ABERTURA DE EMPRESA

Como abrir um negócio de chocolates, trufas e bombons

O mercado de chocolates está cada vez mais competitivo, o que representa uma ótima oportunidade para quem quer investir nesse ramo de negócio

Quem trabalha com chocolate artesanal costuma atender mercados específicos, realidade diferente do mercado de chocolates industrializados, que são produzidos em grande escala.

Muitos consumidores preferem comprar chocolates diferenciados e personalizados para presentear em épocas comemorativas.

O negócio de chocolates, trufas e bombons representa uma ótima oportunidade para quem quer investir. 

Estrutura

A instalação da área de produção não requer espaço físico muito grande. Será necessário apenas equipar com fogão, micro-ondas, geladeira, pia, bancada de trabalho, armários, utensílios domésticos e uma pequena área de estoque de produtos.

Compra e venda

É preciso saber comprar. Não invista em embalagens e enfeites muito caros. Você poderá se especializar no atendimento a determinados públicos ou trabalhar com vários deles.

Cole nos chocolates uma etiqueta com seu telefone, a fim de facilitar futuras encomendas. Use a criatividade e matéria-prima de qualidade. Inove constantemente, tanto nas receitas quanto nas embalagens.

Legislação

A legislação é muito exigente com aqueles que trabalham com alimentos, por isso fique atento às normas da Vigilância Sanitária. Faça o curso de manipulação de alimentos e não se descuide da higiene do ambiente de produção, dos utensílios e de quem prepara os alimentos.

Caso você decida vender seus produtos para restaurantes, loja de presentes e outros estabelecimentos, crie uma etiqueta que contenha a data de fabricação e validade do produto, bem como os ingredientes utilizados. Comunique a Vigilância Sanitária sobre o início da produção.

Planejamento

É importante estruturar bem o seu negócio para evitar gastos desnecessários. Recomenda-se que você não comprometa todo o dinheiro que ganhar.

Reserve uma parte dele para investir no negócio, fazer promoções e estar preparado para algum gasto não previsto.

Divulgação

Invista em cartões de visitas e ímãs de geladeira que poderão ser entregues junto com as encomendas. Os produtos e as promoções podem ser divulgados por meio de panfletos.

Gestão

O futuro de seu negócio depende da forma como você o gerencia. Não basta fazer chocolates, bombons e trufas que encantam clientes. É preciso saber exatamente qual é o retorno que essa atividade lhe proporciona.

Na área de alimentos, é necessário conhecer e acompanhar de perto os custos e o lucro que você obtém em cada produto. Fique atento às dicas de gestão e contribua para o sucesso do seu negócio.

Como montar uma fábrica de produtos de chocolate

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: