PLANO DE NEGÓCIOS

Comece a planejar de forma estratégica

Entenda como realizar um bom planejamento e tecer metas para criar melhorias no seu negócio.

A elaboração de uma correta e concreta estratégia empresarial é a chave não apenas para a manutenção do seu negócio, mas para seu crescimento. Analisar micro e macroambientes, indicadores, criar objetivos a longo prazo e metas imediatas para alcançá- los são os passos mais importantes para se coordenar tal estratégia.

Em primeiro lugar, define-se os princípios e objetivos básicos que irão reger sua empresa: sua missão, visão e valores. Com tal direcionamento e mindset estabelecidos, obtém-se um ponto de partida para quaisquer considerações acerca do seu negócio. Será conhecimento geral para todos os envolvidos o que está de acordo com os fundamentos daquele ambiente e o que lhe foge completamente.

Em seguida, iniciando-se o planejamento de uma estratégia, há as análises de macro e microambiente. O primeiro refere-se a elementos que cercam sua empresa: fatores econômicos, sociais, políticos, etc. São aspectos da nossa vivência em larga escala, longe do controle do gestor de um negócio específico, mas que devem ainda assim ser compreendidos, a fim de estabelecer tanto o impacto que sua empresa pode ter em seu meio, como as limitações e obstáculos que se apresentarão diante dela. Já o microambiente relaciona-se com o cenário interno do seu empreendimento: conduta profissional, cumprimento de prazos, qualidade de resultados, compromisso, relacionamentos, etc. Todo aspecto que influencia e afeta o andamento das atividades e tarefas da empresa cai aqui, e é extremamente importante que se saiba o que está bom, para melhoras, e o que está aquém do esperado, para correções.

Com a compreensão do ambiente que cerca sua empresa e das suas capacidades internas, é hora de elaborar objetivos gerais e um plano de estratégias para alcançá-los. Comece definindo metas claras, concretas, com razões e motivações bem definidas para você e aqueles ao seu redor. Diferentemente da sua visão de negócio, esta etapa é menos idealista e mais pragmática, sucinta. Feito isso, é hora de definir o caminho para o objetivo.

Com pequenas realizações de cada vez, a partir de metas menores, pode-se trilhar uma rota de estratégia funcional da sua situação atual ao cenário desejado. Lembre-se de pensar, novamente, de forma pragmática e considerar com cuidado os recursos disponíveis, bem como limitações e possíveis imprevistos ao longo do caminho.

Para auxiliar a elaboração de um planejamento, reúna dados e estatísticas referentes ao desempenho do seu negócio ao longo de um certo período de tempo. Estes são os chamados “indicadores”, fatores que denotam aumento ou queda na eficiência das funções e resultados apresentados pela sua empresa. A partir deles, a análise de aspectos determinantes ao seu sucesso pode ser feita e, com maior compreensão acerca de tais dados, pode se elaborar metas e estratégias com o máximo de eficiência possível, evitando problemas causados por má gestão, curta visão de mercado ou atitude empreendedora.

Tudo isso, somado a uma liderança forte e presença dentro do seu empreendimento resultará em um conjunto de indivíduos focados em alcançar seu objetivo, com funções e tarefas bem delimitadas em um planejamento sólido.

Alavanque seu negócio de maneira estratégica

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