ATITUDE EMPREENDEDORA

Formação de Empreendedores em Eventos

A 1ª Turma começa em junho de 2017. Participe e seja referência no mercado.

  • Facilitadores do curso

Esta é mais uma iniciativa do Sebrae Mato Grosso, para oferecer aos empreendedores do segmento de eventos do Estado, uma oportunidade de se destacar e elevar cada vez mais a qualidade dos serviços.

Este curso foi pensado para todos os profissionais envolvidos no segmento de eventos. E nele que os participantes vão aprender e conhecer e aprender a fundo, tudo que envolve a organização e gestão de eventos, de todos os
portes.

Uma grande oportunidade de se especializar e se destacar em um dos segmentos que mais cresce no país. Segundo dados do II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil, o setor foi responsável por 4,3% do PIB nacional, movimentando mais de 200 bilhões de reais.

Preparar profissionais para atuar no mercado de eventos, visando desenvolver as habilidades de gestão e realização de eventos dos mais diferentes tipos e finalidades de eventos.

Profissionais de eventos, hotelaria, turismo e agências de viagem, gestores de entidades públicas, privadas e do terceiro setor, secretários executivos, estudantes universitários dos cursos de administração, relações públicas e demais pessoas interessadas em desenvolver habilidades para planejar, organizar e realizar eventos.

Carga horária total: 200h

Investimento:

  • R$ 3.400,00 (Pessoa Física)
  • R$ 3.200,00 (Pessoa Jurídica)

* Parcelamento em 10 vezes sem juros

Registre abaixo seu interesse ou ligue: 0800 570 0800.

Facilitadores do curso
  • Conteúdo

Ney Huberto Neves – Graduado em Turismo pela Universidade do Rio de Janeiro e pós graduado em Gestão de Negócios no Turismo pela UnB - Universidade de Brasília, Atua há 24 anos no turismo, sendo 22 deles dedicados ao turismo de negócios e eventos. Diretor da Le Lieu Marketing, empresa especializada em marketing estratégico de destinos turísticos, Atuou nos Convention & Visitors Bureau do Rio de Janeiro, Florianópolis, Brasília e Iguassu. Trabalhou por sete anos na EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo | Ministério do Turismo onde criou a Gerência de Turismo de Eventos. Atuou na Gerência Executiva do Escritório Brasileiro de Turismo (EMBRATUR |Ministério do Turismo) em Buenos Aires, cobrindo a Argentina, Chile e Uruguai.

Alexsandra Gomes – Pós-graduada em marketing, pela Universidade Estadual da Paraíba e graduada em administração de empresas pela Universidade Federal da Paraíba.Consultora há mais de 13 anos, atuando principalmente na área de endomarketing. Fundadora da Melhore Consultoria e Treinamentos, representante estadual do Grupo Pão de Açúcar para treinamentos, inclusive atuou na formação de multiplicadores para o grupo. Foi professora de graduação e pós-graduação em disciplinas de Gestão e Marketing.

Maria Rita Peres – Bacharel em turismo, especialista em gestão da qualidade no turismo, doutoranda em educação. Atualmente é: professora efetiva do IFPB - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, das disciplinas de Planejamento e Organização de Eventos, Prática Profissional em Eventos, Cerimonial e Protocolo, Gestão da Qualidade, Qualidade em Serviço; sócia da Anamar Turismo, agência de viagens. Foi coordenadora durante 11 anos do curso de bacharelado em Turismo, do IESP - Instituto de Educação Superior da Paraíba, onde ministrou diversas disciplinas na área de turismo e de eventos.

Marcos J. T. Oliveira – Profissional de marketing, jornalista formado pela Universidade Católica de Petrópolis (RJ). Pós-graduado em Gestão Cultural pela Universidade Santo Tomás, Colômbia. Freelancer, especializado em turismo, cultura e entretenimento; especialista em assessoria de imprensa personalizada (jobs e consultoria) no turismo e outras áreas; organizador (montagem e coordenação) de famtours e famTrips (viagens com jornalistas e agentes de viagens); Organizador de eventos em geral (feiras, lançamentos, convenções, workshops, etc.); curador de conteúdo e gestão de redes sociais; editor do Blog Redescobrindo e idealizador da Série Redescobrindo (evento realizado com embaixadas e consulados estrangeiros); colaborador freelancer dos veículos Diário do Turismo, Rede TV Rondônia, MICE Business, Revista Empresas do Vale, Site Travel for Life, Imprensa e Mídia, Turismo de Minas; colunista de turismo na Revista Ribeirão Connection e Diário dos Hotéis.

Izabel Morais - Psicóloga organizacional com especialização em psicologia social e do trabalho e em estratégia empresarial. Sólida vivência profissional como analista e gestora de processos de seleção e desenvolvimento de pessoas, na SAELPA (ENERGISA) e como gestora de ensino da Faculdade Tecnológica UNIUOL, por cinco anos (2004 – 2009). Atualmente é professora universitária em cursos de graduação e pós-graduação; consultora em desenvolvimento humano; consteladora e coach, certificada pela Áurea Castilho Consultores Organizacionais e pelo Metaforum Internacional Camp – Mendes RJ, por meio da Academia de Desenvolvimento de Competência – Berlim/Alemanha.

Flávia Mastrobuono - Professora das disciplinas de planejamento e organização de eventos corporativos e turismo de eventos, em diversas universidades, como Anhembi, Morumbi, São Judas Tadeu e Senac. Empresária da Domínio Eventos, Agência Full Service fundada em 1997, especializada em planejamento, organização e coordenação de eventos estratégicos (ferramentas de negócios e de comunicação), como lançamentos de produtos, eventos de relacionamento, festas comemorativas, simpósios, congressos, montagem de estandes em feiras, organização de viagens corporativas, coletivas de imprensa, entre outros. Vasta experiência na elaboração e administração de projetos de eventos com planejamentos estratégicos, incluindo administração de budgets, tomada de valores e negociação com todos os tipos de fornecedores de serviços para eventos.

Ferdinando Lucena - Turismólogo e pós-graduando em turismo de base local. Exerceu a Chefia de Gabinete da Secretaria de Turismo da Prefeitura, de João Pessoa. Atualmente é Gestor Executivo do Convention & Visitors Bureau de João Pessoa, atuando como consultor na área de projetos e captação de eventos, Ocupa os cargos de Secretário Executivo do Fórum Turístico do Litoral da Paraíba, Interlocutor do Grupo Gestor da Capital, no Projeto 65 Destinos Indutores e Membro do Comitê Gestor do Projeto Orla de João Pessoa.

Andrea Nakane - Tem formação multidisciplinar – é bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, possui especializações em marketing, em administração e organização de eventos, em educação do ensino superior e mestrado em hospitalidade. Possui 24 anos de experiência profissional acumulada e vivência na área de hospitalidade e indústria. É autora do Livro: Segurança em Eventos – Não dá pra ficar Sem! Também é autora de diversas obras acadêmicas e mercadológicas. É membro do MPI – Meeting Professional International, já tendo sido vice-presidente de educação do capítulo brasileiro, por dois mandatos. Tem experiência como docente, em 19 anos de atuação no ensino superior.

Vanessa Martin - Mestra pela ECA/USP, MBA em Economia do Turismo pela FIPE/USP. Possui mais de 30 anos de atuação em várias áreas do turismo, sendo 20 deles em eventos de âmbito internacional, nacional e regional. Consultora de empresas na área de eventos e revitalização organizacional, especialista em controle de processos, captação de gestão e organização de eventos, além de palestrante, colunista e autora de livros na área, com destaque para o "Manual Prático de Eventos". Foi consultora de Captação de Eventos da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais. É professora de graduação e pós-graduação em várias universidades brasileiras.

Conteúdo
  • Facilitadores do curso

MÓDULO 01
05 a 09 de Junho | 15 horas
DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES
Facilitadora: Izabel Morais (PB)

  • Integração;
  • Autoconhecimento;
  • Percepção de si e do outro;
  • Interação em equipe;
  • Fatores de desenvolvimento de uma equipe de alta performance.

MÓDULO 02
10 a 15 de Julho | 27 horas
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
Facilitadora: Vanessa Martin (SP)

  • Conceituação;
  • A importância do pré-projeto para a elaboração de um bom projeto;
  • Gestão Sustentável de Eventos;
  • O planejamento e a organização de eventos;
  • A coordenação geral e a definição da equipe de trabalho (comissões setoriais);
  • Gerenciando patrocínios e apoios x orçamento do evento;
  • A realização do evento;
  • A avaliação do evento (público alvo x organizadores)
  • O pós- evento
  • Resultado do módulo: Projeto do Evento da Prática de Eventos – Elaborado. 

MÓDULO 03
17 a 22 de Julho | 30 horas
COMUNICAÇÃO E MARKETING EM EVENTOS
Facilitadora: Vanessa Martin (SP)

  • Marketing, a marca, criatividade e patrocínio em eventos;
  • Conceituação;
  • Formas de comunicação;
  • Itens comercializáveis e cotas de patrocínio;
  • Patrocinadores;
  • Estratégias de comunicação, marketing e patrocínio para Eventos;
  • Técnica de venda do evento;
  • Elaboração de projeto de comunicação, marketing e patrocínio do evento. 

MÓDULO 04
31 de julho a 03 de agosto | 12 horas
CARACTERIZAÇÃO GERAL DE EVENTOS
Facilitadora: Flávia Mastrobuono (SP)
Facilitadora: Flávia Mastrobuono (SP)

  • Conceituação;
  • Tendências do turismo de eventos & negócios;
  • Características gerais de eventos;
  • Fundamentos operacionais dos diferentes eventos;
  • Perfil gerencial do organizador de eventos;
  • O profissional de eventos e as exigências do mercado de trabalho;
  • Legislação para eventos.

MÓDULO 05
28 de agosto a 01 de setembro | 15 horas
ASSESSORIA DE IMPRENSA PARA EVENTOS
Facilitador: Marcos J. T. Oliveira (SP)

  • Diagnóstico de universo de comunicação no segmento de eventos;
  • Peculiaridades e desafios da assessoria de imprensa;
  • Relacionamento com a imprensa – definindo a comunicação para o seu perfil de evento;
  • Mapeamento de imprensa – como selecionar os veículos;
  • Produtos da assessoria de imprensa e comunicação – dicas e orientações gerais;
  • Mensuração e análise de resultados;
  • Ações antes/durante/ pós eventos;
  • Como montar uma sala de imprensa;
  • Normas de credenciamento e abordagem aos profissionais de imprensa;
  • Atendimento à imprensa estrangeira;
  • Organização de “press” e “blog trip”;
  • Cases do segmento de eventos e postura do profissional em gestão de crise.

MÓDULO 06
18 a 21 de setembro | 12 horas
PROMOÇÕES E CAPTAÇÃO DE EVENTOS
Facilitador: Ferdinando Lucena (PB)

  • Conceituação;
  • Preparando-se para captar um evento;
  • Estratégias de captação de eventos;
  • Parcerias na captação de eventos; 
  • Competitividade dos destinos turísticos na captação de eventos;
  • A importância do Convention & Visitors Bureau na captação de eventos.

MÓDULO 07
16 a 20 de outubro | 15 horas
SEGURANÇA EM EVENTOS
Facilitadora: Andrea Nakane (SP)

  • Eventos e segurança: historicidade;
  • Conceituação segurança em eventos;
  • Tipos de segurança no Brasil;
  • Segurança privada;
  • Ferramenta de apoio à segurança em eventos;
  • Variáveis de segurança em eventos;
  • Dimensão do público;
  • Perfil do público;
  • Público interno;
  • Colaboradores e terceirizados;
  • Espaço físico;
  • Alimentos e bebidas;
  • Entorpecentes;
  • Trajes;
  • Condições climáticas;
  • Situações especiais: Roubos e furtos; Arrecadação da taxa de direitos autorais musicais; Lei do silêncio; Serviços de valet; Doenças; Shows pirotécnicos e efeitos especiais; Geradores; Sonorização; Brindes; Menores em eventos; Transporte; Desordem pública e violência.
  • Gerenciamento de crise;
  • Estudos de casos.

MÓDULO 08
06 a 10 de novembro | 15 horas
MODELO DE NEGÓCIO
Facilitadora: Alexsandra Gomes (PB)

  • Cenário atual para negócios;
  • O processo empreendedor;
  • O empreendedor de eventos;
  • Viabilizando eventos através do planejamento;
  • Obtendo ajuda para o planejamento;
  • Transformando a sua ideia em modelo de negócio;
  • Guia para construção de modelo negócio.

MÓDULO 09
21 a 25 de novembro | 30 horas
CERIMONIAL PROTOCOLO E ETIQUETA
Facilitador: Ney Huberto Neves (RJ)

  • Conceituação;
  • Marcos históricos: fundamento do cerimonial;
  • Tipos de cerimoniais;
  • O papel do cerimonialista;
  • Cerimonial público e privado;
  • Elementos do ambiente cerimonioso;
  • Composição de mesas;
  • Ordem de precedência: como lidar com cada caso;
  • O uso de bandeiras e demais símbolos nacionais;
  • Lidando com ausências, atrasos e representações;
  • Mestre de cerimônia: característica e funções;
  • Como preparar um roteiro (script);
  • Lidando com cerimônia específicas: casamentos, bodas, aniversários etc. 
  • Etiqueta social e profissional: comportamento específicos às diversas situações de convivência e relacionamento;
  • Comportamento à mesa;
  • O uso de trajes.

MÓDULO 10
27 de novembro a 02 de dezembro | 29 horas
PRÁTICA DE EVENTOS
Facilitadora: Maria Rita Peres (PB)

  • Preparação final dos eventos; 
  • A importância de um cronograma físico e financeiro bem elaborado;
  • Últimos ajustes dos eventos;
  • Trabalho em equipe e comissões definidas;
  • Os fornecedores de serviços;
  • A imprensa;
  • Os convidados;
  • O evento.