DEVERES E OBRIGAÇÕES

Como abrir uma empresa na Paraíba?

O processo de abertura de empresa na Paraíba possui muitos detalhes, mas vamos te ensinar tudo. Conheça!

abertura de empresas é algo almejado por várias pessoas, mas envolve uma série de detalhes que ainda fazem o processo ser um pouco difuso.

Neste artigo, explicaremos como funciona a abertura de empresa na Paraíba. Conheça mais sobre os tipos de atividades, natureza jurídica e o passo a passo através da REDESIM-PB. Confira:

Passo a passo

Apesar de muitos fatores que fazem parte da abertura de empresa, deve-se ficar atento inicialmente ao planejamento de todos os fatores que envolvem seu negócio.

É preciso fazer um estudo aprofundado de concorrência, público alvo e até o mercado que o empreendedor possui interesse em se inserir.

Esse é um passo essencial para conhecer sobre todos os pontos do negócio. Muitas vezes, ele é considerado o mais importante para a vitalidade do empreendimento.

Atividades

Tenha conhecimento do segmento de atividade que o empreendimento se encaixa. Existem três tipos diferentes. São eles: 

Procedimento

O procedimento de solicitação de abertura na Paraíba deve ser feito através do site da REDESIM-PB. Lembre-se que para ter acesso ao sistema, é preciso fazer o cadastro no e-gov.

REDESIM-PB

1 - Observe em sua tela o ínicio e clique na opção de empresa que deseja abrir. Vamos considerar a matriz, neste caso.

Ao clicar, escolha "abertura" e prossiga até chegar na tela da entidade de registro.

2 - É preciso identificar seu município e natureza jurídica relacionada a sua empresa. As naturezas podem ser escolhidas como:


 
3 - Selecionada corretamente, chegou a hora de preencher os dados sobre o solicitante, enquadramento, sócios e atividades.

4 - Os campos seguintes são referentes a denominação e possíveis sócios. Preencha-os com atenção para que os dados não contenham erros.

5 - Neste passo, você deve informar as características em que o empreendimento ficará localizado. Tenha em mãos o documento com as informações sobre o possível endereço e medidas da locação.

6 - O seguinte passo é referente a escolha das atividades, tipo de unidade: produtiva ou auxiliar e formas de atuação.

7 - Pronto! Ao finalizar esse processo, você receberá um protocolo gerado automaticamente pelo sistema da REDESIM-PB, que oferecerá a possibilidade de acompanhamento dos processos em relação ao seu novo CNPJ.

Para acessar, vá até a página inicial e digite o protocolo recebido.

Ao clicar, será possível visualizar a área especializada no acompanhamento dos processos. Ela é caracterizada como:

Junta Comercial e Prefeitura

8 - Não esqueça esse passo importantíssimo!

É preciso aguardar o retorno da Junta Comercial e da Prefeitura. A JUCEP verificará se o nome empresarial está disponível para registro.

Seguindo o processo, a Prefeitura é acionada para Análise Prévia da Viabilidade de Localização, que confere se o estabelecimento está liberado para exercer suas atividades no local escolhido.

Contrato e Alvarás

9 - Chegamos agora na emissão do DBE (Documento Básico de Entrada) da Receita Federal solicitando o CNPJ.

Após o deferimento do documento, o espaço da Junta Comercial na REDESIM abre para criação do contrato social.

Contrato criado? Realize o pagamento da taxa e encaminhe o documento para a autenticação da Junta.

Ao terminar esses procedimentos, é preciso solicitar a Inscrição Municipal e pagar a taxa enviada pela Prefeitura. Com a taxa da inscrição paga, o certificado dos Bombeiros ficará disponível para solicitação através do portal da corporação.

E por fim, vamos a emissão do alvará de localização. Ele é necessário, pois a Prefeitura solicitará alguns documentos para anexar ao processo, entre eles o certificado de aprovação do Bombeiro.

SER-PB

Sobre a opção da Receita Estadual, ela já estará com o processo remetido ao Órgão Competente. Mas, esse caso é válido apenas para criação de Inscrição Estadual do Comércio, Indústria ou algumas atividades de prestação de serviços, como transportadoras.

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