ACESSO A SERVICOS FINANCEIROS

Serviços Financeiros - Sebrae/ES

Leia notícias, informações e orientações sobre serviços financeiros.

Notícias

MP autoriza cobrança de preços diferentes conforme meio de pagamento - 27/12/2016

O presidente Michel Temer assinou medida provisória (MP) que permite a cobrança de preços diferentes dependendo do prazo ou do meio de pagamento utilizado. A decisão permitirá que o lojista cobre um preço maior em compras feitas com cartão de crédito, o que até agora era vedado.

A iniciativa faz parte do pacote anunciado há cerca de duas semanas pelo governo para reaquecer a economia.

A MP 764, que entra em vigor hoje, diz que “fica autorizada a diferenciação de preços de bens e serviços oferecidos ao público, em função do prazo ou do instrumento de pagamento utilizado”. O texto também determina a nulidade de cláusulas contratuais que proíbam ou restrinjam a diferenciação de preços.

Além de Temer, assinam a MP o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Eduardo Guardia, e o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn. O texto da medida provisória está disponível na edição do “Diário Oficial da União” desta terça-feira.

Sebrae e BC atuam para aprovar Empresa Simples de Crédito

O acesso a crédito simplificado pode estar mais perto da realidade das Micro e Pequenas empresas. Em seis meses, um grupo de trabalho com membros do Sebrae e do Banco Central apresentará ao Congresso Nacional o projeto das Empresas Simples de Crédito (ESC), excluído do texto final do Projeto de Lei Complementar (PLC) 25/2007 – Crescer sem Medo, sancionado em outubro. A ideia é que o novo texto contenha uma pré-regulamentação em sua estrutura para que normas e funcionamento fiquem claros, sem margem a distorções. O grupo de trabalho foi anunciado pelo presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, no encerramento do II Fórum de Cidadania Financeira., no dia 22 de novembro.

Inadimplência dos pequenos negócios atinge nível recorde

O acesso ao crédito pelas micro e pequenas empresas teve crescimento real de 35% entre janeiro de 2012 e agosto de 2016. Por outro lado, a inadimplência dos pequenos negócios foi de 3,08% a 8% no período avaliado. Os dados constam no levantamento inédito Indicadores de Crédito das MPE no Brasil, produzido pelo Banco Central e pelo Sebrae. O estudo foi apresentado no dia 21 de novembro, na abertura do II Fórum de Cidadania Financeira, em Brasília.

O último mês de agosto também marcou a maior taxa média de juros paga pelos pequenos negócios no período estudado: 43% ao ano. O lançamento do estudo ressalta a importância da mensuração de indicadores que norteiem as ações inclusivas dos pequenos negócios no Sistema Financeiro Nacional. “Esse monitoramento permanente vai nos apoiar a aperfeiçoar o nosso trabalho, para que as micro e pequenas empresas tenham acesso cada vez melhor ao crédito, condição fundamental para que sejam bem-sucedidas”, avalia Heloisa Menezes, diretora-técnica do Sebrae Nacional.

Encontros ajudam na construção da Cidadania Financeira

Aberto oficialmente na tarde de segunda-feira (21), pelo Sebrae em parceria com o Banco Central, o II Fórum de Cidadania Financeira, que aconteceu em Brasília até terça-feira (22), teve início com cinco Encontros Técnicos promovidos no Nacional. Na abertura dos encontros, no auditório do Sebrae, o gerente da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros (UASF), Alexandre Comin, e a chefe do departamento de educação financeira do Banco Central, Elvira Cruvinel, lembraram da importância do debate para a construção do novo Plano para Fortalecimento da Cidadania Financeira.

O objetivo principal foi discutir a inclusão financeira dos pequenos negócios, com destaque especial para uma possível padronização do acesso dos Microempreendedores Individuais (MEI) a serviços financeiros; mudanças da legislação e operacionalização da ampliação da oferta de microcrédito e as iniciativas de educação financeira voltadas aos MEI.

Assuntos de interesse de pequenos negócios

Gestão Financeira

Consultorias em Finanças oferecidas pelo Sebrae:

  • Gestão econômico/financeira;
  • Sistemas contábeis;
  • Captação de recursos financeiros para projetos de apoio às MPE;
  • Acesso a serviços financeiros;
  • Contabilidade para Micro e Pequenas Empresas;
  • Meios eletrônicos de pagamento.

Essas consultorias são específicas para pessoas jurídicas e, para contratar alguma delas, entre em contato com a Central de Relacionamento, por meio do número 0800 570 0800, e agende um atendimento presencial na agência do Sebrae mais próxima.

Aplicativo Meu Negócio em dia - clique aqui e conheça.

Simulador de tributos

O simulador de tributos é uma ferramenta que permite ao empresário e seu contador avaliarem qual é o melhor regime tributário para o negócio: Simples ou Presumido.

Para extrair as informações, os seguintes passos deverão ser seguidos:

  • Acessar a calculadora;
  • Selecionar o ramo de atividade;
  • Fornecer o valor da receita anual;
  • Fornecer o valor da folha de salário.

Acesse a calculadora de tributos

Acesso a Crédito

Fampe

O objetivo Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE) é facilitar o acesso de pequenos negócios a financiamentos, por intermédio de garantias complementares em operações de crédito junto a instituições financeiras conveniadas.

O Fampe tem a função exclusiva de complementar garantias exigidas por instituições financeiras conveniadas ao Sebrae, que atua como avalista. Ou seja, não substitui totalmente a necessidade de garantias da própria empresa, nem pode ser utilizado quando o cliente já possui todas as garantias exigidas para o acesso a um financiamento. Desta forma, o banco conveniado ao Sebrae pode exigir somente garantias para a parcela do financiamento não coberta pelo Fampe.

Nossocrédito

Programa especial de microcrédito oferecido pelo Bandes, o Nossocrédito permite ao micro e pequenos empresários desenvolverem o seu negócio e alavancar a economia do estado do Espírito Santo. As taxas de juros são bem abaixo das praticadas pelo mercado, e as condições de pagamento são facilitadas.

Acesse informações sobre o Nossocrédito e solicite o seu financiamento.

E-book Orientação Sobre Serviços Financeiros

Com o objetivo de orientar o pequeno empresário e fomentar o empreendedorismo, o Sebrae no ES produziu o e-book Orientação sobre Serviços Financeiros, que apresenta informações sobre acesso a crédito, relacionamento com as instituições financeiras e as principais linhas de financiamento disponíveis.

O download é totalmente gratuito e o arquivo é PDF.

E-book Orientação Sobre Serviços Financeiros

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: