RURAL

Agricultura orgânica e seus benefícios

Comprometida com a produtividade do solo, a agricultura orgânica busca trabalhar em harmonia com a natureza.

A agricultura orgânica ressalta os malefícios do uso de fertilizantes sintéticos de alta solubilidade e agrotóxicos. Esta prática agrícola preocupa-se com a saúde dos seres humanos, dos animais e das plantas. Para isso, adota técnicas integradoras e aposta na diversidade de cultura, onde o resultado é o equilíbrio dos solos biologicamente ativos.

Para que isso seja possível a agricultura orgânica possui quatro fundamentos básicos, sendo eles:

  • Respeito à natureza
  • Diversificação de culturas
  • Independência dos sistemas de produção
  • Reconhecimento de que o solo é um organismo vivo

Esse modo de produção assegura o fornecimento de alimentos orgânicos e saudáveis mais saborosos e de maior durabilidade e cada vez mais ganha visibilidade no mercado consumidor.

Critérios para a realização da agricultura orgânica

Para atender esta nova demanda, em 1979 foi definido os critérios que consideram uma agricultura orgânica, com intuito de regulamentar a rotulagem dos alimentos que tivessem essa procedência. Para isso, é necessário atender os seguintes requisitos:

Serem produzidos, colhidos, distribuídos, armazenados, processados e embalados sem aplicações de fertilizantes, pesticidas ou reguladores de crescimento sinteticamente composto.

Por causa disso, atualmente, é possível identificar os produtos orgânicos nas gôndolas das grandes redes de supermercados.

Tendências do mercado

No atual cenário mundial, principalmente em países industrializados, a tendência do mercado orgânico é altíssima. As perspectivas crescem também quando se fala na participação brasileira nos mercados de frutas tropicais, carnes e outros produtos básicos. Por isso, se você é um empreendedor agrícola e deseja expandir para o segmento orgânico (ou se já produz alimentos de forma orgânica), este é um excelente momento para começar a expandir internacionalmente o seu negócio.

Por onde começar

Começar um negócio é difícil, pois há questões burocráticas e administrativas que nem sempre estamos preparados para resolver. O Sebrae na Paraíba pode ajudar você a iniciar o seu negócio, temos vários cursos que podem ajudar você na hora da capacitação, sem falar nas consultorias exclusivas para você que deseja a ajuda do Sebrae. Converse também com os nossos especialistas e saiba como exportar os seus produtos.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: