Inovação

Oito dicas para acelerar sua startup

Conheça as estratégias que podem fazer seu negócio deslanchar no mercado

  • Leia mais

As startups são empresas que possuem modelos de negócios disruptivos, estão sempre pensando na transformação e inovando. Começam pequenas, com ou sem CNPJ, mas são criadas para atender necessidades reais do mercado. Elas podem atuar em diversas áreas, mas é no universo da tecnologia da informação que escalam as boas ideias.

Muitas startups têm despontado e crescido com mais consistência, principalmente nos segmentos de saúde, impacto social, educação, internet das coisas, meio ambiente e finanças. Mas como é possível acelerar o crescimento de uma startup?

Para a analista do Sebrae Minas, Márcia Valéria Machado, as startups já nascem pensando grande, com ideias que podem impactar a forma de fazer negócios em diversos segmentos. Mas, para isso, devem estar antenadas às transformações tecnológicas e ao comportamento do consumidor. “O mais importante é não esperar que investidores cairão do céu. O empreendedor não deve ter medo de levar um não”, completa a analista do Sebrae.

Nesse processo de crescimento, as startups enfrentam riscos e desafios, como a falta de capital de giro para investimento próprio e negócios desenvolvidos sem foco no cliente. “Por isso, tenha paciência e não desista de sua ideia. Aproveite para  planejar e desenvolver uma solução que realmente faça diferença no mercado e que atenda às necessidades do seu cliente”, sugere Márcia.

Lembre-se que receber investimentos não deve ser a meta do empreendedor, mas um aporte pode ser muito útil ou necessário. Como os investimentos são baseados em critérios como confiança, retorno sobre o capital e alinhamento entre as estratégias e os objetivos do dono do capital e da empresa investida, encontrar um investidor na fase inicial pode demorar mais do que se espera. 

Conheça oito dicas para acelerar o crescimento da sua startup:

  • 1. Acredite no seu negócio e seja o seu principal investidor: se o empreendedor não está disposto a investir na sua ideia nenhum investidor o fará. Quer dinheiro? Mostre resultados.
  • 2. Tenha uma boa equipe: é importante ter perfis distintos que se complementem. Tenha paciência e valorize os talentos.
  • 3. Trabalhe com dedicação e engajamento. Seja flexível e mude junto com o seu cliente.
  • 4. Amplie sua rede de contatos e tenha um bom network. Misture-se, participe de eventos, cursos, congressos e conheça pessoas. Ali pode estar um grande cliente ou um grande parceiro.
  • 5. Esteja antenado com as inovações e disposto a desapegar-se de ideias pré-formatadas. Antecipe tendências.
  • 6. Conheça a si mesmo: nunca ache que está pronto e que não precisa de ninguém.
  • 7. Faça uma boa gestão:  tenha os números na ponta do lápis.
  • 8. Mostre-se! Seja conhecido e não perca o foco! Entenda seu cliente e seu mercado. Não seja mais um na multidão.

Leia mais



O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: