PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA

Construção Civil: 4 tendências tecnológicas para a área

Conheça mais sobre as tendências no setor da Construção Civil e suas vantagens

Na Paraíba, o setor da Construção Civil é a maior indústria e representa economicamente mais de um terço de toda atividade industrial do estado.

Essa realidade só reforça o que o mercado de construção está passando. De acordo com a FGV, o índice de Confiança da Construção (ICST) avançou 2,6 pontos em julho. Isso quer dizer que temos um reflexo de melhora no ambiente de negócios e expectativas de curto prazo mais positivas.

Vantagens

Esse cenário propicia inovações e muitas delas voltadas a tecnologia para melhoria na produtividade.

Materiais mais inovadores e sistemas automatizados, todos aliados ao progresso de uma área que preza por alcançar metas de menores prazos e maior sustentabilidade nos projetos. Pode-se então notar diversas vantagens, como:

Tendências

As mudanças no setor são constantes e a cada ano, as tecnologias se reinventam. Existem algumas tendências tecnológicas na Construção Civil que podem ser consideradas. Veja aqui:

  • BIM - É conhecida como Modelagem da Informação da Construção e alia a redução de custos com menores prazos e riscos de erros. A tecnologia oferece uma visão em 4D de toda área do projeto, até mesmo na fase inicial;
  • Realidade Aumentada - A RA chegou para substituir as maquetes mostrando que não há necessidade de usar cópias impressas para tornar a experiência dos modelos dos projetos mais palpável. Tudo isso por meio de aplicativos!
  • Drones - Com o mapeamento por Drones é possível realizar levantamentos topográficos e inspeções, acompanhamentos e levantamentos de obras;
  • Automatização de canteiros de obras - Integração é a palavra! A automatização traz uma gestão mais produtiva de equipes e do canteiro de obras, acarretando por uma redução de riscos e sincronização de informações para o escritório em tempo real.

Pensando em todas essas mudanças, o Sebrae Paraíba está participando da principal feira de negócios da indústria da Construção Civil e Arquitetura - Construcon. A feira acontecerá entre os dias 08 a 10 de agosto, no Centro de Convenções - JP.

Além dela, é possível se inscrever em dois grandes congressos que acontecerão simultaneamente à feira. São eles: CONACED - Congresso Nacional de Construção de EdifíciosCONEMOV - Congresso Moveleiro do Nordeste.

Inscrições Construcon

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: