COMÉRCIO ELETRÔNICO

Aprenda a criar uma loja virtual

Aprenda com o Sebrae o processo de criação de uma loja virtual.

Com o aumento da tecnologia é cada vez mais comum as grandes empresas criarem sua versão virtual, mas com a otimização dos processos e com o apoio do Sebrae na Paraíba está cada vez mais fácil de criar o seu e-commerce.

Nesse artigo você vai entender como criar uma loja virtual de sucesso desde o planejamento do projeto à gestão do conteúdo. Siga o nosso passo-a-passo e expanda a sua empresa. 

Planeje a criação do seu e-commerce 

Ao decidir abrir uma loja virtual é preciso se atentar a detalhes como gestão e logística do e-commerce, por isso é de extrema importância ter um bom planejamento e um plano de negócio eficaz. 

A principal diferença entre uma loja virtual e uma tradicional é o meio de acesso aos produtos que estão à venda, por isso o planejamento deve ser feito com a mesma dedicação. 

Escolha a plataforma certa para hospedar sua loja virtual 

Escolher a plataforma certa é o maior problema que os empreendedores encontram nessa jornada. Existem três tipos de soluções em e-commerce, sendo elas: Open Source, Híbridas e Proprietárias. Ao escolher a plataforma ideal é necessário avaliar as pretensões da empresa e do público-alvo desejado. 

É preciso ter em mente que uma loja virtual pode crescer muito da noite para o dia, por isso é necessário contratar uma plataforma que atenda às necessidades da empresa hoje, mas que seja suficiente para os próximos cinco anos.  

Elabore a comunicação visual do seu site  

Chegamos a parte responsável pela criação e o desenvolvimento da sua loja virtual. É preciso estudar a forma como as pessoas vão entender o seu site e assim definir o mapa do site, o design e a navegação.

Com o aumento do uso de smartphones é necessário fazer um site responsivo que se adeque aos consumidores, por isso é importante criar uma interface que seja familiarizada ao público, aumentando assim a permanência deles em sua loja virtual. 

Realize a gestão de conteúdo da sua loja virtual 

A gestão de conteúdo é tudo aquilo que pode ser observado pelos usuários do seu e-commerce. Imagens, descritivos de produtos, regulamentos, banners, textos e assim por diante, cada conteúdo criado para sua loja virtual tem especificações, por isso é necessário atentar-se aos pequenos detalhes. 

O gestor de conteúdo tem um papel muito importante nessa etapa, pois ele é responsável por organizar e monitorar todas as informações necessárias do seu e-commerce. 

Cuide da operação e logística da sua empresa

Operação e logística são áreas responsáveis pela organização dos processos após o recebimento do pedido. Nessa etapa você precisa entender sobre atendimento ao cliente, gerenciamento de estoque, gestão de transportes, embalagens, conferência dos pedidos e logística reversa. 

Todos esses assuntos são importantes para garantir que o produto chegue ao seu cliente de forma rápida e com toda a qualidade que a sua loja virtual pode garantir. 

Elabore uma estratégia de marketing digital para o seu e-commerce 

Depois de planejar a loja virtual, escolher a plataforma, organizar a logística de operação e distribuição, atribuir funções à equipe e estruturar todo o negócio é hora de anunciar a sua loja virtual, por isso uma estratégia de marketing digital é fundamental para fazer a sua empresa ser notada pelo seu público. 

Existem ferramentas de vendas, canais de divulgação e relacionamento que promovem a venda do seu produto, mas para fazer tal feito é necessário uma estratégia de marketing eficaz que utilize ferramentas de divulgação em sites de buscas e redes sociais.  

Tire suas dúvidas com o Sebrae

Criar uma loja virtual não é fácil, mas nós do Sebrae na Paraíba estamos disponíveis em nossos pontos de atendimento para esclarecer todas as suas dúvidas. Para saber mais informações sobre lojas virtuais nós disponibilizamos aqui o guia de e-commerce, criado pela Apadi.

Neste guia, tanto o micro e pequeno empreendedor quanto o gestor de corporações de médio e grande porte terão conhecimento suficiente para acompanhar o trabalho da agência digital e, inclusive, para selecionar a melhor empresa especializada.

Baixe o Guia de E-Commerce (PDF)