Finanças

Como aumentar a lucratividade da empresa

Gestão é palavra-chave para melhorar os resultados do negócio

Aumentar os lucros é um desafio para qualquer empresa. Mas, para conseguir esse resultado, às vezes é preciso percorrer um longo caminho e tomar as providências adequadas. É bom lembrar que o aumento da lucratividade não depende apenas do crescimento das vendas, mas de um conjunto de iniciativas de gestão. O analista do Sebrae Minas João Paulo Lopes Pereira chama a atenção para algumas dessas medidas essenciais:

- A primeira: estudar a possibilidade de aumentar o preço de seus produtos ou o ticket médio de vendas.

- A segunda: aumentar a receita com a ampliação de sua carteira de clientes. Daí a importância de analisar as possibilidades para aumentar o share (participação) de mercado. Nesse ponto, exige-se do empreendedor um esforço considerável, pois, muitas vezes, o mercado em que atua pode estar saturado. A diversificação de produtos também pode ajudar a aumentar a carteira de clientes.

- A terceira: criar uma estratégia para aumentar os índices de recompra de seus clientes, ou seja, propor alternativas para que o cliente compre seus produtos por mais vezes. Nesse tópico, o analista acrescenta uma observação: “Os clientes procuram mais que produtos e serviços. Eles buscam experiências de compartilhamento”.

- A quarta: manter um rigoroso controle e monitoramento dos custos totais, compostos basicamente pelos custos variáveis e despesas fixas. Os primeiros estão associados principalmente aos fornecedores, por isso é importante avaliar e criar políticas que facilitem a negociação.   No caso das despesas fixas, o monitoramento ajuda a mantê-las em níveis aceitáveis, de acordo com a capacidade da empresa ou setor.

No esforço para alcançar a lucratividade, João Paulo também sugere que o empreendedor encontre respostas para alguns questionamentos básicos. “Como participar mais da carteira do meu cliente”? “O que mais é possível oferecer a ele em minha estratégia e mercado de atuação (core business)”? “Como aumentar o market share (participação de mercado)”? “Se tenho de aumentar o preço dos serviços e produtos, como convencer meu cliente que aquele valor é justo”?



O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: