ABERTURA DE EMPRESA

Cinco dicas para abrir uma empresa

Abrir seu próprio negócio é o sonho de todos os brasileiros, mas a maioria não sabe por onde começar.

Pensando nisso, o Sebrae na Paraíba elaborou cinco dicas essenciais para a abertura da sua empresa, vem conferir! 

1. Descubra seu perfil empreendedor 

Antes de começar um negócio é necessário saber se você tem perfil empreendedor e como será a atuação da sua empresa no mercado escolhido. Conhecer a realidade do mercado e organizar um plano de negócios é fundamental para descobrir se você realmente deseja atuar nesse setor. 

2. Converse com empreendedores

Conversar com pessoas que possuem um negócio que deu certo é muito importante para clarear as suas ideias, mesmo que elas não atuem no mesmo mercado que você.

Neste bate-papo serão compartilhadas experiências de gestão empresarial, dicas do que deve ser feito para atrair os primeiros clientes, programas governamentais de auxílio ao empreendedor, entre outros benefícios.  

3. Capacite-se na sua área de atuação 

Ter conhecimento prévio da área que deseja atuar é fundamental, mas como tudo muda rapidamente, significa que precisamos atualizar nossos conhecimentos na área escolhida também. 

Além disso, conhecimentos sobre gestão de empresas, gerenciamento de pessoas, delegação de tarefas, entre outros, é essencial para manter sua empresa bem gerida. Você pode fazer o curso Torne-se um Líder do Sebrae e entender mais sobre o universo empreendedor. 

4. Obtenha crédito para a sua empresa

Parar começar uma empresa é necessário ter  capital de giro, mas caso você não tenha uma quantia para iniciar o seu projeto, você pode obter crédito para empreendedores. Por isso é importante saber quais procedimentos e cuidados tomar na hora de buscar um financiamento.

Saber quais são os principais fatores avaliados pelos agentes financeiros, os documentos exigidos e o valor dos juros que será cobrado podem determinar se vale a pena ou não negociar com determinados bancos. 

5. Registre a sua empresa 

Uma empresa formal tem mais chances de fechar parcerias, acessar linhas de créditos, exportar e receber subsídios do governo. Para ter direitos a esses benefícios você terá que escolher entre as categorias MEI (Microempreendedor Individual), Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte, isso vai variar de acordo com as oportunidades de ganho da sua empresa.  Além de escolher nome fantasia, segmentação da empresa, sócios, objeto social, entre outros.

 Montar uma empresa não é uma missão fácil, mas se você já tem uma ideia que tal começar agora? Clique aqui e compartilhe a sua ideia conosco, o Sebrae na Paraíba está pronto para lhe ajudar nessa jornada empreendedora.  

Para mais informações, conheça nossa página de abertura de empresa