O Sebrae no Maranhão

O Sebrae - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, é uma entidade civil sem fins lucrativos, criada pela Lei 8.029/90 e Decreto 99.570/90, mantida por repasses das maiores empresas do país, proporcionais ao valor de suas folhas de pagamento. O Sebrae é formado por uma unidade central - Sebrae Nacional - e por unidades operacionais localizadas em cada estado da federação e no Distrito Federal.

O Sebrae no Maranhão busca por meio de parcerias com os setores público e privado, fortalecer o empreendedorismo no Estado e promover o desenvolvimento dos pequenos negócios.

As soluções oferecidas pelo Sebrae no Maranhão atendem desde o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio até pequenas empresas que já estão consolidadas e buscam maior eficiência e crescimento no mercado.

Diretoria
  • O Sebrae no Maranhão
  • Código de Ética

Raimundo Coelho de Sousa Presidente do CDE

é Engenheiro Agrônomo formado pela Escola de Agronomia do Maranhão, em 1977, com especialização em Planejamento Agropecuário, formado pela Sudene em 1978. Funcionário de carreira da Secretária Estadual de Agricultura e Pecuária (esgrima) desde 1973, teve passagem pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de 1978 a 1984, e é co-autro do livro “Instruções Básicas para o Uso Adequado de Herbicidas”, publicado pela Sagrima em 1976 no Maranhão.

Ainda foi presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema) de 1986 a 1998 e de 2016 a 2019, prefeito do município de Fortuna, de 1997 a 2004; diretor de pesquisa da Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural, de 2009 a 2010; secretário Adjunto de Agricultura e Pecuária do Maranhão de 2011 a 2014; e vice-presidente do CDE do Sebrae no Maranhão, de 2016 a 2018.  

Além disso, foi membro do Conselho de Recursos Fiscais do Estado do Maranhão, de 1988 a 1989; do Conselho Estadual de Previdência Social do MA, de 1993 a 1995; do Conselho Administrativo da Companhia de Mecanização Agrícola do MA, de1993 a 1995; do Conselho da Universidade Estadual do Maranhão, em 1996; e ainda é membro do Conselho Empresarial Maranhense para o Agronegócio, dos Conselhos Deliberativos da Sudam e da Sudene.   

Albertino Leal Barros Filho Diretor Superintendente

é Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão e especialista em Gestão pública pela USP e tem MBA em Administração para Altos Executivos pela Fundação Instituto de Administração da USP.

Foi funcionário e carreira do Banco do Brasil, onde assumiu diversos cargos de gestão, de 1987 a 2008, é empresário dos segmentos de turismo e locação de veículos e teve passagens pelo Banco do estado do Piauí, entre 1985 e 1987, e pela prefeitura de São Luís, onde foi Controlador Geral do município, de 2009 a 2010, secretário municipal de Governo, de 2010 a 2012; secretário municipal de Educação, em 2012; secretário extraordinário de Assuntos Políticos, de 2009 a 2012, de Orçamento Participativo, de 2011 a 2012.

Além disso foi gestor do Centro de Ensino d Educação Superior (Cesvale-PI) de 2010 a 2012 e superintendente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), de 2013 a 2018.

Mauro Borralho de Andrade Diretor Técnico

Administrador de empresas  pela Universidade Estadual do Maranhão, em 1994, e é especialista em planejamento estratégico de marketing, pela Fundação Getúlio Vargas, e em gestão de Projetos de Iniciativas Sociais, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Gestão de desenvolvimento Local, pela Organização Internacional do Trabalho e Doutorando em Ciências Econômicas, pela Universidad Nacional de Matanza.

Funcionário de carreira do Sebrae no Maranhão, desde 2001, onde assumiu a Gerência Regional de Balsas; Gerência da área de Operações, Gerência Estadual da Carteira de Projetos de Agronegócios; a coordenação estadual da área de Soluções Empresariais e Coordenação do Projeto de Turismo na região metropolitana de São Luís.

Rachel Miranda Jordão da Silva - Diretora Administrativa e Financeira

Administradora de Empresas pelo Centro Unificado do Maranhão (Ceuma), possui MBA em Marketing e em Gestão Empresarial pela FGV-ISAN. É funcionária de carreira do Sebrae no Maranhão onde já exerceu os cargos de gerente da Carteira de Turismo e Artesanato, de coordenadora de Marketing e Eventos e gerente da unidade de Gestão de Pessoas.

Código de Ética
  • Diretoria

Este código fortalece o compromisso do Sebrae no Maranhão com condutas e ações que observem princípios da ética e da moralidade, mandamento constitucionais e legais como transparência, austeridade, eficiência, consciência social e comprometimento.

Download Código de Ética Sebrae no Maranhão (pdf)