POLÍTICAS PÚBLICAS

Compras Públicas

Quer vender para o Governo? Aprenda o que você deve fazer, quais as modalidades mais adequadas ao seu negócio e veja as licitações abertas em todo o Brasil.

Compras públicas

A adoção do Regime Diferenciado de Contratação e os novos processos de compras exclusivas para MPE's evidenciam uma nova tendência na administração pública, onde os compradores públicos assumem papel de protagonista.

A qualificação e conhecimento de gestores públicos é fundamental para minimizar riscos, atingir os critérios objetivos em um mecanismo de seleção e buscar a opção mais vantajosa para a adminsitração pública.

Com o objetivo de garantir o sucesso de todas as etapas de compra, o Sebrae atua na qualificação de compradores através de uma série de atividades junto aos municípios, cartilhas, que você pode fazer o download nesta página, e um site que concentra todas as licitações do governo para consulta.

Consulte as melhores oportunidades de venda para o Governo

Modalidades

Para que a administração pública possa realizar qualquer tipo de aquisição de bens ou a contratação de obras ou serviço é necessário que se siga um rito processual podendo ser pela utilização de uma dispensa de licitação, uma inexigibilidade ou mesmo por alguma modalidade licitatória como carta-convite, tomada de preço, concorrência ou pregão.

Atualmente, também pode ser utilizqdo o Regime Diferenciado de Contratação - RDC, que por questões legais, tem seu alcance restrito a certas compras e contratações. Saiba mais sobre cada uma das modalidades abaixo.

Cartilhas

Entenda o que é uma licitação, suas modalidades e forma de utilização, bem como os ritos processuais e os benefícios que devem ser dispensados aos pequenos negócios.




A cartilha a seguir foi desenvolvida com o propósito de apresentar os ritos processuais de um pregão presencial ou eletrônico e os benefícios que devem ser considerados para os pequenos negócios.

Cartilha Pregão Presencial e Eletrônico (PDF)

 

 

 

Já a cartilha "Regime Diferenciado de Contratações" apresenta os benefícios desta modalidade e os procedimento operacionais que precisam ser tomados para a inclusão desses benefícios às MPE's.



Na cartilha a seguir você encontrará o passo a passo para impulsionar as compras públicas, com as MPE's, ficando a par dos conceitos e regras que norteiam o Registro de Preços, bem como a legislação aplicável e entendimentos do Tribunal de Contas da União sobre o assunto.

Cartilha SRP - Sistema de Registro de Preços (PDF)

Curso

Para auxiliar você a compreender de maneira prática como se dá o fornecimento de bens e serviços para a administração pública, o Sebrae oferece o curso à distância "Compras Governamentais". Confira o conteúdo:

- Módulo 1 - Licitação: Uma Nova Oportunidade para o seu Negócio.
- Módulo 2 - A MPE na Licitação Pública - Conhecer as Leis para Controlar os Riscos.
- Módulo 3 - Aprender a Licitar Minimizando Riscos - Parte I.
- Módulo 4 - Aprender a Licitar Minimizando Riscos - Parte II.
- Módulo 5 - Encontrando Novas Oportunidades para o seu Negócio.

O cursos é 100% gratuito e com vagas ilimitadas o ano todo.
Não deixe de se inscrever!

Curso Compras Governamentais (EAD)

Vídeos



O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: