this is an h1

this is an h2

Finanças
Sebrae promove palestras sobre finanças em Imperatriz
As ações também orientaram alunos e fizeram parte da programação da 3a Semana Nacional de Educação Financeira, promovida pelo Sebrae

“É muito importante conhecermos como funciona as finanças e toda essa área de mercado, para nos prepararmos para o futuro, já que estaremos à frente, em breve, de nossas próprias profissões, por isso devemos nos preparar de forma educativa e preventiva”, afirma Ana Beatriz Lago de Sousa, uma das alunas do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), que participou das palestras sobre Finanças e O Que não fazer na Crise, promovidas pelo Sebrae na última quarta-feira (18),  no auditório do IFMA em Imperatriz.

Beatriz e mais de 200 alunos do IFMA, participaram das palestras e ações que integraram a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, que o Sebrae realizou  de terça (17) a sexta-feira (20), em Imperatriz e teve como objetivo conscientizar jovens, empreendedores e demais interessados, sobre a importância do planejamento financeiro, para que desenvolvam relações equilibradas com o dinheiro e decisões acertadas sobre as finanças e consumo.

Em Imperatriz, a programação deu início na terça feira (17), na escola da Rede Pública, Caic, com alunos do ensino médio, que assistiram a palestra: Educação Financeira para jovens empreendedores. Na ocasião, o gestor de projetos do Sebrae, Alysson Santos Oliveira, responsável pela ação, deu dicas aos jovens, orientou sobre finanças e apresentou como funciona  o ambiente empreendedor.

“Nossa intenção é conscientizar esses jovens, que futuramente estarão à frente dos negócios em nossa região, seja como futuros empreendedores ou desempenhando outras atividades. Trouxemos informações, para que eles conheçam mais sobre o funcionamento das finanças, área econômica em geral e saibam da importância do planejamento financeiro, assim como condições ideias dos negócios bem cedo”, explica o gestor Alysson.

O aluno da escola Caic,  Paulo Henrique Alves, disse ter aprendido mais sobre o universo do empreendedorismo, conhecendo informações importantes da área. “Foi um momento importante pra tirarmos dúvidas e obter mais aprendizado sobre economia, já que muitas vezes não temos oportunidades de saber detalhes sobre o mercado”, destacou.

Para a vice-diretora da escola Caic, Joseane de Almeida Carvalho, a iniciativa do Sebrae é bastante inovadora, pois dá oportunidade aos alunos de se familiarizarem com temas da economia, indispensáveis para a atualidade. “Foram enriquecedoras as orientações repassadas aos nossos alunos, até para entenderem mais o atual momento da nossa economia”, pontuou.

No dia 18, a ação foi voltada para alunos do IFMA - Campus Imperatriz, e reuniu cerca de 200 alunos da instituição, que participaram de duas palestras.

A servidora do Ifma, Rejane Nascimento Ferreira, destaca como positiva as palestras realizadas na instituição. ”Precisamos inserir mais informações de gestão financeira na educação de nossos jovens. Orientações como essas são ricas para eles terem o contato e saberem o funcionamento dos negócios, finanças e de práticas econômicas que de certa maneira, já fazem parte da realidade deles”, concluiu.

As palestras nas instituições de ensino, também buscaram despertar o comportamento empreendedor nos jovens, ajudar inicialmente no desenvolvimento de habilidades necessárias ao empreendedorismo, conhecendo mais sobre as finanças, mundo dos negócios, especialmente na  gestão financeira, sabendo para onde vai o seu dinheiro e o das empresas, identificando as ferramentas corretas para melhor organização. 

Já na sede da Regional, a programação da Semana foi voltada para orientar os micro e pequenos empresários sobre as condições ideais para melhorarem seus negócios, com dicas de autofinanciamento, controle de seu dinheiro pessoal e da empresa, dentre outros assuntos da área financeira em geral.

Semana de Educação FINANC

A Semana Nacional de Educação Financeira é uma ação Nacional de Instituições como o Banco Central, a FEBRABAN e parceiros, que tem como propósito conscientizar o indivíduo sobre a importância do planejamento financeiro, para que desenvolva uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões acertadas sobre finanças e consumo.

A Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF é uma iniciativa pública que reconhece a educação financeira e previdenciária como ferramenta de inclusão social, de melhoria da vida do cidadão e de promoção da estabilidade, concorrência e eficiência do sistema financeiro do país.

Em 2016 o Sistema Sebrae resolveu aderir mais fortemente à 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, com ações voltadas para o pequeno empreendedor, realizadas no período de 16 a 20 de maio.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?