ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL

Rota Verde do Café

As propriedades que ainda produzem cafés sombreados abriram as portas de suas casas centenárias para apresentar os aromas e sabores do Maciço de Baturité.

Rota Verde do Café

O Sebrae Ceará vem construindo, desde 2013, práticas para o desenvolvimento sustentável da Região do Maciço de Baturité, interligando a fluência empreendedora do território no Turismo, Agronegócio e Economia Criativa. A Rota Verde do Café surge como uma chave-mestra capaz de abrir caminhos para o desenvolvimento territorial sustentável. O Maciço de Baturité no Ceará é uma região que abriga uma área de proteção ambiental, abrangendo 32.690 hectares. Um verdadeiro cinturão verde que encobre a serra de Baturité, de uma fauna e flora exuberantes, pauta para pesquisadores e amantes da natureza e morada nobre do Café de Sombra que há décadas contribui para preservação ambiental da Serra.

É um cenário interiorano que interliga os caminhos da Rota Verde do Café, onde por todo canto, encontramos o Café Sombreado – cultivado literalmente à sombra da mata - protegido, assim, dos raios intensos do Sol e fazendo com que o solo permaneça rico em nutrientes, adubado com a própria palha do café e umedecido pelas folhas das árvores, principalmente das ingazeiras.

Essa forma de cultivo vem tornando os cafezais produtivos e livre de produtos químicos. É um Café puro, 100% arábica, colhido pelo pequeno agricultor de forma tradicional e artesanal dentro de um sistema sustentável capaz de gerar, ao mesmo tempo, preservação ambiental, emprego e renda, manter às tradições e o patrimônio cultural vivos na narrativa dos antigos proprietários, nas casas igualmente centenárias, no café coado, no jeito de ser dessa gente do interior, cheia de sabedoria e poesia.

Folder Rota Verde do Café

Folder Gastronomia Rota Verde do Café

Folder Hospedagem Rota Verde do Café



Localização

A área geográfica da Rota localiza-se dentro de uma Área de Preservação Ambiental (APA) da Serra de Baturité no Estado do Ceará, contemplando os Municípios de Mulungu, Guaramiranga, Pacoti e Baturité e mantendo-se à uma distância média da Capital (Fortaleza) de 100 km com acessos pela BR-020 com CE-253, CE-065 ou ainda CE-060.

 

 

Integrantes

Museu Ferroviário de Baturité

Inaugurada em 1882, no Reinado de D. Pedro II, a Estação Ferroviária de Baturité representa a importância econômica da região por onde a produção agrícola, principalmente café, tinha seu destino garantido à capital Fortaleza. O visitante terá a oportunidade de admirar a arquitetura do Prédio, conhecer imagens e relíquias das primeiras décadas do século XIX. No pátio, vestígios de uma época áurea expressa nos trilhos centenários, na maria-fumaça e nas histórias de vida que em suas idas e vindas construíram às cidades do Maciço de Baturité.

 

Horário de Funcionamento: Segunda a sexta – 9h às 17h; Sábados, domingos e feriados – 9h às 14h
Endereço: Travessa Linha José Antônio – Baturité.

Mosteiro dos Jesuítas

O imponente complexo arquitetônico originado em 1927, conhecido como Mosteiro, abriga o antigo Seminário Menor do Coração de Jesus e a fazenda Caridade. Visitar suas dependências circundadas pelo jardim interno se torna uma experiência única com paisagens da Serra de Baturité. Na Fazenda encontramos o Café de Sombra – colhido, torrado e moído, originando a marca Café do Mosteiro.
O Mosteiro dos Jesuítas combina história, religiosidade e preservação ambiental acompanhado de café local.
Horário de Funcionamento: Segunda a domingo e feriados – 8h às 12h/ 13h às 17h
Contato: (85) 33470362
Site: www.mosteirodosjesuitas.com.br
Endereço: Sítio Olho d’Água, s/n - Zona Rural –Baturité.

Sítio São Roque

Referência no cultivo do café arábica sombreado, propicia a seus visitantes o contato direto com todo o processo de beneficiamento do grão, desde o plantio até a torragem e degustação. O ponto alto da visita é a prosa com Senhor Gerardo Farias, proprietário, que reside no Sítio há mais de 90 anos. O visitante é recebido num ambiente familiar e convidado a ouvir histórias sobre as memórias de vidas e vasto conhecimento sobre o café sombreado cultivado no Maciço de Baturité.
No Sítio, é possível realizar trilhas ecológicas, conhecer a fábrica de café, o casarão, cujo cenário arquitetônico do século passado é plenamente mantido, cercado de jardins e pela singela Capela onde a família e a comunidade local costumam se reunir para comemorar os festejos religiosos.
Horário de Funcionamento: Sábados e feriados - 09h às 12h / 13h às 16h, Domingos - 09h às 12h/ 13h às 15h
Contatos para agendamento de visitas: (85)9.9414.0652, (85) 9.9658.0010, (85) 9.9671.8083 e (85) 9.9994.44.71 / sitiosaoroquece@gmail.com
Facebook: sitiosaoroqueoficial

Sítio Águas Finas

Desde 1939 a Família Uchôa, na figura de seu patriarca José Castelo Uchôa, cultiva o Café Guará que através do tempo vem aprimorando grãos e formas de beneficiamento, conferindo qualidade à marca. O Cafezal, que expande terra adentro debaixo das ingazeiras e da mata preservada, convida a percorrer suas trilhas num passeio repleto de informação, sabores e som nativos. A casa do velho da mata, degustação de frutas locais e do antigo café Guará – hoje Café Uchôa - são atrativos do Águas Finas.
Francisco Uchôa e sua equipe recebem o visitante dentro da tradição da hospitalidade, consciência ecológica e muitas histórias para contar.
Horário de Funcionamento: Segunda a domingo e feriados - Trilhas às 10h, 11h30min, 13h30min e 15horas.
Contatos: (85) 3272 0240 / 3221 1226/ 988983233 / casaraodosuchoa@hotmail.com
Endereço: Acesso pela CE 356 – Guaramiranga.

 

Fazenda Floresta


Situada em Pernambuquinho, distrito de Guaramiranga, tem suas origens no Século XIX. Nela, seus atuais proprietários João e Eunice Carracas cultivam o Café de Sombra e abrem suas portas, num circuito guiado, aos processos de produção: banco de mudas, cafezal, beneficiamento do café - pilar, torrar e moer o café - que depois pode ser adquirido na lojinha de fábrica com a marca Ejóia. A marca, ainda, abriga outros produtos processados artesanalmente na Fazenda como açúcar mascavo, rapadura, farinha de banana, banana-passa, cachaça de banana e licores. Fazenda Floresta prima pela sustentabilidade como a prática de aproveitamento de resíduos e confecção de embalagens ecológicas.

Horário de Funcionamento: Sábados - 8h às 17h, Domingos e feriados - 9h às 14h
Contato: (85) 3325.1337/ 98547.3856
Endereço: Sítio Floresta s/n, Pernambuquinho – Guaramiranga.

Sítio São Luis

Construída para romper os séculos e atravessar gerações, com sua arquitetura suave e imponente, a Casa do Sítio São Luís é herança visível dos tempos áureos do Café na Serra de Baturité. Pela narrativa dos proprietários, histórias contextualizadas na tradição do cultivo do café, no Ceará e no Brasil, são reveladas aos visitantes enquanto percorrem os ambientes da Casa. A cozinha do Sítio São Luís é uma atração à parte: o fogão à lenha, o tacho de cobre, as panelas de barro, a chaleira fumegante... e o aroma de deliciosas e antigas receitas, do bolo de café, do pão, da ricota e das geleias, que são apreciadas no salão próximo aos arcos da varanda, ao som de boa música. Ao café arábica colhido nas matas do próprio sítio foi dado o nome de Café Carmen, uma referência amorosa à matriarca e personagem mais longeva da Família.
Horário de Funcionamento: Sábados e domingos – 10h às 17h
Contato: sitiosaoluis@gmail.com / ww.facebook.com/sitiosaoluis
Site: http://sitiosaoluiseaserradebaturite.blogspot.com.br/
Endereço: Sítio São Luís, s/n – Zona Rural, Distrito Santana - Pacoti
Contatos para agendamento de visitas: 85 987290099 / 85 986169837 / 85 986810410

Santa Demolição

Santa Demolição é um antiquário, galeria de arte e cafeteria erguida sobre os escombros de um antigo galpão do século XIX, em Mulungu, onde o casal Regina e Ronaldo Martins recebem os amantes da natureza, artes, literatura e música para vivenciarem um ambiente acolhedor, saboreando deliciosas comidinhas e um bom café.

Horário de Funcionamento: Sábados – 9h às 19h, Domingos  9h às 13h
Contato: (85) 9998.70003

 

Vale da biodiversidade

O Vale da Biodiversidade é uma experiência múltipla com informações agroecológicas e visitas guiadas pelas plantações. Propriedade com certificação orgânica vegetal e opções de produtos processados com degustação aos visitantes.
Horário de Funcionamento: * Necessário agendamento prévio
Contatos: (85) 99991.8700/9928.71545 / valedabiodiversidade28@gmail.com
Endereço: Estrada do Pau Serrado, s/n, Povoado Palma Flor – Mulungu.

 Nosso Sítio

O Sítio tem suas origens na antiga Fazenda Pau d`Alho em Pacoti. Lugar de preservação ambiental com florestas, hortas, viveiros de mudas florestais nativas e lagos, oferece ao visitante vivências típicas do meio rural. Aproveitar o verde, conhecer a mata e andar pelo terreiro da Casa de Taipa, rodeado pelo cafezal, fogão de barro, mobília e instrumentos de época é um convite para um programa de educação ambiental e lazer.

Horário de Funcionamento: segunda a domingo – 9h às 17h.
Contato: (85) 3325.1234 / contato@chalenossositio.com.br
Site: www.chalenossositio.com.br
Endereço: Rua José Marinho de Góes, s/n - Centro, Pacoti.

Mais Informações

Acompanhe também a página da Rota Verde do Café no Facebook acessando: https://www.facebook.com/cafedoceara/?ref=br_r

Informações Gerais
Agência Oficial – Global Tribe www.globaltribe.info
Contato: 98982.0096 / savio@globaltribe.info

Transporte Local – Pousada da Josy
Contato: 3321 1328 www.pousadadajosy.com.br  / pousadadajosy@gmail.com

Informações no Local
Guaramiranga: Loja Handara, Rua Joaquim Alves Nogueira, 656 – Centro
Contato: 3321 1445

Central de Atendimento Sebrae

Nossos consultores estão à disposição para lhe orientar na Agência de Atendimento do Sebrae mais próxima ou por meio do telefone 0800 570 0800, ligue gratuitamente até de celular. 

Atendimento Online

O portal Sebrae possui um time de especialistas prontos para conversar com você em tempo real. Basta se cadastrar, clicar em “Fale com um especialista” e escolher um assunto que mais se enquadre à sua necessidade. Você ainda pode escolher como quer ser atendido, sendo possível:
1 - Atendimento online via Chat no horário de 08:30h às 12:00h e 14:00h às 18:00h.
2 - Via preenchimento de formulário (você pergunta e a resposta vai para o seu E-mail).

 

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: