CONSULTORIA EM INOVAÇÃO

Sebraetec: Serviços em Inovação e Tecnologia

O encontro da sua empresa com serviços especializados e customizados em Inovação e Tecnologia.

Sebraetec

O Sebraetec (Serviços em Inovação e Tecnologia) é um programa nacional do Sistema Sebrae que aproxima os prestadores de serviços tecnológicos dos pequenos negócios. Ele foi criado para que os pequenos negócios possam inovar por meio do acesso à mão de obra especializada.

Seu objetivo é trabalhar para a melhoria de processos, produtos e serviços já existentes, assim como a introdução de inovações e tecnologias nas empresas. Com essa proposta, o Sebraetec Ceará busca fortalecer a capacidade competitiva dos pequenos negócios cearenses, estimulando a transferência de tecnologia entre instituições e empresas, para que elas possam superar limitações e barreiras tecnológicas e estar incluídas em processos de inovação e tecnologia.

Dentre os serviços contemplados, temos: serviços metrológicos, consultoria tecnológica, avaliação de conformidade (certificação) e prototipagem.

Quem pode participar?

Todos os citados abaixo, desde que faturem até R$ 4,8 milhões por ano:

  • Empreendimentos (Microempresa – ME, Empresa de Pequeno Porte – EPP e Microempreendedor Individual – MEI) regularizados perante o poder público através do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ);
  • As pessoas físicas que estejam registradas no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) e tenham a Carteira Nacional do Artesão ou Carteira Nacional de Trabalhador Manual (com a carteira válida no momento do atendimento);
  • Os produtores rurais que possuam inscrição estadual de produtor, número do Imóvel Rural na Receita Federal (NIRF), declaração de aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); ou Registro de Pescador.

Benefícios

O Sebraetec Ceará traz diversos benefícios às empresas participantes:

  • Conexão com a rede de prestadores de serviços tecnológicos com expertise para o atendimento;
  • Acompanhamento para assegurar os melhores resultados;
  • Melhor relação custo-benefício dos investimentos em inovação e tecnologia.
  • Através das áreas distintas, exploradas pelo programa os participantes poderão:
  • Registrar marcas e patentes para proteger o patrimônio e agregar valor;
  • Inovar nos produtos, processos, marketing e gestão;
  • Eliminar desperdícios e reduzir custos;
  • Automatizar processos e atuar em comércio eletrônico;

Como funciona?

O programa Sebraetec possui uma rede de prestadores de serviços de tecnologia em quatro áreas distintas de conhecimento:

Design

Processo intelectual, técnico e criativo de concepção, que contempla planejamento e desenvolvimento de projeto, focado no usuário, com uma abordagem integrada de produto, serviço, comunicação e/ou ambiente para a empresa.

Inclui: Design de comunicação, design de ambiente, design de serviços e design de produto

Produção e Qualidade

Ações que permitam conhecer e melhorar os processos produtivos das empresas, desde o recebimento das matérias-primas até a disponibilização do produto/serviço para o cliente final, incluindo melhorias que visam aumento de produtividade, melhoria da qualidade e redução de custos.

Também inclui ações que orientem as empresas na adequação de seus processos e produtos para atender requisitos especificados em normas e regulamentos técnicos, assim como serviços que permitem a compreensão do grau de conformidade de um produto, processo ou serviço a requisitos mínimos estabelecidos em normas ou regulamentos técnicos bem como na introdução de mecanismos na empresa que lhe ajudem na gestão da qualidade do negócio e dos produtos/serviços.

Inclui: mapeamento e melhoria de processos, cadeia de suprimentos, gestão da qualidade, certificação/inspeção.

Desenvolvimento tecnológico

Ações que visam desenvolver e melhorar os produtos das empresas, bem como planejar, adequar ou implementar novas tecnologias e inovações nas empresas para que elas possam obter novos processos e produtos/serviços que atendam de forma personalizada suas demandas. Incluem as ações para apoiar o desenvolvimento experimental, as ações das fases finais de desenvolvimento e, fundamentalmente, a introdução de inovações de produto e de processo que são novas para a empresa, mas não necessariamente para o mercado, assim como as ações relacionadas à propriedade intelectual e à gestão da inovação.

Inclui: e-commerce, indústria 4.0, propriedade intelectual, melhoria genética e biotecnologia, desenvolvimento de produto.

Sustentabilidade

Gestão sustentável na empresa, considerando os pilares ambiental, econômico e social. Abordagem na qual a empresa busca não só o resultado econômico, mas também os resultados ambiental e social, procurando, além disso, alinhamento às exigências de mercado. Nessa perspectiva, o bem-estar das pessoas, a preservação da natureza e os lucros estão integrados ao negócio e não podem ser dissociados.

Inclui: Saúde e segurança no trabalho, eficiência energética, Água, ar e solo, resíduos.

Como participar?

Confira os passos para acessar o Sebraetec Ceará:

  • Procure o atendimento da unidade Sebrae mais próxima do local em que sua empresa está sediada. Você também pode ligar através do 0800.570.0800 para falar com um de nossos consultores, eles lhe passarão todas as informações e procedimentos.
  • Se a demanda for enquadrada nos parâmetros do programa, será elaborada uma proposta de serviços de acordo com a necessidade identificada;
  • A assinatura da proposta e pagamento dos serviços serão feitos diretamente ao Sebrae no Ceará. Os pagamentos podem ser parcelados, inclusive por meio do cartão BNDES. O processo será acompanhado pelo Sebrae e ao final o preenchimento da avaliação do serviço é obrigatório.

Editais Sebraetec

Os Editais Sebraetec são a nova modalidade do Sebraetec Ceará lançada no dia 13 de maio de 2019 no Seminário de Inovação para os Pequenos negócios.

Confira as palestras deste evento, clicando aqui

Este programa possibilita aos pequenos negócios o acesso a soluções para adequação de produtos, processos, desenvolvimento de novos produtos e incorporação de novas tecnologias que gerem maior competitividade no mercado.

O apoio consiste na cessão de subsídio para atendimento às demandas inseridas nos temas da edição 2019.1, distribuídos entre os setores Agronegócios, Comércio, Serviços e Indústria.

Os atendimentos serão prestados pelas entidades SENAR, SENAC e SENAI e o processo seletivo é por meio de edital.

Para conhecer mais o Programa, clique aqui!

Editais

Confira os editais e seus prazos para atendimento!

Indústria

  • Inscrições de demandas pelas MPEs: 13 de maio a 24 de junho de 2019 24 de julho de 2019
  • Análise das demandas pelo Sebrae no Ceará e Entidade Executora: 15 de maio a 29 de junho de 2019 1º de agosto de 2019
  • Execução do Atendimento: 27 de maio a 16 de novembro de 2019

Confira o Adendo ao Edital de Inovação Indústria Nº01/2019

Comércio e Serviços

  • Inscrições de demandas pelas MPEs: 13 de maio a 24 de junho de 2019 24 de julho de 2019
  • Análise das demandas pelo Sebrae no Ceará e Entidade Executora: 15 de maio a 29 de junho de 2019 1º de agosto de 2019
  • Execução do Atendimento: 27 de maio a 16 de novembro de 2019

Confira o Adendo ao Edital de Inovação Comércio e Serviços Nº01/2019

Agronegócios

  • Inscrições de demandas pelas MPEs: 13 de maio a 10 de setembro de 2019
  • Análise das demandas pelo Sebrae no Ceará e Entidade Executora: 15 de maio a 30 de setembro de 2019
  • Execução do Atendimento: 27 de maio a 16 de novembro de 2019

Mais Informações

Fale com um EspecialistaAtendimento AgendadoCentral de Relacionamento

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: