DIFERENCIAÇÃO

Casa e construção: tendências em negócios

Dicas de sucesso para negócios de casa e construção

A indústria da construção é um dos setores mais representativos do país. Sua cadeia produtiva reúne construtoras, fabricantes e comerciantes de materiais, máquinas e equipamentos, além de serviços técnicos e imobiliários especializados e consultorias de projetos, engenharia e arquitetura.

A capacidade produtiva e o desenvolvimento nacional estão diretamente relacionados ao desempenho do setor. Além disso, a cadeia de construção tem importante papel social, pois cria oportunidades de emprego e renda.

O setor da construção civil passou por um momento de forte expansão até o ano de 2012, impulsionado por financiamentos com taxas de juros atrativas e programas sociais como o Minha Casa, Minha Vida e de Aceleração do Crescimento (PAC). Após esse período, houve desaquecimento de atividades no setor, principalmente devido a momentos instáveis na política nacional.

Em meio às incertezas do cenário atual, o mercado teve que se reinventar e, com isso, surgiram novas tendências e oportunidades para a melhoria da qualificação do setor e, consequentemente, das vendas.

Conheça algumas tendências em negócios de casa e construção:

  • Lojas 4D - Modelo de loja de materiais de construção com layout baseado na análise dos fluxos da loja, medido por antenas de Wi-Fi que capturam o movimento de clientes.
  • Aplicação de porcelanato líquido 3D - Valoriza o ambiente e é lucrativo.
  • Nanotecnologia do concreto – Melhoria do desempenho e durabilidade.
  • Contour Crafting - Impressão em 3D de estruturas de casas para visualização do cliente.
  • Imagens térmicas – Tecnologia que apresenta áreas mais quentes e frias de um objeto para análise de viabilidade do projeto.
  • Concreto autocurável - Método de autocura do concreto com o uso de precipitação bacteriana para aumento da vida útil das edificações.
  • Concreto permeável - Facilita o escoamento de águas pluviais em áreas urbanas pavimentadas.
  • Tinta que absorve a energia solar – Imita os paineis solares e está sendo desenvolvida pela Universidade de Alberta (Canadá).
  • Faça você mesmo – Tendência comportamental mundial de reparar construções.

 

O setor está investindo cada vez mais em práticas sustentáveis como a utilização de materiais ecológicos e gestão de resíduos nas obras. Além disso, muitas construtoras têm desenvolvido projetos voltados para a eficiência energética, uso de recursos naturais, automatização de serviços e construção de novos sistemas multimodais e de distribuição nas cidades.

Outra tendência do mercado é a oferta de serviços agregados como a entrega de produtos sem custo, treinamento gratuito para uso de materiais e dicas de reformas. A oferta de capacitações a distância para operários da construção civil também tem contribuído para a diminuição da falta de qualificação técnica, um dos principais problemas do setor. A tendência de construção enxuta, baseada no princípio Just in Time, contribui para o corte de processos que não agregam valor às obras, favorecendo a manutenção contínua do ritmo produtivo e a realização eficiente do trabalho, unindo atividades complementares simultaneamente.

Os empreendedores da construção devem investir no planejamento do negócio para que possam enfrentar futuros desafios. O segredo do sucesso é a elevação da produtividade, redução de custos e a eficiência na gestão.

Dicas de sucesso

  • Escolha fornecedores de boa procedência e comprometidos com prazos
  • Utilize produtos de qualidade na obra executada e equipamentos modernos na prestação de serviços
  • Invista na capacitação constante da sua equipe. Serviços terceirizados requerem acompanhamento e controle eficientes
  • Pratique networking em eventos do setor para conhecer tendências de mercado e firmar parcerias
  • Não acumule obras em atraso, pois exigirão mais investimento do que o planejado
  • Pratique o bom atendimento para a fidelização de clientes