COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR

Millennials: os empreendedores do momento

Geração utiliza a tecnologia e a inovação para empreender no mercado cada vez mais competitivo

Os nascidos após 1982 fazem parte da geração millennial, faixa etária mais representativa no mercado norte-americano, com poder de compra em torno de US$ 2,45 trilhões de dólares. Segundo a empresa de consultoria Booz Allen, até o final de 2016, eles serão 44% da população economicamente ativa no Brasil.

Os millennials nasceram na era da tecnologia, realizam tarefas múltiplas, se importam com a agilidade nas transações e, além de tudo, querem saber a relevância, a história e os valores das empresas com as quais se relacionam. Trabalhar com o que gostam, sentir-se bem, vivenciar novas experiências e pagar um preço justo são questões importantes para essa geração digital e com mais acesso à informação.

Estes consumidores são os mesmos que estão criando novos modelos de negócios para facilitar a vida das pessoas por meio de soluções ágeis. Eles buscam aprender com as situações conflitantes e constrangedoras e acabam criando ou adaptando produtos e serviços às novas realidades de consumo.

Os desenvolvedores Brian, Joe e Nathan do Airnb estavam sem dinheiro para pagar o aluguel do apartamento em São Francisco, Califórnia. Quando foram informados sobre uma conferência de designers na cidade, tiveram a ideia de locar o espaço para participantes: uma mulher de meia idade, um indiano e um pai de família. A iniciativa rendeu uma intensa troca de experiências e transformou-se em uma das principais plataformas de hospedagem do mundo: o Airbnb‎.

Os jovens da geração millennial buscam novidades que geram diferenciais competitivos para seus empreendimentos. Além disso, sabem que esses diferenciais precisam ser atualizados. Nada é estático, tudo se movimenta, se reinventa e pode ser melhorado.   

Se você tem dificuldade para acompanhar as tendências do mercado, novos aplicativos e canais de marketing e precisa desenvolver formas criativas para engajar seus clientes, considere contratar um millennial para sua equipe. Ele está sempre conectado, conhece os aplicativos e possui flexibilidade para conciliar sua vida pessoal e profissional. Essa geração acredita que o melhor local de trabalho é aquele que oferece autonomia para criar.

Os jovens empreendedores do momento estão revolucionando a forma de consumo no mundo, atentos às necessidades para transformá-las em oportunidade. Empreender para essa turma é sinônimo de brincar, trocar experiências e cocriar.                                                                                              

Débora Andrade Carvalho
Analista do Sebrae Minas

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: