Histórico

Criado em 1975, o Centro de Apoio Gerencial do Distrito Federal (Ceag-DF), instituição ligada ao Centro Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (Cebrae). A sede do Ceag-DF localizava-se no Setor de Indústrias e Abastecimento, em um galpão cedido pelo Governo do Distrito Federal. As capacitações e as consultorias empresariais representavam 95% do trabalho executado pelo Ceag-DF.

Após uma profunda crise durante o final da década de 1980, marcado por demissões e falta de recursos, em 28 de dezembro de 1990 acontece a transição do Ceag-DF para se tornar o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas empresas do Distrito Federal (Sebrae-DF). O Sebrae-DF integra o Sistema Sebrae, criado no mesmo ano.

Reconhecido nacional e internacionalmente, o Sebrae é um sistema de apoio ao desenvolvimento dos pequenos negócios que fomenta o desenvolvimento de microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas, produtores rurais e aspirantes a empreendedores, por meio de projetos e ações que contribuem para seu fortalecimento e para a economia do País.

Está pronto para apoiar desde aqueles que sonham em montar sua própria empresa até aqueles que querem crescer suas empresas. Em mais de quatro décadas de existência, o Sebrae se consolidou como especialista em pequenos negócios e o maior parceiro do brasileiro que quer empreender.

Disseminando ações de empreendedorismo e gestão empresarial nas regiões do Distrito Federal, o Sebrae no DF oferece atendimento individual, cursos, capacitações, informações, workshops, missões, eventos, consultorias e, principalmente, uma nova cultura empresarial que valoriza o empreendedor dos pequenos negócios.

Com o apoio da instituição, autônomos passaram a ser microempreendedores individuais e, posteriormente, alguns se tornaram donos de microempresas e empresas de pequeno porte. Casos de sucesso dos empreendedores apoiados pelo Sebrae no DF espalham-se por todas as Regiões Administrativas (RAs).

Com postos de atendimento espalhados por todo o DF – além dos atendimentos feitos por telefone e pela internet –, o Sebrae no DF se orgulha da avaliação positiva feita pelos brasilienses em todos os lugares por onde passam colaboradores, instrutores, consultores, orientadores, agentes e parceiros da instituição.

Acesse o Estatuto e Regimentos do Sebrae no DF.

Estatuto Social Sebrae no DF Regimento Interno do Conselho Deliberativo do SEBRAE-DF Regimento Interno do Conselho Fiscal do SEBRAE-DF Regimento Interno do SEBRAE-DF

Memorial Sebrae
  • Histórico
  • Missão, Visão e Valores

O Memorial Sebrae consolida um legado de conhecimento e resultados, apresentando as rotas percorridas pelo Sebrae ao longo dos seus 45 anos de apoio aos pequenos negócios no Brasil.

É um espaço em que nos mostra que a história não deve ser pensada apenas como resgate do passado.

A história precisa ser utilizada como marco referencial a partir do qual as pessoas redescobrem valores e experiências, reforçam vínculos presentes, criam empatia com a trajetória do Sebrae e ajudam na reflexão sobre o planejamento do futuro.

Conheça mais sobre a história e atuação do Sebrae no DF.

Missão, Visão e Valores
  • Memorial Sebrae
  • Dirigentes e Conselheiros

Missão

Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos Pequenos Negócios e estimular o empreendedorismo.

Visão

Ter excelência no desenvolvimento dos pequenos negócios para a construção de um país mais justo, competitivo e sustentável.

Valores

Compromisso com o resultado, Conhecimento, Inovação, Sustentabilidade, Transparência e Valorização Humana.

Dirigentes e Conselheiros
  • Missão, Visão e Valores

O Sebrae no DF é orientado pelo Conselho Deliberativo, integrado por representantes dos mais diversos segmentos do setor produtivo privado e de instituições creditícias, além de elementos de ligação com os governos.

Fazem parte do Conselho o Banco de Brasília S.A – BRB; o Banco do Brasil S.A. – BB; a Caixa Econômica Federal - Caixa; a Companhia de Planejamento do Distrito Federal - Codeplan; a Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal - Fape/DF; a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Distrito Federal - Faci/DF; a Federação das Indústrias do Distrito Federal - Fibra; a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal - Fecomércio; a Secretaria de Estado de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia – SEDICT; o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae Nacional; e a Universidade de Brasília - UnB.

Dirigentes e Conselho Deliberativo 2019