LIDERANÇA

A mulher como líder empresarial

A liderança feminina em empresas é uma realidade nos dias de hoje. Conheça algumas atitudes que podem elevar o reconhecimento de nossas empreendedoras.

É conhecida a realidade mais dificultosa apresentada às mulheres no mundo dos negócios. Com obstáculos diferentes daqueles apresentados aos homens, as mulheres devem encontrar soluções eficazes igualmente diferentes para tais problemas.

A princípio, é importante não se desestimular caso se encontre em um ambiente de negócios majoritariamente masculino. Conheça suas habilidades e melhore-as, encontre suas falhas e busque corrigí-las, sempre se avaliando e executando suas funções da melhor maneira possível. Não tema a possibilidade de arriscar e inovar, principalmente se estiver ocupando ou almejando uma posição de liderança.

Em tal posição, agindo como líder, é extremamente importante que não se tenha receios em relação à construção de bons contatos. O tão conhecido networking pode oferecer oportunidades profissionais importantíssimas, mas vale sempre lembrar que seus benefícios vão além. Um bom círculo de profissionais capazes à sua volta pode lhe oferecer grande suporte quando necessário, desde conselhos em tempos de turbulência no seu negócio a orientações mais sucintas e explicativas sobre como agir. Também é um aspecto que poderá te elevar a posições superiores na hierarquia de uma empresa, visto que trabalhos bem realizados e boas relações são a combinação perfeita para isso.

Como dito, a inovação também é um aspecto importante de um trabalho bem exercido, especialmente em uma posição de liderança ou jornada para tal. O medo de quebrar certos padrões pode levar a uma rotina indesejada ou estratégia de negócios inerte, que tem medo de se modificar ou falha em se adaptar a novas tendências. Seja um exemplo dessa adaptabilidade, esteja sempre ciente do seu micro e macroambientes com o intuito de nunca soltar as rédeas do seu negócio frente ao mercado. O Sebrae listou e contou a história de três empreendedoras brasileiras de grande sucesso, que superaram seus desafios e se destacaram no seus ramos, confira!

Infelizmente, o número de mulheres liderando negócios de alto impacto ainda é baixo. É necessário que se haja uma conscientização maior em empresas quanto aos problemas enfrentados por mulheres empreendedoras atualmente, definindo quais deles devem podem ser resolvidos a curto prazo e quais necessitem de um processo de mudança mais longo e duradouro no mindset empresarial. A mulher empreendedora prova diariamente que não deixa a desejar em nada em comparação a seus colegas e seu potencial deve ser incentivado.

Dentre as dificuldades enfrentadas pela mulher no cenário empreendedor, várias estão relacionadas ao ambiente criado na empresa e os relacionamentos cultivados internamente. Saiba que atitudes podem ser tomadas a fim de evitar as consequências negativas destes diferentes problemas em artigo no portal da Endeavor Brasil.

 

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: