, Caucaia, Eusébio, Aquiraz e Maracanaú.

É condição necessária para a entrada do empreendimento ou da startup na fase de Pré-Aceleração a assinatura de Instrumento Jurídico junto ao Sebrae/CE. O instrumento jurídico regulará os termos e condições de apoio como por exemplo o espaço cedido pelo Sebrae/CE em formato de coworking na sua estrutura do SebraeLab. Caso o empreendedor se recuse a assinar o instrumento jurídico, não poderá prosseguir para a fase de Pré-Aceleração.

Os candidatos selecionados para a fase de Pré-Aceleração que ainda não forem formalmente constituídos deverão se constituir legalmente com respectivo enquadramento em Microempreendedor Individual, Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte (tendo CNPJ) até o prazo de 04 (quatro) semanas após a seleção.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: