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Empreendedorismo | ABERTURA DE EMPRESA
Como abrir um negócio de chocolates, trufas e bombons

O mercado de chocolates está cada vez mais competitivo, o que representa uma ótima oportunidade para quem quer investir nesse ramo de negócio

· 24/10/2014 · Atualizado em 26/06/2017
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Quem trabalha com chocolate artesanal costuma atender mercados específicos, realidade diferente do mercado de chocolates industrializados, que são produzidos em grande escala.

Muitos consumidores preferem comprar chocolates diferenciados e personalizados para presentear em épocas comemorativas.

O negócio de chocolates, trufas e bombons representa uma ótima oportunidade para quem quer investir. 

Estrutura

A instalação da área de produção não requer espaço físico muito grande. Será necessário apenas equipar com fogão, micro-ondas, geladeira, pia, bancada de trabalho, armários, utensílios domésticos e uma pequena área de estoque de produtos.

Compra e venda

É preciso saber comprar. Não invista em embalagens e enfeites muito caros. Você poderá se especializar no atendimento a determinados públicos ou trabalhar com vários deles.

Cole nos chocolates uma etiqueta com seu telefone, a fim de facilitar futuras encomendas. Use a criatividade e matéria-prima de qualidade. Inove constantemente, tanto nas receitas quanto nas embalagens.

Legislação

A legislação é muito exigente com aqueles que trabalham com alimentos, por isso fique atento às normas da Vigilância Sanitária. Faça o curso de manipulação de alimentos e não se descuide da higiene do ambiente de produção, dos utensílios e de quem prepara os alimentos.

Caso você decida vender seus produtos para restaurantes, loja de presentes e outros estabelecimentos, crie uma etiqueta que contenha a data de fabricação e validade do produto, bem como os ingredientes utilizados. Comunique a Vigilância Sanitária sobre o início da produção.

Planejamento

É importante estruturar bem o seu negócio para evitar gastos desnecessários. Recomenda-se que você não comprometa todo o dinheiro que ganhar.

Reserve uma parte dele para investir no negócio, fazer promoções e estar preparado para algum gasto não previsto.

Divulgação

Invista em cartões de visitas e ímãs de geladeira que poderão ser entregues junto com as encomendas. Os produtos e as promoções podem ser divulgados por meio de panfletos.

Gestão

O futuro de seu negócio depende da forma como você o gerencia. Não basta fazer chocolates, bombons e trufas que encantam clientes. É preciso saber exatamente qual é o retorno que essa atividade lhe proporciona.

Na área de alimentos, é necessário conhecer e acompanhar de perto os custos e o lucro que você obtém em cada produto. Fique atento às dicas de gestão e contribua para o sucesso do seu negócio.


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