RECRUTAMENTO DE PESSOAL

4 dicas para recrutar a pessoa certa

Surgiu uma vaga na sua empresa, mas você não sabe como encontrar a pessoa certa? Atenção para essas dicas que separamos para você.

Na hora de abrir o processo de recrutamento em seu negócio é necessário detalhar as descrições de cada cargo e função, mas paralelo a isso é preciso identificar o perfil da pessoa que você deseja contratar. Assim, as chances do recrutador encontrar o candidato perfeito para a vaga aumenta.  

Para definir com precisão o perfil do profissional a ser contratado deve-se considerar:

  • Conhecimentos na área de atuação;
  • Habilidades necessárias para desempenhar a função; 
  • Experiência do candidato com o cargo em questão; 
  • Formação acadêmica ou técnica.

Tendo como base esses quatro pilares na hora de encontrar um bom profissional o Sebrae na Paraíba selecionou algumas dicas para você levar em consideração na hora de contratar seu próximo funcionário.

1. Reconheça os talentos internos da sua empresa

Pode parecer clichê, mas antes de contratar alguém de fora da sua empresa para desempenhar uma função que abriu vaga é mais vantajoso promover alguém que se encaixe na vaga.

Uma boa maneira de fazer isso é investir no desenvolvimento e no aprimoramento de competências técnicas através de programas de retenção de talentos. Assim a sua empresa vai ter uma equipe qualificada, já adaptada a rotina da sua empresa e pronta para assumir um cargo com mais responsabilidades.

2. Deixe claro as funções da vaga publicada  

Na hora de divulgar uma vaga em sites de buscas ou até mesmo nas redes sociais da empresa é necessário deixar claro quais serão as funções exercidas pelo candidato, isso diminui a possibilidade de pessoas que não possuem habilidades compatíveis com as anunciadas de se candidatarem.

Nessas horas, “vender” a imagem da sua empresa é fundamental. Deixe claro os benefícios da vaga, o horário de trabalho e o que se espera do candidato, isso facilita na hora do recrutador escolher a pessoa ideal para a vaga.

3. Contrate um profissional na hora de escolher os seus funcionários

Essa dica vai exclusivamente para as empresas que não possuem um setor de RH interno responsável por realizar o recrutamento de novos funcionários.

Na hora de contratar alguém para assumir determinados cargos em sua empresa é de extrema importância investir em uma equipe de contratação. Esse profissionais aumentam a eficiência e reduzem o tempo de seleção.

Sem mencionar que eles vão seguir o perfil da pessoa ideal passado por você e, para encontrá-la, vão fazer entrevistas, provas e avaliações de habilidades que fazem toda a diferença no dia a dia da sua empresa.

4. Mapeie os principais candidatos 

É necessário mapear os principais candidatos para a vaga em questão, sejam eles profissionais já conhecidos no mercado ou candidatos que já lhe enviaram currículos. Esse mapeamento nada mais é que o cruzamento de dados reais da empresa baseado na opinião dos seus funcionários.

Fale com alguns dos seus funcionários e pergunte sobre pessoas capazes de assumir determinada vaga, após isso, fale com ex-chefes dos mesmos para saber o potencial e quais as funções da vaga eles conseguem desenvolver.

Com esses parâmetros, a sua empresa pode obter um conjunto de pessoas capacitadas para participar do processo seletivo. Após mensurar essas informações faz-se necessário passar para a pessoa responsável pelo recrutamento.  

Seguindo essas dicas na hora de contratar alguém para a sua empresa as chances de encontrar uma pessoa que atendam às suas expectativas é muito grande. Caso deseje saber mais sobre recrutamento entre em contato com o Sebrae mais próximo. Temos uma equipe formada por especialistas prontos para atender a sua demanda.

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