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Empreendedorismo | ABERTURA DE EMPRESA
Como montar uma sorveteria

Inventado pelos italianos, o sorvete é um tipo de alimento muito apreciado pelos brasileiros

· 07/11/2014 · Atualizado em 13/12/2016
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Tipos de sorveteria

O mercado de sorvetes vivencia um crescimento inédito, alavancado por dois fenômenos: as fortes ondas de calor em locais que antes tinham temperaturas mais amenas e o fortalecimento da economia brasileira, que impulsionou o consumo das classes mais populares.

Nos últimos anos, o faturamento desse mercado no Brasil cresceu 26,5%, segundo estimativas do levantamento feito pela Mintel – uma empresa de pesquisa global. De acordo com o estudo, o setor vem crescendo, em média, 33% nos últimos cinco anos.

Com isso, o Brasil é o 4º maior mercado de sorvetes no mundo, atrás de EUA, China e Japão.

Existem vários tipos de sorveterias que variam em qualidade, preço, atendimento e sabores. É importante que o empreendedor escolha qual tipo irá montar: self-service ou tradicional.

Independente da estrutura de atendimento, o empresário pode investir na fabricação própria do produto ou optar por uma franquia, modalidade bastante praticada nesse tipo de negócio. 

Sazonalidade do negócio

Esse tipo de negócio possui sete meses de bom rendimento e cinco meses em que o movimento é mais fraco (de março até julho).

Nos meses mais quentes as lojas devem investir o máximo possível em marketing e em novos lançamentos, a fim de atrair mais clientes e garantir recursos, para que a sorveteria se mantenha em funcionamento nas épocas em que há menos vendas.

Nas épocas mais fracas do ano, a criatividade é de grande importância para manter o movimento de clientes no empreendimento. Podem ser oferecidas, por exemplo, outras opções no cardápio da sorveteria, como chocolate quente, milke shake, sorvete quente e tortas de sorvete.

É importante se empenhar para mudar a mentalidade dos consumidores de que sorvete só é bom nos dias quentes de verão.

O empresário tem três alternativas para garantir a rentabilidade do negócio nesses meses de sazonalidade:

  •  Usar o mesmo produto para outro público
  •  Usar a tecnologia já existente para produzir outro produto
  •  Criar novos produtos para o mesmo público
Dicas de sucesso

Pequenas armadilhas na manutenção da higiene podem incomodar e, o que é pior, afastar os clientes:

  • Evite usar água do reservatório que é usado para enxaguar as conchas
  • Mantenha fechadas as cubas com as coberturas
  • Use colheres e conchas de cabos longos para evitar o contato da mão do cliente com os sorvetes e coberturas
  • Prefira balcões com tampas divididas para o cliente abrir somente um dos lados
  • Cuide para que o balcão fique a uma altura média do cliente
  • Tome extremo cuidado na reposição dos sorvetes, para evitar qualquer contaminação
  • Providencie a limpeza constante de mesas, balcões e pisos, para impedir a concentração de insetos
  • Evite panos largados sobre o balcão, pois causam péssima impressão
  • Os funcionários devem estar uniformizados, e os que trabalham na produção deverão usar luvas e gorros
  • Coloque lixeiras em locais estratégicos, para que os clientes descartem as embalagens e guardanapos
  • Coloque porta-guardanapo em cada mesa.


Para manter a boa qualidade do sorvete, verifique, diariamente, as condições de refrigeração dos equipamentos. O sorvete colocado no freezer deve estar a uma média de 10 cm da linha de frio.

Como o freezer fica aberto grande parte do tempo, o ar quente provoca excesso de condensação, formando uma camada de gelo rapidamente. Essa camada isola o frio e diminui a capacidade de refrigeração, existindo, ainda, a possibilidade de o gelo cair no sorvete.


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