this is an h1

this is an h2

Cooperação
Sebrae realiza Hackatour focado no trade turístico
Maratona tem como objetivo fomentar inovação, criação de startups e o desenvolvimento de soluções tecnológicas no segmento do turismo.

De 31 de maio a 02 de junho, o Sebrae realiza o Hackatour 2019, evento focado no desenvolvimento de soluções tecnológicas para negócios do setor turístico, criação de startups e estímulo à inovação.

Trata-se de uma espécie de maratona, com ampla programação voltada para três tipos de perfis de participantes: o público ligado ao negócio do turismo (estudantes, professores, empreendedores do trade e demais outros ligados a atividades do setor); programadores e desenvolvedores, além de designers. A programação compreenderá palestras, brainstorming, mentorias, seleção e premiação das melhores soluções tecnológicas criadas durante a maratona.

O QUE É?

O termo hackatour é uma alusão ao ‘hackathon’, mistura das palavras hack, traduzida como programar de modo excepcional, e ‘marathon’, que significa maratona.  É uma ferramenta originalmente ligada à produção de software, mas que vem sendo largamente usada no mundo inteiro para geração de soluções para problemas e desenvolvimento da inovação, integração de equipes e networking, dentre outros benefícios.

“O Hackatour é uma adaptação dessa ferramenta que vai permitir a formulação de soluções alinhadas aos gargalos do setor e à realidade local”, explica Shamia Renata Mendonça, gestora do projeto Cadeia de Valor do Turismo em São Luís, executado pelo Sebrae na região metropolitana.

“Os participantes passarão por um processo de imersão acompanhado por mentores, cujo resultado será a formulação das soluções tecnológicas, tendo como base o entendimento sobre os problemas da atividade turística em São Luís”, acrescenta ela.

Inscrições - As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na Loja Sebrae até o dia 30 de maio. O investimento é de R$ 60,00 (sessenta reais), individual. Para programadores, clique aqui. Já designers gráficos, devem se clicar aqui e estudantes, professores, empreendedores do trade e demais outros ligados a atividades do setor deverão se inscrever aqui.

Após inscritos, os participantes formarão equipes multifuncionais, compostas obrigatoriamente com pelo menos um participante de cada um dos perfis desejados (pessoas ligadas ao business turismo, programadores e designers). Confira o regulamento do Hacktour 2019 aqui.

FUNCIONAMENTO

Hackatour se inicia no dia 31 de maio, às 18h. Prossegue nos dias 1º e 02 de junho, de 8h às 22h. Nesse período, os participantes serão desafiados a produzir soluções tecnológicas para problemas do trade turístico de São Luís, indicados pela organização. 

Todos os projetos deverão ser criados durante a maratona e as soluções podem englobar, por exemplo, sites, aplicativos, plataformas de gestão, entre outros.

“Além de trabalhar em equipes, os participantes terão a chance de planejar e pensar soluções para problemas reais, atuando em um ambiente que permite testar as soluções inovadoras, como também propiciará o surgimento de produtos e serviços que poderão ser explorados como negócio”, analisa Danielle Abreu, gestora de projetos do Sebrae Maranhão.

Ao final da maratona, serão escolhidas as três melhores soluções considerando-se critérios como utilidade, funcionalidade, alcance, originalidade e potencial de vendas, dentre outros.

Serão premiados o primeiro colocado, com participação no Case 2019; o segundo colocado com uma viagem para a ABAV Expo 2019, que acontece em São Paulo; e o terceiro colocado com uma solução de capacitação oferecida pelo Sebrae.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?