COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR

Marketing de conteúdo para alavancar a sua empresa

Buscar alternativas de divulgação online não é uma questão de opção, mas de sobrevivência no mercado

O varejo não é mais como antes. Novas formas de comercialização surgem a cada momento e com elas novos métodos para divulgação de produtos e serviços.

Buscar alternativas para alcançar o mercado online não é somente uma questão de opção, mas de sobrevivência no mercado cada vez mais competitivo.

A pesquisa realizada pela ConsumerLab, da Ericsson, aponta o crescimento da conectividade dos brasileiros por meio do envio de mensagens instantâneas no celular. Enquanto a média global dos internautas é de 59% por semana, o Brasil alcançou o percentual de 83% no ano passado.

A tendência é que esses números cresçam e que as plataformas de mensagens, redes sociais e de negócios eletrônicos sejam ainda mais utilizadas pelos consumidores.

Difícil é deixar de ser fascinado por este mercado online que cresce cada vez mais. Afinal, quem não quer “bombar” no Facebook, no Instagram e estar no topo do Google? Vale quase tudo para estar presente nas redes sociais e conquistar muitas curtidas e compartilhamentos.

Para alcançar relevância nas redes sociais é preciso ir além de fotos, mensagens e do marketing pessoal e empresarial. É necessário construir uma reputação, caminho percorrido a longo prazo.

Investir em um e-commerce ou rede social exige a definição de estratégias, objetivos, metodologia e monitoramento por meio de indicadores.

Você sabe o que quer alcançar com as suas publicações? Qual o melhor horário para postagens? Quem são os consumidores que sua empresa deseja atrair? Quais os assuntos de interesse do seu público potencial? Que indicadores serão utilizados para monitorar os resultados?

Começar respondendo algumas perguntas é uma boa alternativa para atuar de forma mais organizada e estratégica na internet. Além disso, é preciso seguir o plano desenvolvido e ajustá-lo à medida que os resultados apontarem novas necessidades.

Nesse contexto, é importante contemplar o desenvolvimento de conteúdos digitais que sirvam de suporte para que sua empresa seja percebida como uma instituição ética, responsável e que preza a disseminação e compartilhamento do conhecimento.

Atuar com o marketing de conteúdo significa oferecer informações relevantes aos seus consumidores promovendo o interesse e engajamento dos clientes. 

Antes de investir em qualquer plataforma online, monte sua estratégia e lembre-se de avaliar o mercado. Quantas pessoas estão falando sobre o assunto? Vale a pena criar mais um canal ou mostrar relevância nos canais existentes?

Participe das conversas de empresas parceiras, pesquise conteúdos em blogs e plataformas, opine e contribua. Conquiste a necessidade de ser ouvido antes mesmo de construir seu próprio canal de comunicação.

Débora Andrade Carvalho  
Analista do Sebrae Minas                                         

 

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